quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Blogagem Coletiva Petit Lenormand: 30. Socorro Van Aerts e os Lírios.


Olá pessoal. Para quem não a conhece (leia-se, está fora do mundo real, rs!), Socorro Van Aerts é a maior fornecedora de Lenormands importados aqui pro Conversas Cartomânticas, quiçá para o Brasil. Profunda entendedora de Cartomancia e uma habilidosa praticante do Kipper, sem falar no quanto nos é querida, a Socorro vem hoje nos trazer sua sabedoria sobre os Lírios. 
Não tem um Lenormand AINDA? Confira o catálogo da Socorro, no De Keizerin Boutique.
Vamos com ela. 


O Lírio,  é uma daquelas preciosidades do mundo vegetal que traz em si um significado  dos mais profundos  para uma  Tradição cuja a realidade e o  simbolismo formou uma trama de uma longa história, aquela do mundo das plantas sobre a vida dos Homens.
Por conta de sua alusão à virgindade, à castidade e à  pureza, o Lírio é consagrado à várias deusas: Vênus, Juno, Oxum, Kwan Yin, Néftis.  Mágica por excelência, não foi por caso que os Reis da  França escolheram esta flor  como símbolo de sua monarquia. Na Idade Média, o Lírio fazia parte do grupo das “ervas virginais” (em contraposição às ervas alucinógenas, consideradas maléficas e demoníacas). 

Os latinos o denominavam  “Rosa de Juno” ( Hera na mitologia  grega). Segundo a lenda, Hércules ao ser amamentado pela deusa Hera, sugou com tanta força seu seio que gotas de leite cairam no chão, se tranformando no Lírio. Afrodite ao perceber a brancura incomparável da flor, por ciúme e despeito, fez surgir no meio desta um enorme pistilo, que muitos o denominam o  “verge de l’âne” ( traduzindo literalmente, o pênis do asno!), um detalhe tão indecente que a deusa Pudicitia, e igualmente Juno, jamais se atreveram a carregar um Lírio novamente. E por esta razão ele é também consagrado à Vênus Libentina e aos Sátiros.
A partir desta importante informação, podemos perceber o quanto nos tempos antigos o Lírio era tanto um emblema de virgindade como libertinagem, ainda que  a Igreja católica fez desaparecer gradativamente este caráter, restando apenas o lado virginal, casto e inocente.
Assim, a carta dos Lírios possui várias facetas, ambíguas por sinal, ainda que muitos a considerem uma carta bastante positiva: pureza, inocência, paz, o êxito, o amor verdadeiro, a paixão, mas também à tentação, à embriaguez, a perda da noção de limites, perda de controle, desejos reprimidos, falta de realismo, eis suas palavras-chaves.


Esta carta indica também que em algumas circunstâncias da vida precisamos confiar em noss Destino, se abrir para o futuro. Todos os aspectos negativos da vida podem ser neutralizados quando passamos a confiar em nós mesmos.
Não é sem fundamento que a tradição esotérica considera o Lírio como uma flor maravilhosa que abre o coração daquele que a utiliza a novos valores e concede um outro sentido a sua vida; ela ajuda também a colocar um termo a uma situação ( não importa qual !) para se começar do zero. O simples fato de ter um Lírio perto si de significa uma enorme proteção; dizem os antigos que ele afasta os fantasmas, o mal-olhado. E ainda é  uma proteção muito grande tê-lo no recinto aonde se pratica qualquer tipo de vidênicia, pois o Lírio purifica os centros psíquicos ajudando a  se desembaraçar das impurezas psíquicas, permitindo assim uma leitura clara e satisfatória.

2 comentários:

  1. Emanuel, olá! Estou realmente encantada com seus textos... descobri seu blog pelo anúncio de um novo baralho cigano.... que tb é lindo de viver. Estou lendo as postagens aos poucos, e sempre aprendo mais a cada uma delas. Sou uma grande admiradora da cultura cigana e tb leio o baralho cigano. Parabéns pelo blog! Um abraço!

    ResponderExcluir
  2. Emanuel, boa tarde!
    Sou iniciante, estou aprendendo a "compreender" as cartas. Estou encantada pelo seu blog. Parabéns!

    ResponderExcluir

Quando um monólogo se torna diálogo...