domingo, 1 de dezembro de 2013

Doze Meses com os Enamorados: Giancarlo Kind Schmid.


Olá pessoal. Quem diria, um ano se passou! Tivemos dez contribuições e aprendemos mais sobre esse Arcano que inspira dúvidas, em amplo sentido. Foi um estudo coletivo muito rico, só tenho a agradecer a todos os participantes. Obrigado por acreditarem no projeto.
Fechamos com chave de ouro: Giancarlo é um Ás na leitura dos símbolos. E é esse querido que nos guia nesse fechamento de ciclo e abertura de possibilidades interpretativas. Nada tenho a acrescentar.
Deleitemo-nos.


Os Enamorados (ou Amantes)

  Giancarlo Kind Schmid

A cena clássica, repetida em inúmeros romances, onde o jovem flerta com a donzela, marca um ciclo importante literário europeu (século XII a XIV): o trovadorismo. Uma ode ao amor, especialmente o amor impossível e platônico transformando o trovador num vassalo da mulher amada, exemplo do amor cortês. Esse é o período onde surge o primeiro baralho de tarô na Europa (1392) e passa, então, a se tornar conhecido.
O arcano 06 é representado atualmente por um jovem entre duas mulheres tendo ao alto a figura resplandecente do Cupido. Em alguns textos, há o reforço da interpretação de escolha e livre arbítrio, de triângulo amoroso, até mesmo de Complexo de Édipo quando alguns autores reportam-se à ideia de que o jovem está entre a mãe e a sua namorada (ou noiva). Porém, essa visão moderna não está de acordo com as primeiras imagens do arcano. No baralho de Jacquemin Gringonneur (a pedido de Charles VI, rei da França em 1392) três casais surgem se cortejando, tendo na parte superior da lâmina Eros e Anteros (amor e ódio) disparando suas flechas, fazendo uns se apaixonar e outros se rejeitar. O baralho reproduz uma ambientação medieval com os casais num atitude de entrosamento. 


Já nos baralhos de Visconti Sforza (Itália, séc. XV) e Visconti Cary Yale (Itália, séc. XV) há apenas um casal e, no topo, sozinho, o Cupido (agora com os olhos vendados). A referência mais clara é do amor cavalheiresco, das bodas ou apenas do romance. E, há também um apontamento para a cegueira do amor e/ou da paixão. No simbolismo, a interpretação está mais de acordo com a frase: “o amor é cego”. Lembro que o Renascentismo surgia nessa época na Europa, uma explosão cultural, repleta de filosofia, invenções, artes, colocando o ser humano como centro do universo. Mais do que normal a ênfase aos sentimentos humanos e toda sua representatividade. 
                             

O humanista e poeta Francesco Petrarca (Itália, 1304-1374) ao escrever sobre os ‘Triunfos’, faz apologia especial ao do Amor, cujas ilustrações sempre destacam o Cupido num carro alegórico. No período pós-medieval e renascentista, o amor ganha destaque na forma de adoração do próprio ser humano, num tom narcísico e hedonista, com ênfase na estética, corpo e perfeição (quase) divina.
                                                           
Somente a partir do século XV surgem as primeiras representações do arcano 06 como um jovem entre outros dois personagens. A imagem analisada de forma pormenorizada em sua essência iconográfica não faz menção a um jovem entre duas mulheres e sim, entre seu pai e sua futura noiva. Devido à difícil representação artística xilográfica francesa, muitos confundiram a imagem da esquerda como a de uma mãe ou outra mulher importante na vida do personagem central. Portanto, nada de triângulos amorosos, amantes secretos, mães dominadoras, isso tudo surgiu das várias reinterpretações da imagem que fizeram perder seu sentido simbólico original. Podemos ver o Cupido apontando sua flecha para o indefeso coração do rapaz. A imagem é de jovem que apresenta sua pretendente e pede a benção ou consentimento do pai para casar-se. Nada, além disso.




Esclarecido o aspecto iconográfico, lógico que vários artistas vieram ao longo dos séculos repetindo a ideia de um rapaz dividido entre o amor de duas mulheres. Poucos foram os baralhos que se reportaram ao personagem da esquerda de quem vê como homem (como é o caso do Suíço 1JJ e Classic Tarot, até chegar ao Waite-Smith cuja ilustração está mais de acordo com o Éden com Adão e Eva representados. Da criação do Rider à edição do Thoth, o arcano ganha status de casamento alquímico e outras analogias postuladas pelas vertentes ocultistas.


Devido a esse erro de interpretação das imagens, o arcano 06 tornou-se símbolo das escolhas e dúvidas, livre arbítrio e bifurcações da vida. Claro, não podemos negar, hoje, os novos significados, longe daqueles que envolviam, diretamente, as relações amorosas diretamente os laços afetivos estabelecidos. O arcano diz respeito também às convivências e como as pessoas se interinfluenciam. De certo modo, como precisamos “colocar o coração” em tudo que realizamos ou geramos, além da dedicação carinhosa aos nossos planos e anseios, não nos esquecendo de que vivemos em sociedade e mesmo as decisões tomadas sozinho podem gerar consequências para os demais. Não há dúvida quando o amor é verdadeiro!
O arcano 06 nos ensina que ‘é preciso amar o amor’.

Bibliografia:
CARDOSO, Ciro Flamarion. Iconografia e História. Cadernos do ICHF, Niterói, no. 32, 1992.
KAPLAN, Stuart R., Encyclopedia of Tarot. 3 vols. New York: U.S. Games Systems Inc., 1978.
LOYN, H. R. (Org.). Dicionário da Idade Média. Rio de Janeiro: Zahar, 1989.
MELLO, José Roberto. O cotidiano no imaginário medieval. São Paulo : Contexto, 1992.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quando um monólogo se torna diálogo...