sábado, 17 de dezembro de 2011

Conversas Cartomânticas: Claudia Mello, a Rainha de Paus e seus múltiplos poderes



Olá pessoal. Uma longa história me liga à Claudia Mello, a nossa guia e acompanhante de hoje nessa viagem iconográfica. Há muito tempo, quando eu iniciava meu treinamento na Arte, eu liguei (escondido, óbvio; minha mão não deixaria eu fazer um interurbano para falar de bruxaria!) para a amiga de uma amiga. Falamos correndo, eu iria dar um jeito de ir para São Lourenço. Iria, do verbo: não dei jeito e o tempo passou.
Anos depois, encontro-me com esta "amiga de uma amiga", pelo Facebook. Dez anos haviam se passado e, entre uma ligação e um e-mail, todo um crescimento, toda uma apresentação de resultados. E de conversas virtuais até o nosso encontro no Fórum Nacional de Tarô, foi um pulo. E o encontro em si um dos mais emocionantes desse ano (par a par do meu encontro com a Pietra lá na Confraria Brasileira de Tarot).
E, entre almoço e carteado, optamos pelos dois. E cá estamos, seguindo nossos caminhos e nos encontrando sempre que podemos!
Claudia Mello mantém o blog Via Tarot que, diariamente, atualiza nosso conhecimento cartomântico com vivências do cotidiano correlacionadas às cartas do Tarô. Recomendo.
Todos os comentários sobre as diferentes cartas pertencem à Cláudia. E, particularmente, dá vontade de fazer isso com todas as cartas. Pegue seus baralhos, alinhe suas Rainhas e veja, e Veja.


Rainha de Paus, a poderosa sedutora.
Art Nouveau

Quando fui convidada pelo querido Manu para falar sobre a Rainha de Paus, confesso que fiz uma certa resistência. Tanto fiz, que pensei em falar sobre a Rainha de Espadas, já que venho vivenciando esse arquétipo há muito tempo. Mas acabei pedindo para falar sobre a Rainha de Copas, cujo elemento água é o mais desafiador nas minhas práticas mágicas e mundanas. Depois de tantas idas e vindas, negociando Rainhas, acabei percebendo que o meu desafio era, realmente, assumir a Rainha de Paus, que é minha por direito divino, apesar de eu ainda não compreender, plenamente, como ser sua representante neste mundo tridimensional.


Rainha de Paus, aquela que está plenamente
integrada à Natureza.
Universal Fantasy

Como é grande o desafio de se falar sobre o poder! Se pensarmos que o elemento fogo do naipe de Paus é associado à centelha divina que cada ser humano traz dentro de si e, portanto, podemos pensar que estamos falando de um poder divino expresso na matéria, o desafio aumenta. Mas, se pensarmos em transportar tudo isso para o aspecto feminino, então, meus caros, o desafio é gigantesco!


Rainha de Paus, aquela que é o espírito,
sutil como uma Fada.
Shadowscapes

Falar de poder feminino em um mundo cuja estrutura masculina vigora é quase revolucionário! E o naipe de Paus sempre me parece enigmático... Enquanto Copas são as emoções e sentimentos, Espadas são os pensamentos e a razão e Ouros são as questões físicas e financeiras, do que fala, exatamente, Paus? Reparem que ele tanto fala de espiritualidade como de iniciativa, impulso, criatividade, envolvendo tanto um aspecto mais sutil e elevado, quanto a ação em nosso mundo ordinário. Refletindo sobre tudo isso, agora, estou começando a compreender porque eu sempre vi o Rei de Paus como o mais poderoso dos reis: ele é o Rei divinizado, aquele que tem o sangue azul por ser descendente dos deuses.


Rainha de Paus, aquela que tem a autoridade e o poder
de intermediar a relação entre homens e deuses.
Ancestral Path

Bem, então, como em uma receita de bolo temos: uma Rainha, o elemento fogo, a centelha divina geradora de tudo que é vivo, o mundo espiritual e a ação na terceira dimensão. Já podemos começar nossa alquimia e perceber como manifestamos e lidamos com a manifestação alheia desta querida Rainha de Paus.
Nossa Rainha é uma mulher destemida, corajosa e poderosa, já que possui um reino, súditos e um Rei como companheiro. Sua forma de reinar é bastante diferente da visão que seu marido tem sobre autoridade. Ela entende que a melhor forma de exercer sua liderança é através do exemplo, mas também sente que cada pessoa deve ter, em si, o direito e o exercício do livre arbítrio. Como mulher, ela entende que os grupos devem se reunir em círculo e partilhar experiências, ao invés de estarem separados pelo abismo que existe entre a riqueza e a pobreza, e isolados em nichos hierárquicos. O feminino é circular, não tem base e nem ponta.


Rainha de Paus, a que é caçadora e portanto
domina a ação, a coragem e a estratégia.
Ages

O elemento fogo é intenso, caloroso, às vezes impulsivo, mas como estamos na Rainha, já tendo ultrapassado a Princesa e o Príncipe, há um nível de maturidade e estrutura que comporta atitudes rápidas, porém lúcidas. O gênio é forte? Sim... Existe a vontade de fazer tudo do seu jeito? Sim... Mas, na mesma proporção, o coração é enorme e receptivo aos prazeres, dores, celebrações e dúvidas dos outros. A Rainha de Paus sente... De uma forma que o fogo sabe sentir... Que não é água, não é terra e não é ar. Ela sente de modo intuitivo, ela sente “como se fosse ela”, porque, sendo fogo, ela percorre muito rapidamente a distância entre o eu e o outro.


Rainha de Paus, a que desperta no outro o contato
com a própria semente-centelha divina.
Universal Goddess

A centelha divina é o ponto em comum entre tudo que é vivo e entre o que é vivo e a Divindade. Por ter essa percepção, a Rainha de Paus é rainha e, portanto, sabe que tem liderança, poder e responsabilidade, mas ela também sabe que é humana, como todos os demais. E, nas suas relações com as pessoas, ela tanto compartilha a sua própria centelha divina quanto mostra ao outro que cada pessoa tem a sua própria ligação com o Divino... Algumas vezes, ela é capaz de mostrar como fazer para descobrir, alimentar e cultuar a centelha divina e isso faz dela um tipo de iniciadora, alguém que é capaz de apresentar novas realidades ou novos talentos a alguém. No entanto, dificilmente ela será aquela que acompanha as pessoas permanentemente ou que “dá colo”... Muito pelo contrário, ela mostra como não precisar de um colo alheio! Porque se Deus está dentro de cada um, todos podemos ser mais divinos, ao invés de meros pedintes espirituais.
O mundo espiritual está sempre muito próximo do naipe de Paus, especialmente no que diz respeito à inspiração. O momento de conexão com o que é invisível é a “comunhão do fogo”, o que os cristãos chamam de “bênçãos do Espírito Santo” e eu costumo chamam de “fazer download”... É impressionante o fato de o elemento fogo ser o mais etéreo dos quatro, e, ao mesmo tempo, ter uma manifestação tão efetiva no mundo tridimensional. A Rainha de Paus possui este canal direto e aberto que liga o espírito e a matéria, o que faz com que ela possa receber informações não racionais, mas em forma de pura energia, e já manifestá-las através de ações.
A Rainha de Paus, pelo fato de ser uma representação Água/Fogo (Rainhas = Água e Paus = Fogo) tem muito a nos ensinar sobre uma forma fluida e ao mesmo tempo envolvente do espírito se manifestar na matéria. É um fogo que não queima, mas arde e transmuta. É o fogo líquido que circula em nossos corpos, como sangue sagrado. Reparem bem que ela não é a taça (essa seria a Rainha de Copas), mas ela é o conteúdo da taça! A Rainha de Paus é o segredo do Graal e é o mistério da vida que anima tudo que há. Ela está aqui e “lá” e seu poder amoroso pode, muitas vezes, mais assustar do que cativar.
Há que se entender os mistérios do fogo para poder amar a Rainha de Paus.

5 comentários:

  1. Gratidão eterna, Manu, pelo convite, e, especialmente, por fazer parte da minha vida.

    Feliz encontro, feliz despedida, feliz reencontro! :-)

    beijão!

    ResponderExcluir
  2. Clau, acho que eu não poderia dizer diferente; obrigado por tudo, mesmo.
    Você é uma pessoa muito importante para mim, e fico grato pela riqueza do texto que oferece aqui.
    Evoé!

    ResponderExcluir
  3. Gente, eu quero ser Rainha de Paus! Que lindo Clau, me emocionei com esta dama tão bem retratada.
    Amei! Parabéns a autora e ao Emanuel pelo tato em escolher divinamente os "interpretes".

    ResponderExcluir
  4. ... eu também quero ser a Rainha de Paus !!!! ... ... mas, como fazê-lo ... a gente já nasce Rainha de Paus ???
    ... ou podemos aprender a ser uma Rainha de Paus ???? ...
    Bju Cacau ... adorei ...

    ResponderExcluir
  5. Lendo esse texto depois de mais uma vez que assisto o codigo da vinci é deveras interessante: o santo graal, a guardia, e herdeira, a transportadora do sagrado. Amei o texto.Grande beijo! E se acaso nao tiver tempo gostaria de desear um Natal iluminado a todos que seguem esse maravilhoso blog e ao seu dono claro!

    ResponderExcluir

Quando um monólogo se torna diálogo...