domingo, 15 de maio de 2011

Blogagem Coletiva Fases da Vida: Adolescência

Olá pessoal. Continuando nossa participação na Blogagem Coletiva Fases da Vida, vamos agora falar da adolescência... e a Cartomancia.

Crescer!!!
Galgar degraus!!!
Eis o tempo que chega para todos!!! Tempo marcante e de muita pista para o futuro que se aproxima... Saltemos de contentamento pois a fase do primeiro amor está a se aproximar... das primeiras conquistas podemos dizer... tanto na vida afetiva como na cultural... quem sabe até em outros níveis mesmo que, aparentemente, de uma forma precoce???
Será a Fase mais conflitiva???
Quem saberá???

No Tarot, os adolescentes estão representados nos Cavaleiros (Príncipes, para algumas escolas). Já falamos deles, dialogando com o Dagomir Marquezi, aqui. Nos demais baralhos, nos Valetes, que há quem relacione com os Pajens do Tarot. Papus aponta para elas as crianças, sem definir gênero... Conforme algumas escolas, essa categoria foi trocada, passando a ser representada por Princesas - ficou um pouquinho difícil definir o gênero dessas cartas. 
Na Cartomancia clássica, aos Pajens correspondem homens jovens, aos Oitos mulheres jovens. Trabalharemos então com essa categorização, aqui nessa postagem.

Segundo a Wikipédia, "adolescência é a fase do desenvolvimento humano que marca a transição entre a infância e a idade adulta. Com isso essa fase caracteriza-se por alterações em diversos níveis - físico, mental e social - e representa para o indivíduo um processo de distanciamento de formas de comportamento e privilégios típicos da infância e de aquisição de características e competências que o capacitem a assumir os deveres e papéis sociais do adulto."

Considero essa definição bem próxima da forma como vejo os Pajens. Enquanto as demais 12 Cartas da Corte possuem um signo astrológico relacionado, que o define e delimita sua área de atuação, aos Pajens estão relacionadas as estações do ano. Uma temporalidade muito maior, uma diluição das definições muito maior - a cada estação correspondem três signos astrológicos... É ainda uma definição da área de atuação, é ainda um espaço frágil de formação da personalidade, dentro da intensidade intrínseca de cada naipe - Copas não é Paus, que não se compara a Ouros, que não tem reflexos em Espadas. Cada naipe é específico em sua atuação, dialogando com os demais, mas não se misturando às referências próprias de cada um.
Teremos adolescentes coléricos, referenciados por Paus; Sanguíneos, por Copas; Fleumáticos, por Espadas; e Melancólicos, por Ouros. Reparem que aponto naipes, mas não cartas específicas - nesse momento de formação da personalidade, temos já uma natureza dominante, mas não um comportamento preciso - adolescentes sabem bem serem metamorfoses ambulantes... 
Mas exploremos melhor as possibilidades oriundas dessas combinações: 


Valete de Paus


O líder. Sempre tem uma pessoa que, de tão simpática e para frente, acaba agregando as pessoas ao seu redor. Esse é o Valete de Paus. Sim, ele pode ser marombado - e é, maior parte das vezes - mas tudo forma de ser aceito como aceita os outros. O lado sombra é justamente a não aceitação do outro, pelas gramas a mais saindo da calça, pela falta de jeito, pela inadequação. O Valete de Paus é luz que ilumina as sombras dos outros. E isso nem sempre é bom para quem é o alvo.






Valete de Copas


O sonhador. Talento artístico inato. Escreve bem, lê por prazer, gosta de desenhar, costura, dança, canta; não importa, a veia artística deste Valete se manifesta bem cedo. É importante cuidar dessa criança que aprende a amar cedo demais, para que seus sentimentos não sejam massacrados pelo meio em que vive. Que este Valete explore as possibilidades de seus sentimentos sem o medo da represália por sua sensibilidade. 
Muitas vezes é médium. 






Valete de Espadas


O garoto-problema. Esse ouviu dos pais várias vezes que era um elemento dispensável. Duro de ouvir isso? Pai nenhum diria isso? Tente somar frases como "não sei o que faço com você", "por que você não é como seu irmão" e "aonde foi que eu errei com você" e você terá algo do tipo. Um Valete de Espadas ouviu essas frases certa soma de vezes. Cruel, não por gosto, mas por defesa - se o outro é o alvo, eu posso ter um pouco de paz. Sofre bullying, na maior parte das vezes, mas é causador também do mesmo problema. (Karofsky... Max Adler).




Valete de Ouros


Filho de peixe, peixinho é. Essa frase foi ouvida por essa criança várias vezes em sua infância. O Valete de Ouros está preocupado com sua marca no mundo. Desde cedo, estará pensando em vestibular, emprego, segurança, casamento, filhos. Normalmente nerd, vai descobrir sua beleza tarde na vida - síndrome de Beth, a feia. Contudo, quando descobrir, vai perceber que o Tempo lhe é bem favorável. Não é aberto a falar sobre si mesmo, e esse dado deve ser respeitado. Sugere-se esportes para garantir uma vivência em grupo saudável.

18 comentários:

  1. Olá, Emanuel
    "Na ternura de um amanhecer,
    Eu observei a beleza do orvalho".
    (Sandra)

    Pelo que vejo, vc apreciou o parágrafo que iniciou seu post... que bom!!!
    Gostei dos diversos temperamentos abordados... Sou uma apaixonada com tendência à melancólica...
    Mas em processo de construção de um ser melhor e mais feliz, claro!!!

    "...é o molhar do orvalho quem vê meus passos...
    é minha vida me chamando pra viver"
    ( Fractais de Calu)

    Tenha um excelente Domingo de paz e alegria.
    Bj com gosto de adolescência (o lado bom dela).

    ResponderExcluir
  2. Emanuel,
    Achei interessante ver a análise dos perfis psicológicos.
    Tudo que faz refletir tem o seu valor.
    Um ótimo domingo!

    ResponderExcluir
  3. Muito interessante essa abordagem da adolescência através das cartas de tarô. Não conhecia essa foram. Achei rica as definições. Parabéns!

    ResponderExcluir
  4. parabens pela postagem! tambem estou nela:
    http://anacristinap.blogspot.com/2011/05/blogagem-coletiva-fases-da-vida.html#comments
    bjo

    ResponderExcluir
  5. Abordagem bem interessante sobre a visão da adolescência!!!Bjkssssss

    Minha participação está no blog Rumos Libertadores: http://rumoslibertadores.blogspot.com
    Comente e concorra a um livro pela loteria federal ,até o dia 28/05

    ResponderExcluir
  6. Tambem participo da blogagem coletiva:
    http://mariazinhap.blogspot.com/2011/05/blogagem-coletiva-fases-da-vida.html
    Parabens pela sua postagem!
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Também achei muito interessante essa visão psicológica dos valetes, perfeito!boa semana!

    ResponderExcluir
  8. Olá, pessoal. Muito obrigado pelos comentários! Preparemo-nos para a próxima contribuição!
    Abraços a todos.

    ResponderExcluir
  9. Emanuel,
    Voltei pra dizer que não conhecia a Adele, que canta muito bem. Li a versão da letra, bem contundente!
    Se quiser conhecer o trabalho musical, além dos poemetos do meu filho, veja o site:
    www.viniciuscastro.com.br
    Um abraço!

    ResponderExcluir
  10. Olá meu cartomante preferido :)

    grande surpresa esta aqui! Estáva longe de imaginar os valetes na 3ªfase.
    Gostei particularmente disto aqui:
    «nesse momento de formação da personalidade, temos já uma natureza dominante, mas não um comportamento preciso - adolescentes sabem bem serem metamorfoses ambulantes...»

    Encontro relação numerológica com sua explicação detalhada:
    1-liderança
    2-sensibilidade
    3-sonhador
    4-trabalhador.

    Grande Beijo,
    Até mais.
    Rute

    ResponderExcluir
  11. Olá amigo Emanuel, agradeço a visita e comentário é sempre bom te ver por lá!

    Com certeza, essa é uma fase de emoções a flor da pele, e cada um a seu jeito, tem de passar por ela!
    Bjuss!!!

    ResponderExcluir
  12. Adorei a postagem. Rica em informações no paralelo entre os jovens e o tarô.

    Parabéns!

    Elaine

    ResponderExcluir
  13. Oi, Emanuel:

    Interessante - e lógica - ser essa fase representada pelo valete. Imagino que a fase adulta será representada pelo rei. Será ?

    E também muito interessante é perceber que nem sempre nos encaixamos em alguma fase, e sim, numa mistura delas.

    Legal sua postagem !

    ResponderExcluir
  14. Existem adolescentes de todos os modos, porque os anseios mudam. Em contrapartida, todos são idealistas e cheios de sonhos. A grande diferença da adolescencia para a maturidade é que o mundo começa a girar mais rápido e passamos a não ter tempo para um sentar no banco da praça e esperar os amigos chegarem, sem agenda prévia! Hoje já saímos com tudo programado e já como pressa de retorno. Amadurecer é assumir responsabilidades! Beijus,

    ResponderExcluir
  15. Olá Emanuel.
    Achei seu blog muito interessante com essas conversas... e as definições da adolescência através das carta, embora não conheço esta ciência, ficou bem detalhada e rica, como realmente a fase se apresenta. Esta época de metamorfose, deixa muitas lembranças boas e menos boas, mas que sempre contribuiu para o crescimento pessoal. Uma ótima participação. Bjs.

    ResponderExcluir
  16. Olá!!
    Que legal a definição de adolescência casadas com as informações da cartomancia...muito esclarecedor mesmo.
    Bem, se li direito para cada signo existe uma carta é isto mesmo??
    Lindo dia pra ti.Bjs

    ResponderExcluir
  17. Oi Emanuel, gostei muito da informação. Bela postagem. Prazer em conhecê-lo através da blogagem coletiva. Abraços.

    ResponderExcluir
  18. Que legal tua participação.Esclarcedora e diferente.abraços,chica

    ResponderExcluir

Quando um monólogo se torna diálogo...