domingo, 16 de janeiro de 2011

Conversas Cartomânticas: A Runemal Amanda Izidoro

Olá pessoal. Com essa postagem, iniciamos mais um tópico de nossas Conversas Cartomânticas. Depois da blogagem coletiva "Quem fala com você?", eu busquei mais informações sobre as Runas com alguém que amo e confio. Com vocês, Amanda Izidoro, jornalista, escritora e Runemal (quem joga Runas; há quem diga Runóloga. Fique a vontade para escolher a nomenclatura que mais lhe agradar).


Quem não conhece os versos de Drummond sobre haver pedras no meio do caminho? Para avivar a memória:

No meio do caminho 

    No meio do caminho tinha uma pedra
    tinha uma pedra no meio do caminho
    tinha uma pedra
    no meio do caminho tinha uma pedra.

    Nunca me esquecerei desse acontecimento
    na vida de minhas retinas tão fatigadas.
    Nunca me esquecerei que no meio do caminho
    tinha uma pedra
    tinha uma pedra no meio do caminho
    no meio do caminho tinha uma pedra.

No meio do meu caminho, graças a Deus, tinham muitas pedras. Lindas, azuis, com desenhos. Minhas runas, que eu também não me esquecerei do dia em que as vi pela primeira vez.
Foi um presente da minha “irmã” Raila. Num aniversário, há cerca de 10 anos, ela disse que havia encontrado algo que era a minha cara. Mas eu teria que esperar um pouco, porque a encomenda não havia chegado. Esperei por 8 meses. Em agosto o presente chegou e eu fiquei enfeitiçada pelas pedrinhas. Varei noites na Internet estudando tudo o que encontrava para aprender a jogar. E depois de um tempo, mandei tudo o que li para um canto obscuro da minha mente.


Runas é intuição. A teoria é excelente para você conhecer o significado de cada símbolo. Mas só isso. Cada pessoa que eu conheço que joga runas, tem um esquema de jogo diferente. Já vi pessoas jogarem runas com ossos, pedras, sementes e baralho. (Sim, Manu, eu já tive um baralho de runas que, se não me engano, dei de presente para a Lud.)
Demorei muito tempo para criar coragem e encarar as runas como algo sério e definitivo na minha vida. Mas, parafraseando J. K. Rowlling e a história da varinha escolher o bruxo, é o oráculo que escolhe o vidente e não o contrário...


As pedras me escolheram de alguma forma que eu não saberia explicar (pelo menos por enquanto), e fugir delas foi o pior caminho que eu podia ter trilhado. Assumo que no dia que as retirei do saquinho de veludo preto com um pentagrama dourado bordado por mim, meus caminhos tornaram a se abrir.
Talvez seja esse o enigma. Eu preciso de caminhos abertos para abrir os olhos (e os corações) das pessoas. Porque as runas não respondem perguntas como o tarot. Elas dão conselhos. Elas indicam possibilidades. Mas só falam daquilo que querem (ou podem) falar. E nada mais! 

Um oráculo limitado? Acho que não... Acho que amplitude das pedras é demasiada para nossa visão. Elas dificilmente erram. O Manu está aí e pode provar... Na nossa última consulta ele até gravou minhas interpretações. E como não me puxou a orelha até o momento, acho que é porque não errei em nada...rs...
Eu não sei se Drummond conheceu as runas. Mas posso apostar que quem conhece, como vidente ou como consulente, vai passar a interpretar seu poema de outra maneira.

É pessoal. Para quem ainda não percebeu, Manu sou eu, que vos falo. ^^
Então, cá abrimos outro caminho. Com a Amanda, cujas Visões nesse oráculo são tão precisas, ainda que alegóricas; só jogando com ela para entender. Sei, porque jogamos sempre que podemos - o que é raro, e belo pela raridade; válido, porque quando nos encontramos, sabemos que as lições de nossas Conversas foram apreendidas e estamos prontos para novas aventuras.
Um prazer te ter por aqui, Amanda.
Abraços a todos, até o próximo post.

4 comentários:

  1. O tarot não serve apenas para responder perguntas,ele é um poderoso mapa da evolução de cada um, cada carta é um degrau a ser alcansado e vivido, do louco ao mundo, até que alcanse o maior objetivo, a felicidade libertadora e assim o ciclo se reinicie para outras direções.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dario. Essa é uma das possibilidades - responder perguntas - como o caminho iniciático dele também o é. Assim, cabe-nos escolher e estudar, viver e apreender as possibilidades, todas que pudermos.

      Excluir
  2. estou ansiosa pra fazer minhas primeiras runas. Nunca fiz uma leitura com elas, sei que pode ser complicado no inicio, mas so estou fazendo isso para adquirir mais conhecimento e experiência... a propósito Manu, vc é wicca?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana, não perca tempo. O oráculo rúnico é magnífico. Direto, preciso, mágico. Fora que se presta aos rituais da Arte.
      Não diria que sou Wicca. Eu sou Bruxo.
      Beijo!

      Excluir

Quando um monólogo se torna diálogo...