Olá pessoal. Continuando a participação do Conversas Cartomânticas na blogagem coletiva: Meio Ambiente, falemos hoje de um baralho bem interessante: o Gemstones and Crystals Tarot.
O Tarot é um conjunto de possibilidades iconográficas - bem mais que apenas 78 - onde diversas linguagens (visuais, olfativas, auditivas, táteis, sensoriais e psíquicas como um todo) interagem e possibilitam novas interpretações, que por sua vez geram novas possibilidades de interpretação, que por sua vez... e por aí seguimos em diante, em diante, em diante.
Essa, proposta pela AGMüller, visa a correlação entre os cristais (e alguns metais, como o ouro e a prata) aos Arcanos do Tarot. Por um lado, é muito interessante a proposta material oferecida; por outro, temos a limitação dos Arcanos às correlações propostas, assim como a discrepância entre as correlações dessa obra em relação à literatura sobre o assunto.
Para exemplificarmos a utilização desse baralho, tomemos o quartzo verde, ou aventurina, que "purifica mentalmente e emocionalmente. Neutraliza as emoções, trazendo o equilíbrio para o corpo físico. Elimina o medo e cura problemas relacionados à doenças de pele. Inspira independência, criatividade e saúde. Ajuda a relaxar, especialmente para aqueles que tem problemas ao dormir. Nos traz paciência e ajuda a acalmar nossos nervos e controlar a raiva. Encoraja a tolerância e a aceitar sugestões vinda de outras pessoas. Encoraja a regeneração do coração. Estimula nosso metabolismo e reduz o nível de colesterol. Aventurina tem efeito anti-inflamatório, ajuda em doenças de pele, erupções e alergias em geral."
Essa pedra, relacionada ao quarto chackra, está, nesse baralho, relacionada ao Arcano II, a Sacerdotisa. Fica aqui o desafio: até que ponto você consegue relacionar os dados relacionados à Aventurina com os aspectos próprios da Sacerdotisa? E mais, caso você conheça um pouco de gemologia ou gemoterapia, teria outra sugestão de pedra para esse Arcano? Particularmente, eu relacionaria à opala...
Enfrente esse desafio setenta e oito vezes, é a proposta desse baralho. Conforme o Aeclectic Tarot, "An extensive knowledge of crystal properties and the Tarot would be helpful for interpreting cards in the Tarot of Gemstones and Crystals, as each card is represented by a crystal corresponding to the particular tarot card."
Em tradução livre: Um conhecimento amplo (grifo meu) das propriedades dos cristais e do Tarot auxiliará na interpretação das cartas presentes no Tarot dos Cristais e Pedras Preciosas, já que cada carta é representada por um cristal correspondente à uma carta do Tarot em particular. Ou seja: não é um Tarot para iniciantes na Arte.
Algumas cartas interessantes, cuja referência corresponde ao que entendo da funcionalidade de suas respectivas pedras:
A Temperança e o Quartzo Rosa...
O Diabo e a Obsidiana flocada...
A Lua e... han... a Pedra da Lua (O RLY?)
Correlações que me deixaram pensando na intencionalidade de seus autores:
A Morte e a Ametista...
O Rei de Ouros e o Âmbar (levando em conta que a correlação do Rei de Espadas foi o Ouro [Au])...
Não temos aqui no Brasil uma proposta semelhante, até onde eu saiba. Considero válido o esforço e certamente é um baralho muito bonito, mas devemos ter cuidado em relação à sua aplicabilidade. Nem tudo o que funciona para um... funciona para todos. E, se tratando de Tarot, melhor nos atermos aos clássicos até termos bases consistentes para novos voos interpretativos.
Abraços a todos.
REGRAS para quem desejar aderir:
Postar a todo o dia 7 de cada mês;
Tema, sempre livre - desde que aborde o ambiente como pano de fundo.
Pra mim a pedra mais sacerdotisa é a Obsidiana flocada... trabalha as energias do inconsciente. E a Esmeralda seria muito mais o diabo... Pois é, essa coisa de sincretismo não dá certo. Cada qual no seu quadrado acho melhor. Acho válido a visão interdisciplinar, e por isso ter uma visão holística. Mas dizer que tal pedra se relaciona com o arcano 'X' é muito exagerado.
ResponderExcluirOlá Emanuel. Gostei do seu post. Adoro Tarô, tenho somente dois e são lindos. E tenho muitas pedras também. Gostei da foto da pedra da lua, tão cristalina né?
ResponderExcluirAbraços,
elaine
Oi, Emanuel:
ResponderExcluirNão entendo quase nada de Tarô, nem de cristais e afins, mas achei interessante a proposta.
Meu marido é numerólogo e também existem correntes que tem a idéia de achar correspondência entre os números e os signos.
Bom ter sua participação na nossa Teia Ambiental!
Olá Emanuel,
ResponderExcluirmais uma surpresa agradável: Um Tarô de pedras e cristais.
Sou pouco entendida no assunto mas confio no poder equilibrante ou energizante das pedras. Adoro a amestista em bruto, linda demais! Concordo com a associação dela e da cor violeta à carta Morte, na questão de transformação profunda, transmutação da consciência individual em coletiva, do material em espiritual..
O amor universal do quartzo rosa também está muito bem para a carta temperança, pois ela é a harmonia dos opostos, a mediação do yin e yang...
A este ponto do meu comentário, questiono-me, será que existe um tarô de cores?
Beijinhos,
Rute
P.s.-não deixe de visitar as outras participações, também tem assuntos muito interessantes que acabam sempre por inspirar-nos, direta ou indiretamente, para futuras postagens. É enriquecedora a permuta e todos gostam dum carinho.
Olá Emanuel amigo da Teia,
ResponderExcluirMe perdoe a demora, mas estou numa fase meio atrapalhada.
-Deixando a casa em ordem depois de uma mudança.
-Internet que não está funcionando muito bem(tanto que estou mudando de Operadora, e vou ficar mais alguns dias sem internet até instalar a nova).
E ainda teve esta interrupção do Blogger estes dias....ufa!!! tanta coisa heim!!!
Mas o que importa é que cheguei....
Simplesmente Fantástico!
Adorei conhecer um pouco mais sobre este baralho, não conhecia!
Adoro cristais e faço uso de alguns para ajudar no meu equilíbrio e também do meu ambiente.
Muito bom, informação é TUDO!!!
Parabéns pela postagem.
Muita Luz e Paz em seu coração!!!
Lú