sábado, 15 de janeiro de 2011

O Arcano XXIII: O Esquilo Feliz

Olá pessoal. Esses dias, no Facebook, a Pietra postou essa imagem aqui:




E eu fiquei pensando sobre o que quiseram dizer com "...e o Happy Squirrel? =P".


Conforme o site do Touchstone Tarot, o Happy Squirrel teve sua primeira apresentação em um episódio dos Simpsons, Lisa's Wedding. Pelo contexto do que li (não achei nenhum vídeo dessa cena no YouTube; achei essa aqui, dos SonSimps - uma versão cômica (?) dos Simpsons - confira a partir dos 49" até os 1'15"), a carta é uma sátira a um hábito nosso, como Cartomantes, que deve ser muito irônico para os leigos: olhar uma carta como a Morte e o Diabo... e sorrir. Estamos tão acostumados com seus melhores significados que perdemos a sensibilidade ao peso dos conceitos arraigados aos nomes de tais Arcanos. A Cartomante olha para a Morte e faz o que, mais de uma vez, eu tive que fazer: dizer "calma, não é tão ruim assim, deixa eu interpretar". Por outro lado, ao ver o Esquilo Feliz (!) ela se assusta com toda a pantomima possivel, o que leva-nos a pensar que é uma carta... complexa.


O engraçado é que alguns ilustradores levaram isso a sério (confira aqui alguns exemplos, aqui o do Shadowscapes, aqui o Touchstone, aqui o Phantomwise). E, inclusive, essa carta virou tópico de discussão!
Ainda que em todos os sites consultados tenhamos uma nota informando ser essa lâmina uma brincadeira, será que existe quem a use em consultas? Kat Black sugere para essa carta o significado de Lighten up. Do not take yourself, or anything, too seriously. There are no simple answers, life is very complicated and the most important thing is to take joy in the journey (tradução livre: Iluminar-se. Não leve a si mesmo nem nada muito a sério. Não existem respostas simples, a vida é muito complicada e que o mais importante é levar alegria na jornada.) Acho esses significados tão próximos ao Louco!


Esse não é o primeiro Arcano contemporâneo que vejo. No Osho Zen Tarot temos O Mestre. Arcano sem número, que nos mostra aquele que transcendeu a Roda do Tarot. Para mim, tais significados caberiam muito bem ao Hierofante ou ao Eremita. 
Será que precisaríamos mesmo de mais cartas?
Abraços a todos.




7 comentários:

  1. Primeiro de tudo... acho esse lance do Happy Squirrel uma coisa muito legal, um lance bem sacado... sempre que eu via um esquilo em Orlando, eu pensava nisso - hihihihi

    Acho sim que tem mt do lance de tentarmos suavizar as coisas... ou de falar tarot com os leigos...

    E acho tb que o tarot é uma linguagem viva e isso acontece... não que eu pense que o Happy Squirrel é preponderante, mas é divertido e parte daquilo que vivemos... como uma coisa lúdica e alegre que pode ajudar a suavizar leituras tensas... Mas admito que nunca li com um deck com essa carta... e acho que pode sim ser uma coisa de Louco!

    ResponderExcluir
  2. Eu utilizo o TOUCHSTONE TAROT e muitas vezes introduzo esta lâmina no baralho.
    Para mim, esta imagem representa a necessidade imperiosa de autoconhecimento.
    Este baralho é extremamente vivo, as suas imagens estão prendadas de uma energia transbordante.
    >> http://78friends.com/touchstone
    Este post está muito interessante!
    Parabéns, Emanuel!
    Muita paz!
    AQUIM

    ResponderExcluir
  3. Aquim, adoro esse deck... eu o tenho eletrônicamente no iPhone e ainda estou esperando sair o Esquilo. E o site do 78 friends é ótimo. Super recomendo.
    Bjos
    Pietra

    ResponderExcluir
  4. Eu adoro as consultas do 78 friends, até tenho uma conta lá e fiz uma postagem a respeito aqui. Eu acho válida a experiência de vivenciarmos cartas acrescidas ao baralho, pois o baralho é plástico e mutável, com todas as possibilidades de intercâmbio informativo que oferece. Mas, por outro lado, penso que qualquer inserção deve corresponder a uma necessidade pictórica, o que não percebi, por exemplo, no Tarot Zen. Até uso a carta do Mestre, porque acho a carta da não-materialidade, correspondente ao Arcano V, "vazia" - sem trocadilho.
    Mas só sei isso porque experimentei isso. E, com base nessa primeira experiência, tenho um pré conceito quanto a novas cartas. Mas não hesitaria em experimentá-la em um baralho, meu ou de outro cartomante!!!
    Abraços, Pietra e Aquim!

    ResponderExcluir
  5. Esse "O Mestre" do Osho Zen Tarot é a cara do Osho, kkkkk.
    Não tô querendo sacanear nem me transformar numa Troll não, mas eu ri mesmo quando vi o Osho na carta do Tarot.

    ResponderExcluir
  6. Pois é Marina, é difícil, viu?
    Enquanto o Osho Neo é um baralho maravilhoso, sem necessidade de releituras - já que, embora seja chamado de Tarot, seja apenas um baralho - o Tarot Zen busca reler o Rider Waite e peca em alguns pontos... Em especial, para mim, no Hierofante.
    Você não gosta do Osho? Até gosto, embora esteja modificando meus paradigmas quanto a ele. Antes eu o amava... hoje, falta-me parâmetros emocionais para falar sobre ele.

    ResponderExcluir
  7. oiii,
    bem, primeiro saiba de uma coisa: eu sou uma neófita solitária, e curiosa, ou seja, ainda não tenho uma bagagem de conhecimento sobre o tarot.
    E no caso do Zen Tarot de Osho, eu gosto muito por um aspecto: os significados, e as cartas são leves. Não gosto daquela coisa densa, aquela carta que assusta. Tanto que eu uso o Tarot Encantado (e foi uma verdadeira saga pra consegui-lo, já que ele está esgotado, mas num desses encontros do acaso eu consegui um :).
    Mas voltando à Osho, eu gosto das cartas, do colorido psicodélico que elas tem, da forma das interpretações baseadas mesmo numa questão mais espiritualizada e interna (assim eu interpretei, mas se não for, me corrija), e das mensagens do próprio Osho também.
    Mas eu não resisti à piada, quando vi o Osho na figura dessa carta do "Mestre"... não por acaso esse véim parece com ele, e com uma cara de esquilo feliz zen tb... rsrsrs.
    Mas nesse aspecto dos significados das cartas de Osho em relação ao Tarot, ainda não fiz essa comparação... mas virá o momento. Uma lição de cada vez. Senão a cuca funde. é muita informação.
    Beijo,
    boa noite, boa sexta (pois é, e eu aqui curiando sobre Tarot)
    Marina.

    ResponderExcluir

Quando um monólogo se torna diálogo...