quinta-feira, 20 de junho de 2013

A Aventura do Louco em sua Autodescoberta: a Morte.

Olá pessoal. Esse é um dos passos críticos na Jornada do Herói. Aqueles que conhecem um pouco de Wicca lembrar-se-ão da descida da Dama ao Submundo [O Elias Mendes escreveu um texto muito bacana no Facebook que merece ser lido]. Mas iremos um pouquinho mais longe. Essa não será uma das experiências mais agradáveis, eu garanto. Evidentemente, você pode parar por aqui e continuar com a frase pronta “mas a Morte, o Arcano XIII do Tarô, é uma coisa boa, ela traz novidade, ela traz inícios, e os fins que ela representa são de coisas que não nos servem mais.” Inclusive, esse é o ponto de parada de muitos heróis que não superam a experiência do Arcano anterior. 

Hans Sebald Behan

Mas, se você chegou até aqui, talvez tenhamos algo mais para experimentarmos. Algo medonho e atraente que pode ou irá mudar a sua vida. Na Jornada do Herói, enfrentar a Morte face a face é um ponto essencial. Eu chamo aqui três mitos específicos, e seus desdobramentos nos trarão referências do que enfrentaremos.

Porque, bem sabemos, a morte é pessoal e intransferível, como a dor que é capaz de gerar.



O primeiro mito que evoco é o de Kore / Prosérpina / Perséfone, raptada pelo Senhor do Submundo e tornada Rainha do Reino Inferior.



O segundo mito que evoco é o de Orfeu, um dos únicos mortais que tiveram a capacidade de adentrar o Reino Inferior e voltar, vivo.



O terceiro mito que evoco é o da morte e ressurreição de Jesus Cristo. Talvez o mais brutal dos três. Talvez o mais brutal registro que temos. Porque, convenhamos, essa história é contada há séculos com requintes de crueldade mórbida. 
A passagem do Arcano anterior para o atual não é confortável. 

O Enforcado corresponde também a um fruto que amadureceu na árvore e que precisa cair a fim de gerar nova vida e novos frutos. Esse deixar-se cair é vivido pelo fruto como a morte. Se ele se recusar a cair, ficará pendurado na árvore e ali apodrecerá aos poucos, sem ter gerado nova vida. Mas ele também não pode com isso evitar seu fim; ele apenas ficou estéril. (BANZHAF: 2007, 108) 


Os fatores que norteiam essa passagem são imprevisíveis, como o efeito borboleta. Sabe-se apenas que não são gratuitos: estão encadeados em outros eventos, em outras escolhas, e o passo só foi dado porque o momento foi oportuno, estável para receber a instabilidade da mudança. Nada é inocente. Tudo é baseado nos passos dados anteriormente. 

Como diria Petyr Baelish, a Raposa do Game of Thrones Lenormand:


“O Caos não é um poço. O Caos é uma escada. Muitos que tentam subir por ela falham, e nunca conseguem tentar novamente. A queda os quebra. Alguns recebem a chance de subir. Eles se agarram ao reino, aos deuses, ao amor. Mas apenas a escada é real. A escalada é tudo que existe.”

Nesse passo da jornada, perceba que as informações dadas foram muito mais pinceladas que diretas. Apenas a foice da Ceifeira é direta. Todo o restante é inesperado.
Se você tirou a Morte na posição da Separação, prepare-se para perder. Depois de tanto tempo estável, a instabilidade incomoda, e soa como perda. Mas todo investimento é uma escolha, e a vida exige um novo investimento. Se tirou na posição da Iniciação, dispa-se enquanto é tempo. A Morte leva tudo, menos a vida. Utilize esse trunfo a seu favor. Se tirou na posição do Retorno, prepare-se para se desfazer de algumas coisas - não dá para levar tudo com você. Não mesmo.

Os exercícios propostos e a bibliografia utilizada estão em um arquivo PDF. Para baixar, clique aqui. Caso queira conhecer outras versões dessa carta, clique aqui

11 comentários:

  1. Essa sequência é maravilhosa! Aprofundei muito meu entendimento sobre as cartas. Gratidão. Não consigo ver as outras depois do arcano XIII, você parou com as postagens?

    ResponderExcluir
  2. Oi, só foi até esse arcano ou tem todos?
    Valeu!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Daniel! Eu acabei parando, mas acredito que seja hora de retomar, o que acha?

      Um abraço!

      Excluir
  3. Volta sim, cara!! Tá muito bom!!
    Abraço

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Seus textos esclareceram muitas das minhas dúvidas sobre a interpretação dos arcanos e o valor de cada carta. Gostaria de saber se pretende continuar as postagens em 2018.
    Gratidão por compartilhar seu tempo e conhecimento.


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Erika! Que gentil seu comentário! Eu tenho uma série de planejamentos a serem retomados e iniciados, logo logo teremos novidades!

      Excluir

Quando um monólogo se torna diálogo...