domingo, 3 de março de 2013

Gilded Reverie Lenormand: Uma nova experiência com o Lenormand.


Olá pessoal. Chegou o meu Gilded Reverie Lenormand (thank you so much, Ciro Marchetti!) e eu realmente gostaria de compartilhar minhas experiências com vocês. Já havia demonstrado minha ansiedade por sua edição, aqui; agora, posso dissertar sobre, tendo-o em mãos. Esse baralho nos leva a reflexões profundas sobre a função, a aplicação e a metodologia do Petit Lenormand e os rumos que esse baralho tomará nos próximos anos - uma reflexão que, infelizmente, não foi feita com o Tarô a tempo de evitar obscurantismos vários e desnecessários. Dentro dessa perspectiva, o baralho desenvolvido por Ciro Marchetti vem, por um lado, preencher uma lacuna artística sobre a qual dissertaremos adiante e, por outro, levantar questionamentos sobre a prática, artística e cartomântica, com o Petit Lenormand.



Em outro momento, já falei do Tarô como obra de arte e como, sobremaneira, acredito que a perspectiva de usar qualquer Tarô como "o" Tarô é equivocada. Cada baralho possui sua peculiaridade e sua beleza e, ainda que os significados atribuídos às cartas estejam cada vez mais homogêneos, o fazer artístico relacionado segue o caminho contrário.
E agora, nos deparamos com o mesmo processo aplicado ao Petit Lenormand. Esse boom recente, que não se estende para mais de duas ou três décadas (lembremo-nos que os estudos taromânticos possuem séculos e os estudos cartomânticos são ainda indeterminados) nos coloca diante de dois problemas: primeiro, o interesse de cartomantes que utilizaram o Tarô durante muito tempo e, em segundo lugar, a ausência de estudos e, por vezes, até mesmo de reflexão, sobre o que está representado ali, nas cartas.
Aqui no Brasil, particularmente, contamos com uma escola forte e sedimentada de cartomancia com o Petit Lenormand, que dialoga diretamente com os Ciganos e o Povo do Oriente, tendo por principal representante Katja Bastos. A metodologia é diferente, a atribuição das cartas é diferente, o ritual é diferente e, como não poderia deixar de ser, foi produzido um baralho com imagens adequadas ao processo e ao ritual, que facilitassem a aprendizagem dos significados e da metodologia. Já falamos sobre isso aqui. Diversos livros foram publicados após o início dos trabalhos da Sacerdotisa da Trybo Cósmica. 
A bibliografia que temos é pouco extensa ainda, e temos muitas vozes ainda por ouvir. Após a obra do Dr. Geraldo Spacassassi, a primeira a verticalizar sobre o Petit Lenormand, temos as obras de Naldo de Oliveira, J DellaMonica, Margarita Fasanella Martinez, André Mantovanni, Patrícia Fernandes, Leandro Roque, e possivelmente outras que não conheço, que versam sobre a leitura cigana das cartas. O oráculo "francês" (com aspas muito bem colocadas pela pesquisa do Alexsander Lepletier) foi abordado apenas pelo Dr. Geraldo, que verticalizou no uso do Blue Owl Lenormand (CartaMundi).
Mas, particularmente, acredito que temos muito ainda por caminhar na pesquisa das origens e da funcionalidade do baralho em si. Veem-se os trabalhos de Alexsander Lepletier, Leandro Roque, Deborah Jazzini, Tânia Durão e Sonia Boechat, entre outros, buscando viver os significados e reconhecer suas raízes, como fazemos por aqui, no Conversas Cartomânticas. Eventos estão sendo desenvolvidos. Palestras, workshops, encontros, cursos. E a Arte cresce com isso. Mas o caminho ainda é longo, e temos muito o que experimentar.
E é nesse sentido que vemos o fazer artístico, pari passu à pesquisa, se desenvolvendo. Se, até algum tempo atrás, era "necessário" o conhecimento dos naipes do Tarô para o desenvolvimento da leitura das cartas, hoje pesquisas são desenvolvidas a partir da própria raiz do Petit Lenormand, buscando sintetizar sua significação e utilização precisa. Nesse ponto, tenho feito descobertas interessantes. As imagens estão sendo lidas e produzidas para dialogarem com o significado proposto, o estilo visa o conforto de quem o porta. Algo nunca antes feito com um baralho de cartomancia: a exploração extenuante da imagem, garantindo níveis de leitura e reflexos sobre os desenhos e significados, tornando o baralho menos adivinhatório e mais meditativo.
Contamos hoje com muito mais acesso a baralhos Lenormand no Brasil, tanto nacionais quanto importados. Além do Tarô Cigano da Trybo Cósmica, que já falamos anteriormente, e da bibliografia supracitada, temos o Baralho Cigano da Fábrica do Baralho, aguardamos ansiosamente a reedição do Baralho Para Ver a Sorte, da COPAG, e temos, graças a COPAG, a Priscilla Lhacer do Amor, o Próprio e a Socorro Van Aerts do De Keizerin Boutique, acesso a baralhos importados num preço acessível.


Pudemos acompanhar o trabalho de Ciro Marchetti durante toda a criação do Gilded Reverie Lenormand através de suas descrições e postagens no Facebook. Foi um passo a passo detalhado e emocionante. Houve, da parte do autor, o acuro de ouvir vários cartomantes no processo de produção das imagens. E o resultado dentro da sua técnica e identidade visual, é estupendo (o Navio navega no ar; o fantástico se faz presente, mas todos os atributos que identificam a carta estão ali presentes também).  Ter o baralho em mãos hoje é o clímax, o culminar de um processo que acompanhei desde o início. Cada imagem produzida, cada discussão simbólica, cada elemento adicionado ou retirado era cuidadosamente estudado pelo autor para que todos os ângulos já abordados anteriormente pudessem ser privilegiados de alguma forma, sem perda ou corrupção do significado original. As quarenta e quatro cartas que compõem o conjunto são:


Carta-autógrafo
01. Cavaleiro
02. Trevos
03. Navio
04. Casa
05. Árvore
06. Nuvens
07. Serpente
08. Caixão
09. Ramalhete
10. Foice
11. Chicote
12. Pássaros 1 (parecem bem-te-vis ou sanhaços)
12. Pássaros 2 (corujas)
13. Criança
14. Raposa
15. Urso
16. Estrela
17. Cegonha
18. Cão
19. Torre
20. Jardim
21. Montanha
22. Escolhas (substitui os Caminhos)
23. Ratos
24. Coração
25. Anel
26. Livro
27. Carta
28. Homem 1 (gentil homem com a rosa)
28. Homem 2 (colar de Marte)
29. Mulher 1 (senhora com a rosa)
29. Mulher 2 (colar de Vênus)
30. Lírios
31. Sol
32. Lua
33. Chave
34. Peixes
35. Âncora
36. Cruz
37. Tempo
38. Ponte
39. Dados
40. Máscara


Imagem da carta 37. Tempo


A característica mais intensa dessa edição especial é o fato de que ela possui duas cores de fundo, azul ou vermelho. Essa escolha e modificações nas cores e detalhes foi deliberada. Uma das duas opções foi escolhida de forma aleatória para compor cada um dos baralhos completos. Ao fim, resta-nos a certeza de termos um baralho único em nossas mãos. A chance de um baralho possuir a mesma combinação de cartas/cores é menor que 1 em 8000.
O livreto não acompanha o baralho, mas pode ser baixado aqui (em inglês). Brevemente teremos por aqui considerações específicas sobre cada uma das 43 cartas; por ora, aqui temos os significados resumidos propostos para cada uma das 36 cartas costumeiras. Vários outros textos podem ser encontrados aqui no blog sobre Lenormand, para aprofundamento dos temas concernentes a cada uma das cartas, e produzirei textos específicos sobre as cartas extras, em momento oportuno.
Afortunadamente, em março de 2013 o autor postou em seu perfil que o projeto foi aprovado pela USGames, e será republicado em breve, possivelmente em um valor mais acessível que o original. Contudo, essa versão não contará com as sete cartas extras, e também não contará com a variação de cores. Ainda dá tempo de adquirir a versão especial.




Além do baralho, foi produzido um  aplicativo para IPad, totalmente caracterizado, possibilitando a ampliação das cartas, assim como a possibilidade de criar seus próprios jogos, adicionar notas e enviar as imagens por email. 
Nesse aplicativo, uma das disposições de cartas disponível é a Mesa Real descrita por mim, Emanuel, conforme aplicada aqui no Conversas Cartomânticas. Fico extremamente honrado com o reconhecimento do autor e aproveito aqui para agradecer.


Pessoal, gostaria muito de conhecer outros profissionais de teoria e prática do Lenormand, para enriquecer a lista inicial de autores e pesquisadores. Você trabalha com o Lenormand? Pesquisa, conhece um livro, um baralho não citado aqui? Deixe um comentário, me ajude a atualizar a lista!

33 comentários:

  1. Oi, Manu,

    Os seus textos sempre possuem muita clareza e são fáceis de ler, por isso o seu blog é um sucesso. Parabéns pelo seu trabalho!!

    Gostaria de colaborar com a indicação de um livro da Ana Anciães, é o "Baralho Cigano Lenormand", é de fácil compreensão, principalmente para quem está iniciando na arte da cartomancia.

    Concordo com você que o caminho ainda é longo e, felizmente, hoje em dia, há uma abertura maior e há um interesse maior das pessoas em buscar aprender mais. Por isso considero válido transmitir o nosso conhecimento e prática através de palestras e workshops.

    Nós estamos fazendo a nossa parte...

    Beijo com muita admiração.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tânia!

      Obrigado mesmo pelo carinho. São os feedbacks positivos que me mostram que estou no caminho certo. E, vindo de ti, que é um Ás na Cartomancia, que honra para mim!

      Eu preciso ler esse livro. Já estive com ele em mãos, mas, pela correria, acabei não lendo. Assim como o livro do André Mantovanni, eu acho o baralho maravilhoso, mas ainda não adquiri para poder referenciar o livro com autoridade.
      São décadas a nossa frente até ocorrer uma sistematização do Lenormand. O entendimento das cartas passa pela partilha. E é isso que buscamos.

      Beijos!

      Excluir
    2. Olá Tânia! Queria comprar o livro da Ana Anciães, "Baralho Cigano Lenormand" mas não encontro site ou referência de onde encontra-lo... poderia indicar? estou em Santos/SP Bjs!

      Excluir
    3. Eu tbm queria o livro...alguém pode indicar onde tem?

      Excluir
  2. Querido amigo, que beleza de texto! Vejo o Lenormand como uma ferramenta que trabalha em nós mesmos de forma que não sabemos mais depois de um tempo, se trabalhamos com esse Petit ou ele trabalha com a gente. Como naquele quadro em que uma mão desenha a outra!
    Obrigada pela consideração, obrigada pelo empenho em avaliar e acrescentar sempre muito, tanto e nos ajudar a crescer!
    Indico além desses livros o The Secrets of the Lenormand Oracle de Silvie Steinbach.
    Um bjo, muita luz e sucesso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sonia, é sempre um carinho estar em sua companhia. Aprendo muito contigo!
      Continuemos! O caminho é longo, mas a paisagem é bonita.
      Um beijo!

      Excluir
  3. Parabéns pelo texto e pelo livro que já comprei!!!O caminho ainda é longo, mas com certeza o Petit tem sido conduzido pelas mãos brilhante ,competentes e maravilhosas com as suas .Nós e ele estamos em ótimas mãos !!! Beijosss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Waléria, que delícia ler seu comentário. Muito obrigado. Espero continuar correspondendo à sua expectativa. Um beijo!

      Excluir
  4. Olá Emanuel,
    Fui lá no site do Ciro Marchetti e já adquiri o Gilded Reverie Lenormand pois foi paixão à primeira vista. Ao ver as imagens do deck simplesmente viajei dentro das imagens a tal ponto de ir além do significado homogênio dos Lenormands, ele tem o misticismo muito forte e isso me atraiu muito. Gostaria de saber se vc tem alguma informação de quanto tempo mais ou menos leva para chegar ao Brasil e de onde ele será enviado. Obrigada
    Deborah
    Parabens, estou sempre aprendendo com seus belissimos textos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deborah, fez bem. Embora vá haver uma edição USGames, a edição especial é singular.
      Você vai amar.
      Olha, o meu demorou dois meses para chegar. Dói ler isso, mas é verdade, demora muito, mesmo o Ciro sendo célere na postagem.
      Muito obrigado pelo carinho!

      Excluir
  5. Parabéns pelo texto e pelo livro que já comprei !!!O caminho ainda é longo ,mas com certeza o Petit tem sido conduzido por mãos dedicadas, competentes e amorosas com as suas .Nós e ele estamos em ótimas mãos !! Bjusss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu anjo, novamente, obrigado! E, por favor, diga o que achou do livro, qualquer dúvida ou comentário, estamos aqui.

      Excluir
  6. Saudações, caro Emanuel!Grata pela profundidade e clareza do texto e pela oportunidade de ler comentários tão pertinentes e informativos. Bom demais! Bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leni, muito obrigado pelo carinho! Sigamos em frente!

      Excluir
  7. Querido amigo, verdadeiramente uma aula sobre o assunto, quanta riqueza de conhecimentos tão compartilhados... É como eu digo, quem divide, multiplica. Lendo seu post não pude deixar de pensar em como o papel do intérprete é fundamental, a sua sensibilidade, a sua capacidade de entrar em contato com esferas e dimensões diferentes torna o processo verdadeiro. Para além da aparência das cartas, vale o coração e as mãos que as seguram.

    Uma semana iluminada!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paula, minha querida, que honra te ter por aqui!
      Faço minhas suas palavras: "quem divide, multiplica". Estou muito feliz, por ver essas palavras na prática, pelo seu sucesso. Desejo que você cresça cada vez mais e nos brinde com suas receitas maravilhosas sempre!
      E, novamente suas palavras: "para além da aparência das cartas, vale o coração e as mãos que as seguram".

      Levo essas palavras para minha vida.

      Muito obrigado!

      Excluir
  8. Emanuel, lindo post! De fato, não há como não se encantar com o trabalho do Ciro. E obrigada pela força, carinho e respeito ao meu trabalho, e sobre o livro é "O Manual da Cartomante" da Yllema Hormazabal, é uma obra que aborda uma cartomância bem tradicional, fora do padrão Le Petit Lenormand.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Socorro! Seu trabalho é fundamental para o desenvolvimento do Lenormand no Brasil, pelo seu empenho em tornar acessíveis a nós baralhos difíceis (e caros!) no país. Só tenho a agradecer.
      A sua indicação é preciosa. Preciso ler.
      Um beijo!

      Excluir
  9. Lindo post Emanuel! De fato, é impossível não se encantar com o trabalho e a arte do Ciro que ao meu ver vai buscar inspiração numa dimensão que fica entre a fantasia e a realidade. E da mesma maneira quando você escreve sobre o universo do Tarot, com este texto você nos convida a penetrar na dimensão rica em simbolismo e arquétipos do Petit Lenormand. Parabéns meu querido! E muitíssimo obrigada pelo carinho, respeito e reconhecimento ao meu trabalho.Bjos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A ideia é essa, Socorro. Vamos mergulhar no oráculo. Vamos a fundo.
      Carinho mais que merecido, e você sabe!
      Um beijo!

      Excluir
  10. Ah! E sobre o livro é "O Manual da Cartomante" da Yllema Hormazabal, a autora aborda uma cartomância bem tradicional, fora do padrão Petit Lenormand... Bjos!

    ResponderExcluir
  11. boa tarde emanuel, curti muito o seu post. gostaria da sua ajuda. eu fui no site do ciro marchetti porem ele nao tem mais o gilded lenormand disponivel. voce sabe onde eu posso encontrar?
    aguardo sua resposta.
    tenha um exelente dia!
    abração

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Na dúvida sobre qualquer baralho, sempre consulto a Priscilla Lhacer, ela nunca me faltou quando o assunto é baralho. De qualquer forma, já foi confirmada pelo autor uma edição pela US Games. Agora, é só aguardar, eu também quero.
      Forte abraço!

      Excluir
  12. Eu gostaria muito de poder adquirir esse deck de 43 cartas. Gostei muito desde o momento em que bati os olhos nele no Facebook, através da amiga Odete Lopes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredito que você ainda consiga adquiri-lo com a Priscilla Lhacer ou com o próprio Ciro. Mas ele está com data para acabar, mesmo...

      Excluir
  13. Aguardarei, mas eu gostaria de poder obter o deck de 43 cartas, a edição especial. Mas não sei onde, como e quanto é, rsrs

    Salamanca

    ResponderExcluir
  14. Caracolis, que baralho lindo. Onde posso comprar um desses?

    ResponderExcluir
  15. Caracolis, que baralho lindo, onde posso comprar um desses?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Atualmente, não sei. Por gentileza, entre em contato com a Priscilla Lhacer, no link ao lado do Amor, o Próprio. Ela saberá como proceder.

      Excluir
  16. Emanuel,
    Me esclareça uma dúvida, por favor...
    Para jogar mesa real com esses decks que possuem mais de 36 cartas, usa-se somente as 36 ou todas as cartas ( neste caso as 43)?

    Ivy

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa pergunta. Na verdade, eu não uso essas cartas, portanto não tenho opinião formada. Mas posso fazer alguns testes e informar você.
      Um abraço!

      Excluir
  17. Gostaria de saber como comprar o baralho de 43 cartas obrigada se possível responder para e-mail. aiculanuk@hotmail.com . Obrigada Optchá

    ResponderExcluir

Quando um monólogo se torna diálogo...