quinta-feira, 15 de novembro de 2012

A Jornada do Louco em sua Autodescoberta: A Imperatriz


Olá pessoal. Seguindo com nossa série, vamos hoje nos encontrar com o segundo momento de sabedoria dentro da iniciação: as sensações. O corpo, a forma, o limite, a possibilidade, a fertilidade, o crescimento, a expansão dos limites pessoais - todos aspectos da Imperatriz.

Imperatriz
Ancient Italian

Após lidarmos com os sentimentos (e aí? Como foi passar esses quinze dias pensando sobre seus sentimentos?), deparamo-nos agora com as sensações. Quando descobre-se individual e intransferível a partir dos próprios sentimentos, o Herói para a descobrir também os seus limites corporais. O plano dito real passa a fazer sentido. Nossas necessidades biológicas passam a ter um interesse especial, porque são elas que nos dão gás para motivarmo-nos a modificar o espaço que nos cerca. De nada adianta sentir algo sem ser capaz de realizar algo. Saímos do mundo dos sonhos e passamos para o mundo dos projetos. Da mesma forma que com a Sacerdotisa, sugiro que, nesses quinze dias que nos separam da próxima postagem, você reflita sobre seu corpo, sua saúde, seus projetos e o caminho para realizá-los. A Imperatriz é a carta que representa a imaginação criativa, ou seja, a imaginação que traz ao mundo cotidiano seus influxos de forma palpável.
Este Arcano encarna a imagem arquetípica da mãe. Da mãe terrena, mesmo, que tem defeitos mas ainda assim é a melhor mãe do mundo. Como é sua relação com sua mãe? Tem sido boa nos mais recentes seis meses? Você sente falta de algo?
Se você é mãe, como é sua relação com seus filhos? Você dá a eles estrutura para que eles elaborem seus próprios saltos, suas próprias iniciativas? 
Se você tirou a Imperatriz na posição da separação, está na hora de você rever seus parâmetros de qualidade de vida. O que está faltando para que você atinja a plenitude? Se a Imperatriz saiu na posição de iniciação, o que é que vem desafiando você no plano material? Um novo emprego, um novo estudo, uma mudança de residência... o que pede nesse momento toda a sua criatividade para superar? Se, por outro lado, a Imperatriz saiu na posição de retorno, está na hora de você oferecer sua sabedoria no plano material para algo ou alguém, seja auxiliando uma causa nobre, seja dando mais atenção ao seus filhos e familiares.
Os exercícios propostos e a bibliografia utilizada estão em um arquivo PDF. Para baixar, clique aqui. Para conhecer outras versões dessa carta, clique aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quando um monólogo se torna diálogo...