quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Blogagem Coletiva: Meus cheiros preferidos.


Eu me perfumo para intensificar o que sou. Por isso não posso usar perfumes que me contrariem. Perfumar-se é uma sabedoria instintiva. É bom perfumar-se em segredo.

Clarice Lispector



Aceitando a proposta do blog Café Entre Amigos, vou falar hoje dos meus dez cheiros preferidos. Mas, além disso, ou talvez por isso, falemos também de cartomancia. Afinal de contas, conforme a proposta do blog, “o sentido do olfato é o mais sensível e especializado de todos os sistemas sensoriais, é que parte do nosso cérebro é responsável pelo sentido do olfato (chamado sistema límbico) que controla as emoções e memórias, por isso, às vezes, ao sentirmos o cheiro de algo, imediatamente uma lembrança, seja da infância ou de alguma época, imediatamente vem à tona.” E, quem conhece seus sentidos, encontra nas cartas outras respostas. Mais completas, talvez; mais complexas, certamente.
Dez cheiros, certo. Relacionados à Cartomancia. Vamos lá. 

1. Cheiro de baralho novo. Imbatível. Aquele momento em que você rasga o fitilho e o papel passa a ser ferramenta e atitude. Um momento único para cada baralho.
2. Cheiro de baralho velho. É, outro cheiro imbatível, talvez melhor que o cheiro de baralho novo. O baralho surrado, suado, vivenciado e utilizado por anos tem um cheiro específico que, ainda que seja uma mistura de suores, não é nem de longe ruim como as palavras levam a crer. É um cheiro rico, de mãos que se entrelaçaram em destinos ilustrados por aquelas cartas. O mais curioso é que, entre os baralhos que tenho e baralhos de conhecidos, não necessariamente cartomantes, o cheiro é o mesmo – um baralho de bar, de truco, cheira idêntico a um baralho de Tarô surrado pelo uso.


3. A série Tarot, da D & G. Eu tive a oportunidade de experimentar o Le Bateleur, que é o meu perfume escolhido entre todos (na verdade, não quis nem experimentar os outros, inspirei Le Bateleur e não quis saber de ter opções). Confira as fragrâncias aqui.


4. Cheiro de livro novo. Abrir um livro é sempre uma experiência rica. Quando o livro é novo, a assinatura da tipografia ainda está ali, aromatizada. É algo único.


5. O Perfume, de Patrick Süskind. Quem não leu esse livro, precisa ler. Ok, o filme é maravilhoso e faz jus ao livro, ipsis litteris no que concerne ao enredo. Mas a experiência de “cheirar” algo através de uma descrição literária é algo fantástico. A descrição que o autor faz do cheiro humano faz todo o sentido. Dá para “sentir” o cheiro enquanto lê.
"... as pessoas podiam fechar os olhos diante da grandeza, do assustador, da beleza, e podiam tapar os ouvidos diante da melodia ou de palavras sedutoras. Mas não podiam escapar ao aroma. Pois o aroma é um irmão da respiração - ele penetra nas pessoas, elas não podem escapar-lhe caso queiram viver. E bem para dentro delas é que vai o aroma, diretamente para o coração, distinguindo lá categoricamente entre atração e menosprezo, nojo e prazer, amor e ódio. Quem dominasse os odores dominaria o coração das pessoas."
O Perfume | Patrick Süskind. 

Para quem gosta de ler em inglês, temos um link aqui, ou então, vale a pena dar uma garimpada na Estante Virtual.
6. O Vaporizador de ambientes Protect, do Atelier Nivia Peggion. As fragrâncias masculina e feminina são impactantes. Recomendo veementemente.
7. Incenso. Ok, não é algo fundamental numa leitura cartomântica, mas quando o aroma se eleva, a relação fumaça/aroma nos enleva. Cria, evidentemente, uma atmosfera que permite um melhor desenrolar da consulta. E, reconhecendo a função e a atribuição dos aromas, acabamos por gerar um efeito benéfico no consulente para além daquele proposto pela consulta.
8. Café. Para mim, o aroma suplanta o sabor. É sério. Eu cresci em uma casa a um quarteirão de uma torrefação de café. Toda manhã, o aroma do café torrado tomava conta do bairro, e eu era envolvido em todo aquele aroma, tomando o sol da manhã. Indescritível.


9. Ramalhete de Flores. Não é mais tão convencional quanto deveria ser, e eu ainda prefiro cultivar a cortar flores. Mas o aroma de um ramalhete é algo singular. Assim como a felicidade que a carta 09 do Petit Lenormand traz.
10. Velas de cera de abelha. Ah, se não fossem tão caras... Mas são maravilhosas. Deveríamos acender uma vela de cera de abelha pelo menos uma vez na vida.

E você? Quais são os seus cheiros favoritos?
Abraços a todos. E um cheiro.

35 comentários:

  1. Emanuel gostei demais do seu post, cheiro de livro novo eu não coloquei no meu post pois não dava eram somente 10 itens, agora fiquei com inveja de vc kkkk morar perto de uma torrefação de café...eu ia endoidecer amoooo demais esse cheiro por mil motivos e lembranças boas, no item ramalhetes eu concordo prefiro cultiva-las, mas em nada desmerece o cheiro que as flores nos causam..enfim, uma postagem muito interessante e gostei das dicas do livro e link vou conferir.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Patricia! Eu pensei em trocentas possibilidades - sou muito olfativo, imagina os inúmeros aromas de uma cozinha e o quanto mexem comigo - mas tentei me concentrar na leitura cartomântica, apenas. E olhe quantos cheiros! Muito obrigado pela visita, esteja sempre em casa. E sim: leia O Perfume. Um dos meus livros favoritos, para sempre.

      Excluir
  2. Meus cheiros favoritos: livro novo, baralho novo, baralho usado, livro usado adoro. Cheiro de goiaba, lembra minha avó que sempre esperava seus netos com 1 delicioso doce de goiaba na hora do lanche. Muito bom!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Regina! Eu tenho problemas com livros velhos, atacam minha rinite! Mas ainda assim, o cheiro da oxidação é algo inenarrável - aqueles papéis amarelecidos, quebradiços, tem um cheiro muito próprio, pena que não posso com eles!
      Goiaba é coisa linda de Deus! Fazer doce, geleia, rocambole... Nham!

      Excluir
  3. Muito bom tem cheiros que citou que não conheço ainda, uma ótima blogagem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Maria Eduarda! São cheiros que me acompanham na minha jornada cartomântica. Espero que tenha a oportunidade de experimentá-los!

      Excluir
  4. Incensos me atraem!Canela, cravo, arruda, rosas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, Augusto, a lista é grande do lado de cá: rosas, sândalo, menta, canela, cravo, cardamomo, pimenta, violeta, jasmim, flor de laranjeira, palmarosa, alecrim... Interminável!

      Excluir
  5. Ótima participação na BC! Os aromas esotéricos me atraem muito!
    bj Sandra
    http://projetandopessoas.blogspot.com.br//

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sandra! Se não me engano, foi no seu blog que vi a blogagem. Sigo porque seu conteúdo é muito bom! Seu blog é muito bacana! Abraços!

      Excluir
  6. Adoráveis as suas escolhas, querido! Só faltou mesmo o cheiro de anúncio de chuva. É o perfume da pele da Imperatriz. beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Edy, não tem nada melhor para mim do que chutar enxurrada depois de uma chuva de verão. Nunca serei adulto o suficiente para deixar de fazer isso.
      E de fato é o cheiro d'Ela.
      Um beijo!!!

      Excluir
  7. Adoráveis suas escolhas, querido! Só faltou mesmo o cheiro de anúncio de chuva. É o aroma natural da pele da Imperatriz. beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, claro, quase me esqueço: aquele cheiro elétrico do pré-chuva é imbatível. É mágico. Um beijo!

      Excluir
  8. Meu querido e inspirado, inspirador amigo... feiz em saber que os aromas do Atelier fazem parte de tua lista, em especial porque na mesma proporção que vc é um cara que enxerga e ouve com o coração, no olfato não serias diferente :-)
    Alguns aromas de minha preferência: Sabonete preto da Phebo, me traz a lembrança as gavetas de minha avó Carolina, que os usava para perfumar as roupas de cama e banho. Agua pós barba do veado de ouro, todos os meus amores antigos a usavam, avôs, pai, primeiro namorado, rs. Cheiro de tinta de impressão, gráfica...ao sentir o cheiro que saia de uma Solna bicolor e seus tinteiros decidi que eu seria o que sou hoje. Cheiro de flor de laranjeira e Angélica, que emanavam de meu buquê de casamento...enfim o aroma para mim está ligado intimamente a "causos" e pessoas. Lindo texto amigo, beijos enormes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tem como não fazer, amada Nivia. São mágicos. Intensos. E poderosos. Causadores de sensações ímpares.
      Estou usando o spray com todo o apreço, para que ele dure o suficiente - nem mais, nem menos. Sem dosar para menos, o que faltaria à sensação; sem dosar para mais, para que o tenha pelo tempo certo.
      Seus cheiros me são familiares também! Cheiros de lembranças felizes...

      Excluir
  9. Oi, Emanuel

    Adorei a temática de seu blog.. . o Tarot me encanta demais. Amei saber de seus aromas favoritos, além de serem diferentes, são bem inspiradores e inusitados. Vc citou alguns que nunca os tinha percebido.

    UM grande abraço e um cheiro grande.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sheyla! Esteja sempre à vontade para passear por aqui.
      Um grande beijo!

      Excluir
  10. Nossa sua sensibilidade é impar meu amigo!!! aqui do meu lado os cheiros que me lembro é de alho e cebola sendo refogados, é sentir este cheiro e ficar perto de minha mãe, de madeira antiga vou correndo pra casa da minha avó e o perfume TAROT masculino da Natura a cara do meu pai... incensos nem me fale me sinto envolvida completamente por um clima místico e isso me agrada, rsrsrsr
    bjs no coração !!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredita que eu nunca experimentei esse perfume? Todo mundo fala sobre, mas eu nunca tive a oportunidade de o "farejar". Vou procurar, ele ainda existe, não é?
      Um beijão!

      Excluir
  11. Quantos cheirinhos..
    Também adoro cheiro de café, me lembra minha vózinha..

    Um super beijo e um dia mais que lindo viu?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Eu tenho esse cheiro de café como um dos meus favoritos - aquele café recém torrado, ainda quente no pacote, inspirando o desejo por uma xícara e por uma conversa... É imbatível!
      Beijos e lindos dias! Esteja sempre à vontade para passear por aqui!

      Excluir
  12. Cheiro de livro novo é inebriante! Também faz parte da minha lista!
    Li e assisti O Perfume. Recomendo a todos!
    Concordo que o cheiro do café supera seu sabor.
    Um bj e um cheiro!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A lista de livros por ler que está sobre a minha mesa já tem um metro de altura! Cheirar já cheirei todos, mas e ler? Cadê tempo?
      A gente deveria ter duas vidas: uma para ler, outra para viver...
      Um beijo!

      Excluir
  13. Aqui realmente foi diferente de tudo que já li até agora. Na verdade não achei uma lista mas sim, explicações convincentes para os apreciadores. Valeu!

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa, obrigado, J Araujo! Fiquei muito feliz com seu comentário. Um abraço!

      Excluir
  14. Oi, Emanuel! O que acho mais fascinante quando venho aqui é a maneira como fala sobre suas cartas, tenho certeza que mantém uma linha forte de comunicação com elas. Concordo que flores são para serem cultivadas e não cortadas, mas receber um ramalhete de quem amamos de vez em quando é bom demais! Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi meu anjo! Sim, eu sou apaixonado pelo que faço. É mais que uma tatuagem. Verdade, um ramalhete tem o seu poder. Pena que o seu significado foi se esvaindo com o tempo. Mas quando que presenteio com flores, opto por um vaso. Ali existe vida. Em construção.
      Um beijo!

      Excluir
  15. Minha mãe sempre acendia vela de cera de abelha que minha avó ensinou ela fazer, vc me trouxe belas recordações hoje.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa, Jorge, que bom que despertei essa sinestesia em você. E que ela lhe traga bênçãos. Forte abraço!

      Excluir
  16. Oi Emanuel!!!! Eu também aceitei a proposta do café entre amigos... é bom olhar os blogueiros de plantão falando dos gostos dos cheiros. Olha depois de muito quebrar a cabeça consegui te seguir viu??? Bjaum :D

    ResponderExcluir
  17. O café é imbatível muito boa a lista alguns ainda não conheço mas vou ver.

    ResponderExcluir
  18. Emanuel, adorei seu post! Aliás, tanto quanto seu livro que acabei de ler: o "Conversas Cartomânticas". A maioria do TOP Ten que vc postou bate com o meu Top Ten!rsrsrsr. O cheiro de baralho velho eu ainda não conheço muito bem, pois comecei meus estudos há uns 3 anos somente. 1-baralho novo; 2-café com pão c/ manteiga (cheiro de aconchego; 3- cheiro de jasmin da ìndia (ou Madagascar.... hummm... é tudo de bom!; 4- livro novo; 5-barriga de gato (delícia!!!); 6-planta incenso (ou mirra, como conhecemos por estas bandas); 7- incenso; 8- rosas; 8- arruda; 9- água de rio; 10- maresia. E obrigada pela dica da vela de cera de abelhas... nunca senti essse cheiro!! Deve ser maravilhoso!! Brigaduuu!! Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Márcia! Fico muito feliz mesmo de você ter gostado do meu livro. Que ele possa ser útil à sua jornada - ele, definitivamente, é parte da minha.
      Sério, compre uma vela de cera de abelha. Pelo menos uma.

      Beijos!

      Excluir
  19. Ahhh, amo "O Perfume"!... Falo agora daqui com vários óleos essenciais espalhados por perto, odores de outras vidas, perfumes que me fazem sorrir... Amo. <3

    ResponderExcluir

Quando um monólogo se torna diálogo...