sábado, 18 de fevereiro de 2012

Conversas Cartomânticas: Adriana Kastrup e o Cavaleiro de Espadas



Olá pessoal. Continuando nossa Blogagem Coletiva, temos aqui Adriana Kastrup falando-nos do Cavaleiro de Espadas. Conheci a Adriana no Fórum Nacional de Tarô e, encantado com sua palestra e tendo levado o livro dela para ser autografado, percebi que não só possuía um grande conhecimento dos Arcanos, como era de uma simpatia ímpar. Foi um grande prazer conversar com ela. E agora, partilhamos desse mesmo prazer ao ler seu texto. 
Adriana Kastrup estudou na Italia onde se especializou em Tarô Clássico e divinatório. Há 27 anos atua como taróloga, atende e dá aulas no Rio de Janeiro. Consultora na Rede Globo em cenas de Tarô. Possui matérias publicadas em jornais como O Globo.
Contatos com Adriana Kastrup: adrianakastrup@uol.com.br
Vamos com ela, ao encontro do Cavaleiro de Espadas, em um trecho do seu livro A Vida pelo Tarô (recomendadíssimo!)

Cavaleiro de Espadas
Marseille Grimauld

Nosso menino se transforma num Cavaleiro ainda mais bem articulado, e quer, a qualquer custo, concretizar suas brilhantes idéias. Seguindo seus instintos e se utilizando de sua capacidade estratégica, lá vai ele, sem medo algum.

Impetuosamente, cheio de coragem e força de vontade, nosso rapaz sai atrás do novo, promovendo um vendaval de súbitas mudanças em nossas vidas. Normalmente inesperadas, novas notícias ou acontecimentos se aproximam com a chegada desse Cavaleiro.
Ele não passa por nós impunemente e não deixa de forma alguma que a acomodação tome conta do pedaço. Assim como não consegue ficar quieto, produz um furacão que nos leva junto. A sua chegada é sentida nessa movimentação e na clareza mental e rapidez de raciocínio que nos domina subitamente.

Cavaleiro de Espadas
Visconti-Sforza (US Games)

Porém, com toda essa pressa, corremos o risco de alavancada desmedida e do erro pela precipitação. Se nosso amigo, no entanto, não tiver condições próprias para canalizar toda essa energia, pode sair por aí roubando as idéias dos outros ou contando elaboradas mentiras, sem nunca perder a pose. Além disso, sua disposição agressiva rapidamente pode gerar conflitos e graves discussões. Torna-se facilmente um ser pretensioso, crente de que é mais iluminado que o restante da humanidade.

Cavaleiro de Espadas
Ancient Italian

Figurinha fácil em profissões que lidam com mundanidades e agitação.
Aqui, na família de Espadas, o Cavaleiro é a figura mais importante.

Príncipe de Espadas
Thoth Crowley-Harris

Nota do editor: Em alguns baralhos, como o Thoth, os Cavaleiros são substituídos pelos Príncipes. Existem diversas possibilidades de análise dessa perspectiva; porém, em última instância, aplica-se tanto aos Príncipes quanto aos Cavaleiros os mesmos significados propostos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quando um monólogo se torna diálogo...