quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Blogagem Coletiva Petit Lenormand: 05. Regina Guigou e a Árvore.


Olá pessoal. Hoje contamos com a minha amada Regina Guigou falando sobre a Árvore. Uma das mais belas e desejadas cartas do baralho, vista com muita delicadeza e competência. A Regina já esteve antes aqui com a gente, falando sobre o Cavaleiro de Paus do Tarô.
Sigamos com ela. Sombra, água fresca, boa companhia.
Contatos com ela: www.universusguigou.blogspot.com.br

Árvores = Vida.

Num determinado ponto da floresta brotava de uma árvore frondosa uma pequena muda. Essa árvore era frondosa e forte cobria o sol. A pequena muda crescia procurando a luz e aos poucos ia se desenvolvendo e acreditando que cresceria forte para que pudesse ver o céu e o calor do sol.
Com o passar do tempo a pequena muda cresceu, suas raízes se aprofundaram para transportar a seiva de que precisava e assim produzir flores e frutos, com seus galhos acolher pássaros e levar as sementes para darem novas mudas. E assim tornou-se tão frondosa quanto a outra vendo todos os dias o sol e o céu.
O desenvolvimento completo de uma árvore precisa de nutrição. O tronco leva energia aos galhos para gerar flores e frutos, em seus anéis internos registram a passagem do tempo e isso mostra como as intemperes da natureza registraram doenças e bloqueios ao longo do tempo. O mesmo deve ser com as raízes.
Uma única árvore é capaz de sustentar uma infinidade de vida, além de fazer dela moradia ou área para caça.

Árvore (mitologia)


Alimento, habitação, ferramentas, abrigo, pulmão vivo e uma grande beleza são algumas das características das árvores. Simbolizam o cosmos em toda a sua extensão, já que as suas raízes são o nível subterrâneo, o tronco é a terra e os seus ramos simbolizam o céu.
Têm em si os quatro elementos: a terra junto às raízes, a água na sua seiva, o ar respirado pelas suas folhas e o fogo através da luz que gera a fotossíntese. 
Por encontrar-se simultaneamente em contato com a terra e o céu, a árvore é também um símbolo da relação entre estes dois elementos e uma espécie de centro ou eixo do mundo, tanto na tradição judaico-cristã, como nas culturas africanas ou asiáticas. 
As árvores em muitas culturas são carregadas de simbolismo e religiosidade. Algumas culturas eram a representação da criação e da organização da ordem do mundo com os dias e as noites. Para outras o nascimento e a evolução.
Foi debaixo de uma árvore que Buda alcançou a iluminação e essa árvore representa por vezes o próprio Buda, dizendo-se na Índia que é uma manifestação da trindade: as suas raízes são Brama, o seu tronco Shiva e os seus ramos Visnu. 
Em algumas culturas a árvore é também um símbolo de fertilidade. Noutras culturas o noivo é amarrado à árvore no dia do seu casamento, simbolizando a força e capacidade de procriação.

Qual a lição da carta 5 -  ÁRVORE no Lenormand?


No jogo a árvore fala do nosso crescimento, da nossa energia, da nossa saúde, segurança. Dos frutos que somos capazes de dar. Representa as idéias produtivas, a capacidade de estruturar e realizar positivamente o que se deseja.
Esta carta retrata a Árvore da Vida, símbolo da força, da saúde e da alegria de viver. 
Na escola brasileira corresponderia ao Orixá Tempo; outros consideram Oxóssi.

11 comentários:

  1. Iroko, Oxossi, Ossaim essa carta na escola brasileira causa muita confusão de associação, adorei o texto Re beijo

    ResponderExcluir
  2. Delícia de Texto :) Parabéns Regina.

    ResponderExcluir
  3. A árvore é minha carta preferida no Lenormand. Gostei de ler sobre a simbologia contida nela.
    Grata!

    ResponderExcluir
  4. Mágico o enunciado. Acho que levou todo mundo a esta floresta.
    Gosto muito deste desenvolvimento da história.
    Agradeço os esclarecimentos, Regina Guigou.
    E vocês ainda estão na Carta 05. Que dirá das demais!
    Aproveitando a ÁRVORE, que gera, traz o crescimento e pede para compartilhar, é interessante pedir que vocês começassem a brotar na ideia um livro com o que esta sendo contado aqui sobre as cartas. Para quem admira vai ser importante.
    Desculpe qualquer coisa. É só uma ideia!
    Admiro estas Cartas.
    Fiquem na Paz!
    Renata.

    ResponderExcluir
  5. Belissima abordagem...limpa, poetica e porque não objetiva....resumindo...perfeita assim como as anteriores.

    ResponderExcluir
  6. Que delicia! Me senti dentro do texto, deu vontade de plantar uma Arvore, vê- lá crescer e dela abastecer meu corpo e alma? Bjus

    ResponderExcluir
  7. Que Bela associacao com a iluminacao de Buda! Suaves e belas palavras. Com certeza Oxossi esta feliz por fazer parte deste texto lindo! bjs

    ResponderExcluir
  8. Que linda associacao com a iluminacao de Buda, texto sutil e suave trazendo belas palavras. Lindo trabalho! Salve Oxossi! bjs

    ResponderExcluir
  9. Olá, que tipo de árvore seria a esta na carta numero 5, a árvore? Uma macieira como dizem alguns? Me passa a impressão de ser de uma árvore maior e mais forte que uma maciieira. Obrigada

    ResponderExcluir

Quando um monólogo se torna diálogo...