sábado, 19 de abril de 2014

Como criar um blog de Cartomancia. Ou: dicas para quem quer começar [FINAL]



Último texto da série. Espero que tenha ajudado você.

Programas de afiliados e parcerias: use, mas com critério.

Quer usar o Google Adsense? Use. Mas use com critério. Eu ainda não tenho uma experiência substancial com o programa para oferecer um prognóstico aqui. Então, talvez para o nosso nicho não seja o melhor meio de monetizar o blog. Meios que achei válidos, mas que funcionaram mais pela estrutura do blog do que pelo nicho: parcerias com editoras e com lojas de Tarô. 
As parcerias com editoras são fechadas normalmente no começo do ano, esteja atento nas páginas do Facebook que elas mantêm. Algumas pedem um mínimo de leitores ou de anos de publicações constantes, então verifique as possibilidades. As parcerias com lojas normalmente são feitas em seus próprios sites. Da mesma forma, tem as suas diretrizes. O Conversas foi parceiro por dois anos consecutivos da Editora Pensamento, o que rendeu sorteios bem bacanas aqui, e é parceiro dos sites Amor, o Próprio desde sempre e, recentemente, do Coelestium.


Participe de eventos.

Uma das coisas mais bacanas de você escrever é conhecer os seus leitores depois, e perceber pela conversa que você está indo bem, no caminho certo. Além do mais, em eventos você terá a oportunidade de conhecer as pessoas que tem inspirado seus escritos - na maior parte das vezes, são pessoas adoráveis e super abertas a ouvir e conversar. Uma série de eventos tem permeado o sudeste, que são, inclusive, os eventos que frequento - Rio, Sampa, BH (aguardamos os eventos no Espírito Santo, pessoal!)
E que isso sirva de incentivo para que os nossos colegas de outros estados também produzam seus eventos.
E me convidem! :)


Participe de sites de atendimento online.

Parece não ter a ver com a proposta aqui do post, mas tem, e muito. O que forma o cartomante é o quanto de estudos de caso ele possui, que singularizam sua experiência frente àquilo que qualquer um pode encontrar no livretinho.  E uma das formas mais seguras de conseguirmos esse savoir-faire é atendendo online. Evidente que esse método não é destinado a qualquer pessoa e não dará certo com todos; em uma consulta online, é necessário raciocínio rápido e conhecimento do baralho e do método que se está aplicando. E não adianta querer abrir a Mandala Astrológica: NÃO VAI DAR TEMPO.
Sendo assim, você desenvolve, ao mesmo tempo, três habilidades: acuidade interpretativa, velocidade no digitar e no falar, estudos de caso para tua experiência pessoal, tudo isso enquanto auxilia a pessoa, respondendo em quinze minutos, a maior parte das vezes. E quem sabe, escreve.
Particularmente, indico dois sites para começar. São sites nos quais trabalho e/ou presto consultoria, de idoneidade e compromisso com os profissionais e com os clientes. Atenção: o fato de eu indicar não aponta que sua inscrição será aceita; todos os currículos são analisados previamente e é agendada uma entrevista com o profissional, caso haja o interesse. 
Caso você conheça outros sites que possam figurar por aqui como idôneos, aceitamos comentários.
Caminhos do Tarô
Amor, o Próprio

Um adendo: minha reserva acerca de grupos no Facebook.

Apesar de valorizar - e muito! - as trocas entre cartomantes (é o meu maior empenho, inclusive), não vejo o andamento de grupos com o mesmo olhar esperançoso. Até o momento, participei ativamente de dois grupos, e nos dois grupos aconteceram as mesmas coisas:
1. Brigas. Muitas. Por motivos os mais bobos possíveis. Questões pessoais levadas para o âmbito grupal. Assustador, à propósito.


2. Oportunismo. Uma coisa é você estudar, profundamente, ter uma dúvida sincera, e pedir auxílio a alguém mais velho na estrada. Outra coisa - e acredite, acontece com frequência - é você se propor atender alguém, não dar conta do recado e pedir auxílio em um grupo para garantir sua legitimidade.

Sendo assim, considero temerário e fico atento ao andamento dos grupos. Começou um processo desagradável? Saio na mesma hora. Aprendo mais em outros lugares. Talvez a sua experiência seja melhor que a minha. Na verdade, torço por essa opção.
De qualquer forma, não se esqueça que o que vale, aqui, é um trabalho bem feito. Se você se esforça em silêncio, parabéns! O esforço será recompensado. Se você toma os grupos como um suporte para sua preguiça de estudar... Parabéns! Você não vai ficar nessa muito tempo e logo arranjará algo melhor para fazer.


Creio que seja isso. Nesse tempo todo, é o que tem funcionado para mim. Espero que seja de auxílio para vocês.
Dúvidas, questionamentos, discordâncias? Comentem aqui. Será um prazer ouvir vocês, como sempre. 
E claro: não esgotamos o assunto. Virão mais textos a respeito em breve.
Abraços a todos.

Um comentário:

  1. Agora que li com atenção.
    É realmente excelente a divulgação e troca sobre o nosso trabalho. As Feiras e eventos sobre o assunto são especiais. Fiquei surpreendida com a Mistic Fair do RJ. Vi pessoas com conhecimentos Gigantes passar tudo com simplicidade. É sempre bom.
    Quanto aos trabalhos de consultas on line conheço a seriedade de alguns, mas prefiro os presenciais.
    Sobre o adendo, achei cômico demais este quadrinho, e triste pela "Cartomante". Demais! :)
    Concordo com você sobre os “oportunistas”. Chamo de “preguiçosos”. Dá vontade de escrever “segue a sua intuição...”. Puxa, as cartas já vem com as imagens, tempo, naipes.
    São claros os que estão para estudos e querendo conhecimentos. Eu, como exemplo. :) Esses merecem atenção. Mas existem aqueles que não confiam no próprio “tato” e todo dia tira três cartas e vai confirmar no facebook? não é fácil, né? É complicado. Bem, cabe a cada um a paciência e o empenho em ajudar. Confesso que “as vezes” eu tenho isso tudo. :). Estou sempre pronta para ajudar e esperando que alguém esteja pronto para mim, também. Aí é difícil. :(
    Mas falando em grupo... quando puder, passa lá no grupo Petit Lenormand Tradicional e fala sobre os naipes. Te chamamos lá. Please!
    Parabéns e agradeço sempre por passar seus conhecimentos.
    Sempre tudo de bom para você.
    Até mais.

    ResponderExcluir

Quando um monólogo se torna diálogo...