quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

A Aventura do Herói em sua Autodescoberta: O Eremita.


Olá pessoal. Vamos agora dar mais um passo na caminhada do Herói. 
Só que esse passo é para trás.

Eremita
Ancient Italian

Um eremita é um indivíduo que, usualmente por penitência, religiosidade, misantropia ou simples amor à natureza, vive em lugar deserto, isolado. O Eremita do Tarô tem dessas coisas. Ele é péssimo para ensinar, exceto pelo exemplo, e péssimo para aprender, exceto pela experiência. E não, ele não procura companhia.


O Eremita precisa experimentar. Nesse passo, o Herói está normalmente sozinho. Ou busca a solidão. Ou foge. Não importa como; ele irá se deparar com a necessidade de pensar com sua própria cabeça. Caminhar com seus próprios pés. No Arcano anterior, dispusemo-nos a julgar a nós mesmos. Aqui, assumimos a nossa culpa.
A culpa é uma das facetas da responsabilidade. Mas, enquanto podemos oferecer responsabilidades para os outros e seguirmos nossas vidas sem maiores problemas, só podemos assumir culpas. Outorgar culpas é sinônimo de problemas. Durante um certo tempo, soa convincente dizer que você não está no melhor dos seus dias devido a alguém. Mas, depois de um tempo... Não, você não está bem porque você não quer.
E a experiência do Eremita virá, de um jeito ou de outro. Ou porque você se isola, ou porque é isolado. Ninguém gosta de reclamações o tempo todo. Ninguém tem tempo para consolar os outros o tempo todo. Ninguém tem disposição para isso... A menos que esconda algo pior para si.
Porém, ao reconhecer a própria culpa, a própria parcela de responsabilidade sem desculpas, o Herói mergulha no silêncio. Não há ninguém a culpar. Não há ninguém a recorrer. E, nesse momento, e por um momento, se é completamente livre, para além da vida e da morte.
Reparemos nos elementos do Eremita: o manto, o cajado, a lanterna (ou a ampulheta, conforme alguns baralhos históricos): todos são elementos externos, que pouco ou nada tem a ver com o interior do Eremita, senão como auxiliares. São suas pernas que caminham, com o auxílio do bastão; são seus olhos que veem, com o auxílio da lanterna; é seu desejo passar incólume, com o auxílio do manto.
A lanterna, o manto, o bastão, estão fora como a Verdade - que só é descoberta e entendida com o distanciamento.
Se você tirou essa carta na posição da Separação, se sentir diferente não te faz diferente. Veja ao seu redor o que tem ocorrido para que você sinta o afastamento. Não é agradável, mas trago amargo também cura. Se você tirou na posição da Iniciação, veja como você chegou ao estado em que está. E assuma sua culpa. Foram seus passos que te trouxeram até aqui. Se você tirou essa carta na posição do Retorno, saiba que você já aprendeu - e muito! - com a experimentação. Que tal oferecer ao mundo seus dons?

Os exercícios propostos e a bibliografia utilizada estão em um arquivo PDF. Para baixar, clique aqui. Caso queira conhecer outras versões dessa carta, clique aqui.

7 comentários:

  1. na sua explanação me senti conversando com o Eremita, mas vou ser sincera ele me incomoda rsarsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi RO!
      Eu também não o tinha entre as minhas cartas favoritas, não. Na verdade, é digno de reserva quem se identifica com o Eremita, por isso o estranhamento inicial. É justo.
      Mas como todas as cartas, a experiência dele é fundamental... e quanto antes a aprendemos, antes a superamos....
      Beijos!

      Excluir
  2. This piece of writing will assist the internet people for building up new weblog or even a weblog
    from start to end.

    Review my weblog :: Auto Click PTC Sites

    ResponderExcluir
  3. Helpful info. Fortunate me I discovered your website unintentionally, and
    I am stunned why this accident didn't came about in advance! I bookmarked it.

    my website; how to breed in dragonvale

    ResponderExcluir
  4. I tend not to leave a lot of comments, however i did some
    searching and wound up here "A Aventura do Her�i em sua Autodescoberta: O Eremita.".

    And I do have 2 questions for you if it's allright. Is it only me or does it give the impression like some of these remarks appear like they are coming from brain dead individuals? :-P And, if you are writing at other social sites, I'd like to follow everything new
    you have to post. Could you list of every one of all your community sites like your Facebook page,
    twitter feed, or linkedin profile?

    Here is my webpage adult video Games

    ResponderExcluir
  5. I think this website has some real good info
    for everyone :D. "We rarely think people have good sense unless they agree with us." by Francois de La Rochefoucauld.


    My homepage ... hack a twitter account

    ResponderExcluir
  6. No matter if some one searches for his required thing, thus he/she
    desires to be available that in detail, therefore that thing is maintained over here.


    Feel free to visit my web site castleville

    ResponderExcluir

Quando um monólogo se torna diálogo...