segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

...E quanto ao Baralho Espanhol? Alguém me ajuda?


Olá pessoal. Revendo algumas postagens, percebi que estou em débito com vocês, leitores. Não escrevi nada sobre o Baralho Espanhol. Mas, não se enganem, ainda não estou pronto para escrever.
Na verdade, gostaria de ouvir vocês. Algum de vocês joga o Baralho Espanhol, mesmo que para o Truco Gaudério? Poderíamos conversar a respeito? 
Pretendo comprar as duas versões que conheço: o Espanhol COPAG e o Espanhol Artha. Vou estudar para poder contrapor esse baralho ao nosso conhecido baralho de 52 cartas.
Apesar de já ter encontrado alguns significados online, parece-me releituras do que eu já conheço de  cartomancia com o baralho comum. Mas creio, claro, que hajam pequenas discrepâncias entre uma e outra, e é atrás delas que nós vamos. Atrás da singularidade desse oráculo.
Se alguém já conhece a metodologia, por favor, entre em contato para sabermos mais.
Abraços a todos.

14 comentários:

  1. Nossa, acho que vejo uma esperança para baralhos impressos no Brasil. A qualidade é boa?
    Bjokas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Pi. Já encontrei outros baralhos espanhóis por aqui. O baralho da Artha ainda não tenho, mas encontrei um Lo Scarabeo bem legal. E o da COPAG dispensa apresentações. Vou estudando e vendo no que dá. :)

      Excluir
    2. Eu comprei hj meu primeiro maralho espanhol da Artha e gostaria muito de um ajuda de como enteder melhor ele. Mas por enquanto estou gostando.

      Excluir
    3. Eu comprei hj meu primeiro maralho espanhol da Artha e gostaria muito de um ajuda de como enteder melhor ele. Mas por enquanto estou gostando.

      Excluir
  2. Oi, Emmanuel.
    Costumo jogar o baralho comum para "ler a sorte" e fico, muitas vezes, impressionado com as respostas que ele oferece. Agora comprei um baralho espanhol da Artha e estou analisando o significado das cartas. Pelo manual que acompanha o baralho vi que os significados variam bastante dos da cartomancia comum europeia. Também não há, no baralho espanhol, a figura da rainha, o que a meu ver gera um problema danado. Quando eu estiver pronto consagrarei esse novo baralho e vou passar a utilizá-lo. Vamos ver no que dá. E você? Já teve alguma experiência com as cartas de Espanha? Poderia indicar alguma obra a respeito do baralho espanhol? Fico imensamente grato por qualquer auxílio.
    Td de bom.
    C.L.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, C.L.
      Eu gosto MUITO do baralho comum. Muito MESMO. Mas não temos tradição aqui da leitura do baralho espanhol. A variação é gritante, não dá para usar os mesmos significados de jeito nenhum. Não ter a Rainha não é bem um problema - todos os significados femininos são transferidos para o Sota. Eu estou com alguns baralhos espanhois em teste, não tenho ainda o da Artha - pretendo adquiri-lo em breve - nem o da Lo Scarabeo, que também me interessa por demais. Uso um Fournier. Preparei um folheto de estudo para o baralho espanhol. Devo publicá-lo aqui em breve. Um abraço e sigamos trocando figurinhas!

      Excluir
  3. Oi, Emanuel.
    Agradeço sua resposta e vou aguardar o folheto de estudo que vc está preparando. Estou jogando o baralho espanhol utilizando (teste) um pouco dos significados da cartomancia comum (no que é cabível) e um pouco dos significados apresentados pelo manual que veio com o baralho da Artha. O resto deixo por conta da intuição, mas para tanto devo estar relaxado e bem concentrado, do contrário fica um pouco difícil. Curiosamente o resultado tem sido bom. Falta, é claro, mais estudo e mais treino e não desanimo. Informo também que comprei uma caixa de baralhos espanhóis feitos na China. Os desenhos lembram os da copag (lembram apenas, não são tão bons, mas dão para o gasto) e o preço é bem menor. Para treinar são excelentes. Deslizam facilmente pela mão. Agradeço pela atenção e receba meus parabéns pelo blog que, para dizer o mínimo, é excelente!
    Td de bom.
    C.L.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, C. L. Devo publicar pós volta da Confraria - dessa vez, sem falta! Está pronto há um tempo, mas esperei alguns amigos lerem para aprovarem, enfim, para que eu tivesse uma revisão.
      Você comprou um baralho, ou uma caixa de baralhos (possivelmente com doze)? Se for a última opção, adoraria trocar um com você.
      Obrigado pelos elogios. Sem a presença de pessoas lendo, o blog não seria o que é hoje. Eu tenho muito a agradecer aos meus leitores.

      Abração!

      Excluir
    2. Oi, Emanuel, td bem? Fico contente pelo manual sobre o baralho espanhol. Assim que for publicado vou ler e aplicar em meus jogos. Obrigado pela ajuda. E sim, comprei uma caixa de baralhos, com 12 unidades. Só informar o endereço que envio alguns para você. As lâminas deslizam muito bem pela mão. Eu gostei.
      Td de bom.
      C.L.

      Excluir
  4. Emanuel estou a espera do teu folheto sobre baralho espanhol. Obrigada e bom trabalho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Diana, ele vai sair, prometo! Pronto ele já está, será publicado pós Confraria! Beijos!

      Excluir
  5. Oi pessoal. Para quem não viu ainda, eu escrevi o livreto para o Clube do Tarô. http://www.clubedotaro.com.br/site/h23_17_espanhol.asp

    ResponderExcluir
  6. Sei alguns significados que consegui em outro site , mas nao sei as posiçoes de cartas , sei as do baralho comum , mas nao sei as do baralho espanhol , uso um baralho da COPAG

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Anônimo, oi pessoal.
      Publiquei o livreto no Clube do Tarô. Pode ser acessado no seguinte link: http://www.clubedotaro.com.br/site/h23_17_espanhol.asp

      Excluir

Quando um monólogo se torna diálogo...