quinta-feira, 18 de abril de 2013

The Game of Thrones Lenormand: 14. A astúcia de Petyr Baelish.


Olá pessoal. Hoje nos deparamos com um dos personagens mais emblemáticos do jogo dos tronos. Petyr Baelish, littlefingerLorde Petyr Baelish, chamado de Mindinho, foi Mestre da Moeda no pequeno conselho. Petyr usa um sabiá como seu brasão, ao invés do símbolo de sua família, um titã. Mas, aqui, ele é uma Raposa. Com todo o potencial simbólico que isso indica.
Petyr nasceu numa Casa pequena, pobre e insignificante.  O pai de Petyr era o menor dos pequenos Senhores de uns poucos acres rochosos no menor dos Dedos. Seu pai se tornou amigo do Lorde Hoster Tully durante a Guerra dos Reis de Nove Moedas, o que levou Petyr a ser criado em Correrrio, com os filhos de Lorde Tully.
Em Correrrio, Petyr foi criado como um protegido, e educado junto àqueles de status mais elevado, as crianças Tully, Catelyn, Lysa e Edmure, que primeiro lhe deu o apelido "Mindinho", referindo-se às terras de sua família. Conforme cresceram, Petyr se apaixonou por Cat, mas ela o via apenas como um irmão. Quando foi anunciado o noivado entre Catelyn e Brandon Stark, Petyr desafiou o noivo, muito mais velho do que ele, para um duelo pela mão de Catelyn. Brandon venceu, deixando Petyr com uma enorme cicatriz, porém poupou sua vida devido aos pedidos de misericórdia de sua noiva. Catelyn nunca mais se comunicou com Petyr, e queimou a única carta enviada por ele após a morte de Brandon.
Petyr passou a maior parte de sua vida adulta tentar ascender sobre seu local de nascimento e se tornar algo mais, desejando poder e status. Ele possui consideráveis habilidades em comércio e finanças, e é mestre em intriga da corte, tendo seu brilhantismo equiparado apenas a sua ambição e seu dom de improvisação na política. Suas habilidades financeiras resultaram numa série de indicações, resultando em sua nomeação ao cargo de Mestre da Moeda, compondo o pequeno conselho em Porto Real, pelo Rei Robert Baratheon. Lá, sua influência cresceu com o estabelecimento de contatos e aliados, inclusiva na Patrulha da Cidade. Também é dono de diversos bordéis na cidade.



Quando Catelyn chega em Porto Real para informar seu marido sobre a tentativa de assassinato contra seu filho Bran, Petyr, que descobre sobre sua chegada apesar dos esforçar de não ser notada, intercepta e a esconde em um de seus bordéis. Catelyn, justificando sua confiança em Baelish devido aos seus anos juntos em Correrrio, mostra a ele a adaga de aço valiriano usada no ataque. Petyr diz que reconhece a adaga, afirmando que seria sua, porém a tinha perdido numa aposta para Tyrion Lannister. Esta mentira - Petyr, na verdade, havia perdido a aposta para o Rei Robert - indiretamente desencadeia a Guerra dos Cinco Reis, por meio da posterior captura de Tyrion sob ordens de Catelyn.
Petyr leva Eddard a encontrar sua esposa, e consegue convencê-lo de não agir contra os Lannister até que possuam provas. Ele promete a Eddard a ajudá-lo a achar o assassino de Jon Arryn, e durante seu mandato como Mão do Rei, Petyr finge tornar-se seu amigo, em nome de sua afeição por Catelyn. Ele tenta ensinar superficialmente Ned sobre as intrigas da corte, dizendo-o para não confiar em ninguém, nem nele mesmo.
Quando o Rei Robert descobre que Daenerys Targaryen (carta 17 do Game of Thrones Lenormand) está grávida, Baelish concorda com o Rei e defende o assassinato da garota. Ned renuncia do posto de Mão em protesto, enfurecendo Robert; antes que consiga viajar de volta para Winterfell, Petyr aproxima-se com a promessa de ajuda na investigação da morte de Jon Arryn. Ele leva Ned a um de deus bordéis, onde uma jovem prostituta está criando um dos bastardos do Rei. Ele está presente quando Ned é cercado de homens liderados por Jaime Lannister, em seu caminho de volta à Fortaleza Vermelha.
Após o Rei ter se ferido mortalmente, e nomeado Eddard como Regente e Senhor Protetor, Baelish aconselha Ned que, apesar de seu conhecimento da ilegitimidade dos filhos de Cersei, e que o herdeiro legal é Stannis, a ação mais sábia seria assegurar a sucessão de Joffrey, uma manobra calculada para evitar a guerra total e maximizar seu próprio poder. Ned recusa a sugestão, e pede a ajuda de Petyr para assegurar a lealdade da Patrulha da Cidade quando ele agir contra Cersei. Baelish concorda, mas trai Ned, subornando os Capas Douradas para que defendam a Rainha. Isto leva à prisão, e posterior execução, de Eddard.



Petyr é homem baixo e de físico pequeno, com um rosto bonito, olhos verde-acinzentados, uma pequena barba pontuda no queixo, e fios brancos em meio a seus cabelos pretos.


Na série de televisão, é interpretado pelo ator Aidan Gillen.


Quando a carta de Petyr Baelish sair no jogo, é primordial ter cautela. A fala é perigosa e o silêncio mais ainda. Responsável por grande parte das reviravoltas que encontramos em Westeros, littlefinger mostra que a sagacidade pode ser um trunfo muito mais poderoso que o nome ou o nascimento.

Fonte do texto aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quando um monólogo se torna diálogo...