terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Conversas Cartomânticas: Luciana Lebel e o Tarô Memes


Tarô Meme by Luciana Lebel

Olá pessoal. Pouco tempo depois de eu entrar para o Facebook, dei de cara com o Tarô Meme. Foi identificação imediata. Quando vi o Arcano VII, meu arcano regente, por sinal, me identifiquei de tal feita que se tornou meu avatar. E estava há tempos querendo bater um papo com a idealizadora, Luciana Lebel. Havia a conhecido pessoalmente na Mystic Fair Rio, mas não tivemos tempo de conversar muito. Uma lacuna que pretendo sanar em breve, mas para tal intenção, esse bate papo é um primeiro passo.
O Tarô Meme é para pensar. Para pensar em transculturalidade, em contemporaneidade, em conexão psíquica e acepção dos significados. Open your mind. Have a brave new world.


1.Fale-me um pouco sobre você. Qual é a sua formação? Como surgiu o Tarô na sua vida? Qual é a linha de raciocínio que você segue em suas interpretações?
Sou Luciana, tenho 33 anos, carioca, formada em publicidade e psicologia. O tarô está na minha vida faz uns 15 anos, mas ele surgiu ainda antes quando meu pai não me permitia tocar no baralho dele, porque não era coisa de criança. Porém, claro que isso me deixou mais curiosa e depois acabei entrando em contato com o tarô através de revistas, feiras esotéricas, pessoas do meio, o que me levou a querer estudá-lo e investir em livros e cursos. 
A minha linha de raciocínio na interpretação do tarô geralmente segue um modo mais terapêutico, conceitos da psicologia se mesclam, como também tem o lado da previsão.

2. Como surgiu a ideia do Tarô Meme?
As redes sociais, especialmente o Facebook, fazem parte do cotidiano da grande parte das pessoas. Apesar da origem dos memes que conhecemos vir do 4chan, isso se espalhou por toda a rede, nas mídias sociais, em sites de entretenimento. Foi uma expansão viral, o que parece demonstrar que tais expressões ilustrativas transmitem de modo rápido nossos pensamentos e sentimentos. Além disso, são uma piada! Quando você entende e ri de uma piada, é porque de algum modo quase telepático aquilo fez sentido, está incorporado. Os memes apesar de parecer apenas um desenho tosco, dizem tudo de um modo muito objetivo e divertido. Eles são como um palavrão, demonstram de uma vez, sem eufemismo. 
Além disso, as expressões faciais do ser humano já surgem desde que somos bebês, existe algo de arcaico nisso, por isso talvez os memes atinjam rápido o alvo e humanizem um meio onde a comunicação pode ser dura como a internet. Muitos deles são derivados de rostos de celebridades e situações comuns, o que deixa tudo muito mais engraçado, afinal, mazelas e alegrias nos unem.
E então, na convivência com este mundo virtual e jogando cartas, lembrava dos memes, ficava imaginando os personagens dos arcanos - cuja expressão é em grande parte Pokerface - se eles pudessem expressar uma cara, qual seria?E qual cara teria mais relação com o conceito desta carta? Então, fui testar!

3. A proposta é contemporânea e, como tal, facilmente inteligível para quem conhece os significados propostos para os memes. Você acredita que o inverso é verdadeiro, ou seja, a partir dos memes é possível entender o processo cartomântico e simbólico?
Se a pessoa conhece os memes, acredito que ela entenderá parte do afeto envolvido no arcano. Acho que oferece uma ponte, mas os arcanos podem ser mais profundos e o meme mostrar apenas uma faceta, uma característica da carta, deixando ainda um monte de sentidos para se descobrir. Por exemplo, coloquei Forever Alone para o eremita, mostrando o aspecto “sozinho”, daquele sujeito que se sente isolado e que sempre confunde se estão chamando ele, ou outra pessoa atrás dele. Mas tem uma série de outros significados além de solidão para o arcano do eremita como bem sabemos. Ainda sim, acredito ser possível que os memes ofereçam algumas sacações para o leigo. Alguma coisa ele vai captar!

4. Esse tarô é passível de utilização em uma consulta? Ou seria apenas para coleção?
Acredito que pode ser útil para consulta para quem já domina o tarô. No mínimo, gera uma consciência forte do tipo de postura que se está tomando e um momento de “rir de si mesmo”. É a função da comédia, nos dar um espelho do nosso ridículo e trágico. Então, se você tira uma carta gozando da sua situação, talvez você possa rir dela e contorná-la com o espírito de iniciante do bobo. Porém, reafirmando, o meme que escolhi para cada arcano reforça apenas uma faceta da carta. Em algumas delas, enxerguei mais de uma opção de meme. Um arcano pode ter outras caras.

5. A intervenção foi feita em cima de um Marseille. Seria possível manter os mesmos memes para outros baralhos ou o projeto é exclusivo para esse baralho?
Eu sou apaixonada pelo Marselhão. Amor antigo, foi meu primeiro, a gente nunca esquece. rs Ele tem ilustrações ao mesmo tempo toscas e ao mesmo tempo cheio de significados, e por isso achei que ele era perfeito para inserir os memes, visto que segue a idéia do traço simples e da imagem chapada com poucas cores. Mas claro, que é possível colocar memes em outros baralhos. Vai depender da estética de quem o fizer!rs

6. Existe plano de publicá-lo? (Eu compraria, rs!)
Não, na mais sincera realidade, eu fiz apenas por diversão. Você acha uma boa idéia publicar?rs Eu sempre estou associando tarô a imagens do contemporâneo. Na comunidade que administrava no Orkut, fiz um projeto coletivo de associar acontecimentos e pessoas com as cartas, tudo foi por votação e sugestão, onde surgiu então um outro baralho chamado Tarô Person@Como eu trabalho com artes gráficas, imagens, acabo realizando as pirações. Eu sempre estou vendo tarô em tudo.

7. Você pretende estender o projeto para os Arcanos Menores?
Acho que os arcanos menores do Marselha não dão muita margem, mas seria possível sim, apenas teria que criar uma padronização para isso. Mas no momento, não é algo que pretendo estender. Mas espero que todos possam se divertir com os arcanos maiores do Tarô Meme!

Gratidão, Luciana, pelo carinho e disponibilidade. E, claro: por esse baralho divertidíssimo!

Um comentário:

  1. Também adorei a ideia dos Memes e ri muito, uma forma de descontrair algo que parece tão sério quando estudamos e também de desmistificar e tornar além de engraçado , leve para os leigos. Se a Luciana lançar eu compro também rsrsrs. Ah minha carta preferida na verdade 2 o LOUCO e a LUA !!!

    ResponderExcluir

Quando um monólogo se torna diálogo...