sábado, 10 de dezembro de 2011

Conversas Cartomânticas: Marcelo Bueno e o Rei de Paus



Olá pessoal. Cá temos o Marcelo Bueno, um dos mais respeitados nomes do Tarô no Brasil, apresentando-nos o Rei de Paus. Essa figura enigmática por ser simples mostra seus meandros nas palavras do autor que, de forma magistral, mostra-nos pedacinhos desse Rei que é puro fogo e, por isso, intangível, dotados finalmente de tangibilidade cotidiana. É possível encontrar um Rei de Paus, ele não é lenda. Marcelo guia-nos nessa viagem.
Contatos com o autor: Zephyrus

Rei de Bastões
Alchemical

O curioso do exercício de uma blogagem coletiva é aparecer no meio do caminho – provavelmente, no final – sem saber ao certo como o conjunto das Figuras da Corte foi apresentado, o que se atribuiu à Corte de Paus e o que os companheiros escreveram sobre o resto da família – Pajem, Cavaleiro e Rainha. O que eu posso garantir é que agora as coisas vão esquentar. Se não for muito óbvio (ok, mesmo que seja), “pode vir quente que estou fervendo”.  
Diante de nós temos a expressão encarnada do elemento Fogo. Ele é Fogo em sua natureza, Paus, e Fogo na sua expressão, Rei. Estamos falando do aspecto maduro (porque é Rei) da motivação, da vitalidade, da expansão, da alegria e do poder (Paus).
O bacana da minha experiência em interpretações é que na maioria das vezes em que alguém apareceu como Rei de Paus a pessoa não se reconhecia assim, cabendo a mim o papel de conduzi-la para verdadeiramente “confiar no próprio taco”. Isso é interessante por dois bons motivos: o primeiro é que a pessoa, de modo geral, não se apresenta com um estilo Rei de Paus (ainda que um RP mal trabalhado); segundo, porque também não descrevo o Rei de Paus para que ela se espelhe nele.
Esta, por sinal, foi uma das duas perguntas sugeridas pelo Emanuel para a composição deste texto: “como é vestir a sua mascara, interpretar sua atitude, vivenciar sua influência?”.
De cara, digo que não há máscaras ou interpretações que se enquadrem neste aconselhamento, pois uma das características deste arcano é a autenticidade. Em outras palavras, não interprete nada, apenas seja você mesmo, com suas poucas qualidades e muitos defeitos. O comentário, contudo, é precipitado – como podem ser impulsivas as atitudes de qualquer figura da corte de Paus. Vamos começar direito.

Rei de Paus
Sephiroth

Como já escrevi, o Rei de qualquer naipe é uma personalidade madura. Não necessariamente madura por conta da idade, mas madura porque soube consolidar suas experiências, evoluindo a partir delas – lembrando Sai Baba, “não basta engolir, é preciso mastigar”. As Rainhas também são assim, mas os gêneros desempenham papéis diferentes. O feminino nutre e acolhe, enquanto o masculino põe limites e dá autonomia.
Reis de Paus são empreendedores, independentes, tecnológicos e visionários. Não são particularmente motivadores, no sentido de dar tapinhas nas costas e recorrer a palavras de autoajuda (mais fácil uma Rainha de Paus fazer isso), mas poderão servir de bom exemplo e adotarão a política do “aqueles que estiverem dispostos, que me sigam” – e será difícil alguém não aceitar o convite-desafio.
A liderança é inerente à sua personalidade carismática, lembrando que líder não é aquele que manda, mas aquele que inspira com sabedoria e entusiasmo (do grego en + theos, literalmente 'em Deus'). Como líder, também reconhece o talento de cada um e não delega nada que o outro não possa fazer – ainda que o delegado não saiba disso.
Esse Rei, assim como o elemento que representa, se espalha. A medicina chinesa ensina que o Fogo equilibrado é aquele que não excede a Água (que o domina) e é capaz de produzir a Terra, ou seja, ele precisa conhecer seus limites para não destruir tudo ao redor e usar a sua criatividade para tornar  solo fértil.
Vou me ater aos aspectos positivos deste arcano. Um Rei de Paus desequilibrado é egóico, exibicionista, fanfarrão, invasivo, autoritário, blá-blá-blá... Como estamos todos no Samsara, estes tipos pipocam aqui e ali com maior frequência, e isso tudo ocorre porque o indivíduo não está em contato com a sua verdadeira natureza.
Como ‘transpira verdade’ (a sua verdade, claro), pode ser muito sincero, o que é louvável, mas excesso de sinceridade (necessidade de autoafirmação, talvez) corre o risco de inclinar a balança para o lado da arrogância – e é bom estar atento a isso. De qualquer modo, trata-se de alguém confiável.
Em alguns momentos eu penso no RP como alguém que passou pelo ‘fogo da purificação’, o calcinatio alquímico, que elimina os desejos primitivos identificados com o ego para que o indivíduo se veja livre de medos e condicionamentos para adotar padrões mais amplos e flexíveis – o despertar de uma nova consciência, não no sentido estritamente espiritual, mas incluindo este aspecto.

Rei de Fogo
O Criador
Osho Zen

Espiritualidade, por sinal, é um tema sempre associado a este Rei, muitas vezes visto com um grande mestre. No Osho Zen Tarot, é dito que “existem dois tipos de criadores no mundo: um deles trabalha com objetos -- um poeta, um pintor, trabalham com objetos e criam coisas; o outro tipo de criador, o místico, cria a si mesmo”. Destaco esta passagem porque, particularmente, vejo o Rei de Paus mestre de si mesmo – o que é fantástico – mais do que mestre de outros.
Isso significa que tenho um avatar diante de mim? Muito provavelmente, não. Mas certamente é alguém a quem aconselharia descobrir mais da espiritualidade através de suas próprias experiências e impressões do que através da orientação de outra(s) pessoa(s).
E como lidar com esta criatura, seja no trabalho, no convívio social ou no afeto? O Senhor do Fogo tende a ser uma pessoa otimista, divertida, falante, cheia de insights e de energia. Se você teme os holofotes, não fique do lado. Se não está num dia de muito bom humor, pense duas vezes antes de se lamentar ou aparecer com a cara de coitado: talvez esta presença incandescente transmute as nuvens negras sobre a sua cabeça, mas pode ser que você queira alguém solidário no clima “ó dia, ó azar” e então poderá se aborrecer, pois todos os seus argumentos parecerão pequenos diante de alguém sempre disposto a lidar com os desafios – inclusive se ele resolver falar exatamente o que pensa a respeito da situação.
Dar espaço para um Rei de Paus é uma recomendação importante. Não tente controlar seus passos ou limitar seus movimentos. Se for para ser do contra, tenha argumentos consistentes e cuidado para criticar a ideia, não a pessoa – ainda que exista o risco dele achar que tudo é uma coisa só. Mas se for para levantar realmente uma crítica a respeito do seu comportamento, trate-o com polidez e olho no olho.

Rei de Paus
Dürer

A polidez não é só por uma questão de respeito que deve servir de base em qualquer relação, mas porque esta figura precisa trabalhar em si, muitas vezes, a cortesia e a civilidade para refrear o tom imperativo da voz e a tal inclinação para a arrogância que já citei antes. Se você aumenta a temperatura, esta personalidade inflamável poderá se tornar impulsiva e irracional, colocando tudo a perder.
Entenda também que se trata de um visionário (diferente de ‘sonhador’) e que muitas vezes nem ele mesmo saberá explicar o que se passa por sua cabeça. Lembrei-me de um diálogo com o dono de uma empresa. Ele queria saber a minha opinião sobre um projeto apresentado por um terceiro e que o sócio parecia muito favorável. Disse que achava tudo inconsistente e que o melhor era cair fora. Esta pessoa, no entanto, respondeu que até concordava comigo, mas que o sócio tinha uma ‘antena apurada’ para vislumbrar possibilidades onde ninguém  mais percebia.
E se este sócio não é alguém que identifico como Rei de Paus por vários outros motivos (me aproprio apenas deste momento), cito um legítimo na mesma linha de raciocínio: Steve Jobs, que criou gadgets como o iPhone e o iPad, não para atender uma necessidade do mercado, mas para criar esta necessidade e transformar toda uma cultura de tecnologia e relacionamentos.

Rei de Paus
Estensi Tarot

Enfim, dentre os 16 arcanos, foi muito interessante o Emanuel sugerir o Rei de Paus, que acabou virando conselho para mim também ao longo da semana. As cartas nem sempre estão sobre a mesa; elas também mandam recados de outra forma. Então, se o Rei de Paus apareceu no seu jogo, esteja preparado para o desafio, certo de que ele foi feito à sua altura, que o Universo conspira a seu favor e que a responsabilidade não é só com o que você faz, mas envolve o bem estar de outras pessoas.
Possam todos se beneficiar!

Cavaleiro de Paus
Tarô Iniciático da Golden Dawn

Nota do editor: Em alguns baralhos, como o Iniciático da Golden Dawn, os Reis são substituídos pelos Cavaleiros. Existem diversas possibilidades de análise dessa perspectiva; porém, em última instância, aplica-se tanto aos Reis quanto aos Cavaleiros os mesmos significados propostos.
Atenção: essa interpretação só é possível quando houver a carta do Príncipe substituindo o Cavaleiro original.

4 comentários:

  1. Começamos muito bem, heim? :-)

    Parabéns, mais uma vez, ao Manu por esta iniciativa incrível... E parabéns ao Marcelo pelo seu Rei de Paus... Eu senti a mesma coisa: escrever sobre a Rainha de Paus foi uma excelente oportunidade de vê-la em mim, já que várias pessoas conseguem enxergá-la em mim, mas eu, ainda, não... Mas olha que já estou começando a enxergar...rsrsrsrs

    Um viva ao tarot e sua incrível magia!

    beijos

    ResponderExcluir
  2. Deseo que esse Rei possa estar a nossa disposição no ano que vai entrar, em forma de aspectos adquiridos ou através de pessoas com essa persona.
    Um mestre sempre será bem vindo ainda mais no Ano do Papa!

    ResponderExcluir
  3. Maravilha! Composição feliz: o blog do meu amigo querido com um artigo do Marcelo que brotou do fundo da semente do conhecimento. Puro deleite. Sou grata. Sou grata. Sou grata.
    beijo
    Edy

    ResponderExcluir
  4. Confesso que desconheço sobre o tema.. porém hoje, passeando com meu cachor, encontrei uma carta Rei de Paus..na rua.. suja. e somente ela, nada mais por perto.
    Achei muito doido e vim pesquisar.. Curioso
    Abs!

    ResponderExcluir

Quando um monólogo se torna diálogo...