domingo, 14 de abril de 2013

Dia do Café. Cafeomancia.


Olá pessoal. Dia 14 de abril comemora-se o dia internacional do café - o dia nacional se comemora dia 24 de maio. Esse companheiro de estudos, de parcerias, de visões e, claro, da adivinhação, não poderia deixar de ter espaço cá no Conversas Cartomânticas.
O café é uma bebida extraída dos grãos torrados do cafeeiro. Pode ou não ser filtrada. Há quem o adoce com açúcar, quem o beba com chocolate ou cacau ou quem o beba puro. Pode ser consumido quente ou gelado. Mais que um prazer, essa bebida pode ser utilizada como fator adivinhatório - a chamada cafeomancia.



A cafeomancia é a técnica, arte e ciência de, através da interpretação das imagens formadas  pela borra de café, perscrutar o futuro. Conforme a Wikipedia
A França, no século XVIII, nos introduziu essa prática divinatória árabe, usada pelas odaliscas dos sultões antigos que, através da borra do café, popularmente conhecido no ocidente como café turco ( porque não se coa o pó ), previa qual odalisca seria escolhida para aquela noite. Atualmente, esta prática ainda é respeitada na Turquia e Norte da África, mantendo velhas tradições.
Ainda que encontremos na internet interpretações para os significados e até mesmo alguns oráculos online, recomendo, aqui no Brasil, a leitura com Mirta Herrera Camerini. Nos conhecemos em dezembro, em São Paulo. Pouco tempo depois, eu mesmo tive a honra de receber uma leitura.  Para conhecer melhor o trabalho dela, assista ao vídeo abaixo, onde ela explana como fazer o café turco. 


Quando falamos de Café e Tarô, indubitavelmente estamos em contato com o Café Tarot, blog do Leonardo Chioda, parceiro de leituras e carteados vários.


Sempre com novidades na ligação entre as palavras e as imagens, a descrição e o divinar intrincando-se em referências técnicas e poéticas. Vale a pena uma consulta. Passe lá hoje. Mas por via das dúvidas, passe por lá amanhã também.

Para maiores informações sobre café, consulte o site da ABIC. Para maiores informações sobre cafeomancia, consulte Mirta Herrera Camerini. E continuemos cá, em Conversas Cartomânticas.
Abraços a todos.

ATUALIZAÇÃO: encontrei essa proposta no blog  Hypeness. E vou fazer.
Talvez te inspire a fazer também.

2 comentários:

  1. Prefiro cerveja.

    Abraços


    Alexandre
    www.conversascartomanticas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu prefiro suco de uva, mas não dispenso um café, não :)

      Excluir

Quando um monólogo se torna diálogo...