sábado, 21 de abril de 2012

Game of Thrones Playing Cards.


Essa é uma daquelas situações em que você fica embasbacado e só. Pelo menos, foi assim que eu fiquei. 
Não faço segredo de que estou apaixonado pela série. Ainda não li os livros -um prazer a ser vivenciado sem pressa. A segunda temporada só começou, ainda tenho tempo. Creio que devo ler os livros sempre uma temporada atrasado. Assim, tenho o prazer da ansiedade pelo novo episódio sem o conhecimento de como os eventos se encadearão.
Mas... Depois de descobrir esse souvenir... Acho que falta de pressa não é um bom termo.

Representando as famílias Baratheon (Espadas), Targaryen (Copas), Lannister (Ouros) e Stark (Paus), temos, nas cartas numeradas de 2 a 10 o emblema da referida família mas, sobremaneira, a parte divertida está nos Ases, na Corte e nos Coringas.


Eu conheço alguns baralhos comemorativos, e alguns promocionais também. Mas, sinceramente, nunca vi um trabalho tão condizente com a história que motivou a produção. E aqui não estou me referindo em nada a significados adivinhatórios: estou observando a escolha dos personagens e a disposição diante das quatro estruturas possíveis. Um trabalho fantástico, que não mutila em nada os próprios personagens. Pelo contrário, propõe magníficas reflexões.


O naipe de Paus, representando o Casa Stark, tem como Rei Eddard "Ned", como Rainha Katelyn, como Valete Arya e como Ás Jon Snow. 





O naipe de Copas, representando a Casa Targaryen, com o "Rei" Viserys (quem assistiu entenderá minhas aspas, ásperas por natureza e opção), a Rainha (Khaleesi, por favor) Daenerys, tendo por Valete Sir Jorah da Casa Mormont. Seu Ás é Khal Drogo.






O naipe de Espadas, representando a Casa Baratheon, tem como Rei Robert, como Rainha Cersei, como Valete Renly e como Ás Joffrey.






O naipe de Ouros, representando a Casa Lannister, tem como Rei Tywin, como Rainha Cersei (a única personagem com o privilégio de representar duas cartas - seria isso um reflexo do seu comportamento?), como Valete Jaime e como Ás Tyrion. 




Fica um pouquinho complicado tecer considerações sem dar spoilers. Mas repare que nos naipes pretos temos os principais casais da trama representando os Reis e Rainhas. Nos naipes vermelhos, os Reis e Rainhas possuem relações de parentesco. Os Valetes são personagens axiais, com relação direta com os Reis e Rainhas. E os Ases são os pontos de transformação e ignição dos naipes - são os personagens mais singulares correlacionados às respectivas Casas.



E os Jokers são um capítulo à parte. Afinal de contas, rei morto, rei posto, e eles continuam em frente.


Como esse baralho é baseado nas Casas mais proeminentes da primeira temporada, resta-nos suspirar pela perspectiva de que, nessa temporada, as demais se apresentem e um segundo baralho seja feito. Os Greyjoy já estão dando o que falar.




Aguardemos.
Abraços a todos.


4 comentários:

Quando um monólogo se torna diálogo...