domingo, 24 de maio de 2015

Curso de Ilustração com Amanda Mol: uma experiência artística [e cartomântica, claro =) ]

Olá pessoal. Comentei na postagem de ontem que estava fazendo um curso de ilustração, mas esse curso pede uma postagem só dele. Porque mexe muito com o que a gente pratica aqui.
Não é minha primeira experiência com criação de Arcanos. Tive a oportunidade de, por mais de uma vez [uma aqui,  outra aqui, outra aqui...], participar dos cursos da Sarah Helena - que, à propósito, estará no Cartomancia trabalhando conosco a criação de Arcanos! Estarei lá criando mais um e te espero também! - assim como já tirei o segundo lugar em um concurso, onde ganhei o Tarô das Mil e Uma Noites.
Mas agora a pegada foi bem diferente. 


O trabalho da Amanda Mol é um sonho, e eu já acompanho há algum tempo. Mas aqui o sonho ganha forma, estrutura e praticidade. O impossível não existe, possibilidades, sim. E podemos explorar todas - a Amanda é super generosa no compartilhar de ideias, técnicas e materiais. A proposta do workshop é justamente que qualquer um - eu, você, todo mundo - pode desenhar, desde que tenha vontade e pratique. Não adianta querer sem tentar! E fazer esse curso é soltar o freio de mão. Literalmente.
Foram dois dias de intensa partilha, não só de desenhos, como de todo o processo por trás da feitura do desenho. Foi mais que um workshop, foi uma experiência. Resultados virão, com certeza, e nos afetarão por aqui. Afeto é tudo. =)
Ficou com vontade? Então esteja aqui, conosco, em Varginha, em julho! Eu estarei lá, e eu espero você também. Vale a pena pelo descanso da rotina, pela partilha de momentos com pessoas criativas e do bem e sobretudo, por descobrir que você também é capaz de produzir beleza para o mundo.


Eu me diverti fazendo esse Tritão... E fiz muito mais desenhos. 
Imagine se a beleza que você produzir for um baralho?

Quem se interessar e quiser passar um fim de semana aqui em Varginha, saiba que será um prazer encontrar para um abraço e um carteado. 
Abraços em todos, até o próximo post.





7 comentários:

  1. Belo tritão, Tritão! Bom saber que há trabalhos assim aqui tão pertinho, assim que puder vou conhecer.
    E eu bem sei o qual é a beleza de produzir um baralho. Todos os dias.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado! Eu sempre olho meus desenhos com aquele pensamento de "poderia ter feito BEM melhor se tivesse seguido tal caminho...", mas tudo é treino e esse é um dos primeiros desenhos a aquarela que faço. Um pouco de misericórdia por mim mesmo se fez necessária. =)
      É bacana sair um pouco da caixinha, deixar de pensar em baralhos para... voltar a pensar em baralhos :)
      Falando em baralho, seu baralho já tem data pra sair? É um projeto que merece ser publicado com certa rapidez.

      Excluir
    2. Mas seja mais compassivo consigo! Está bom sim!Sinceridade draconiana falando rs
      E quanto ao Entremundos tarot.. bom.. ele tem sim mas tem também muito trabalho ainda a ser feito, muitas vivências que faltam ainda..
      Oremos!

      Excluir
  2. No canto, ele canta e encanta.
    Tem nome esta pintura?
    No canto, o canto e encanto.
    Tudo isso fixo no fundo do mar.
    Parece que aguarda.
    A hora certa de zarpar.
    Por que será?
    Agora é cantar e encantar em um canto.
    No canto, ele canta e encanta, 05/2015.

    Fiquei olhando e mergulhei. Parabéns, Emanuel!
    Que pintura linda - “Olhos feito pérola, cabelo feito manto.”
    Lembrei de “A Pedra Mais Alta - TM”.

    Toda arte cura. Viajamos no nosso interior e exteriorizamos o melhor.
    Desenhei, na minha visão, a carta “21 - A Montanha” do Baralho Lenormand, para compor a apresentação da Palestra. Espero ser bem entendida. :) Vai dar tudo certo.
    Mas que boa esta dica! Vou procurar o endereço no link indicado.
    Continue! Faz muito bem.
    Um abraço. – “Deixa a onda levar todo esboço de ideia de fim.” ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Renata, que bonito o que você escreveu!
      Eu tenho esse Tritão - que originalmente era uma Sereia - no meu sketchbook há um bom tempo. Mas os desenhos seguem caminhos que as possibilidades (mas sobretudo os limites) do autor permitem. Então saiu Tritão.
      Essa aula, sobre a paleta de cores, foi muito rica. Foi muito proveitoso entender o processo criativo como algo racional, prático, efetivo. Volto a desenhar olhando o desenho como um projeto efetivo. E isso me motiva, muito.
      Pretendo desenhar melhor os próximos sketches ;)
      Já já estaremos juntos, você falando sobre a Montanha, eu falando sobre o Jardim. Abençoada seja nossa amada Tânia Durão que proporciona encontros tão ricos!

      Excluir
    2. Oi, Emanuel!
      Inspirações... Quer dizer, foram os detalhes e a mensagem que eu notei na sua ilustração.
      Sim, estaremos todos juntos.
      E a Roda vai girando. ;) E os acontecimentos são interessantes.
      E Tânia é mágica. Já disse que ela tem uma sensibilidade e intuição à flor da pele. Foi bom encontrar todos vocês nesta estrada da vida. Nunca é tarde.
      Admiro a beleza das criações dos desenhos, pinturas e ilustrações. Detalhes e mensagens são os que me chamam a atenção e me fazem viajar. Realmente achava que fazer isso tudo era um dom. Nada. É mais uma façanha da vida, que nos diz: - Se você quer, você pode.
      Tudo é um querer, mas querer com vontade e fazer com amor. Temos os orientadores, as técnicas que ajudam. E a prática é o principal em tudo. É o que dá a consistência.
      Amor pela arte eu tenho, só falta praticar mais. Mas tudo no seu tempo. Nunca é tarde.
      Gostei da sua frase: “O impossível não existe, possibilidades, sim”. Então, persistimos nas possibilidades.
      Impossível, possibilidades e persistências... kkk Estou muito envolvida com a Montanha - 8♣. :)
      Até mais alguns dias, Emanuel!

      Excluir
    3. Eu costumo dizer que o Caminho é fácil. Se não é fácil, não é o Caminho. E desenhar vem sendo fácil há muito tempo - qualquer oportunidade, eu pego. Tenho tido muita sorte nisso, embora não seja tão bom quanto gostaria no traço.
      Mas eu não sou um artista, e posso me dar ao luxo de me divertir sempre que posso. Falando em diversão, contando os dias pra falarmos e ouvirmo-nos!

      Excluir

Quando um monólogo se torna diálogo...