sábado, 1 de agosto de 2009

O Golden Tarot, de Kat Black - Um outro nível de leitura das cartas


Continuando a importação de textos do meu antigo blog, gostaria de apresentar um Tarot muito bonito, o Golden Tarot, de Kat Black, editado pela U.S. Games Systems. Eu não possuo o baralho, comprei o livreto que o acompanha em um sebo. Esse Tarot foi desenvolvido através de colagens digitais - recortes trabalhados no editor de imagens. Aproveitando, Kat Black é webmaster, escritora e artista.Foram produzidos dois baralhos (links da Taroteca aqui, para a primeira versão, e aqui, para a segunda versão). Recomendo que analisem essas cartas tendo em mente o Rider Waite, pois este foi o primeiro baralho da autora, que ela considera inclusive "fácil de ler". Como ela diz nos agradecimentos, ela fez essa releitura do Rider Waite para ela, e agradece-nos por sentirmos interesse em seu trabalho. Particularmente, achei muito interessante o trabalho dela em relação à soma das cartas no jogo. Além de analisarmos as cartas individualmente num primeiro momento, e em conjunto, num segundo, podemos analisar também as cartas em relação à quantidade de cartas de mesmo número e mesmo naipe, que adicionam ao contexto total toda uma diferença. Esse sitema tem relação com o método desenvolvido por Etteilla e posteriormente por Papus. A quem tem o Tarot Adivinhatório, não será de todo desconhecido esse material, embora eu ache as considerações da Kat Black mais pertinentes e aplicáveis. O post original foi escrito em janeiro de 2007; tive esses dois anos para apurá-lo e ter certeza de que funciona a contento. Acho muito interessante a relação desse material com o Petit Lenormand, vale um teste!!!


Os Naipes


Mais de quatro cartas de Paus indicam possivelmente um novo emprego, trabalho ou negócio, uma nova empreitada, o início de um novo e criativo projeto, ou o início de alguma outra iniciativa na vida.
Mais de quatro cartas de Copas indicam tendência de viver num mundo de idéias, sentimentos e sonhos, indicando poucos fins. Encorajaremos o consulente, nesse caso, a ser prático e estabelecer ordem em sua vida. Num aspecto mais positivo, indica que o consulente é emocionalmente atento, intuitivo e tem um profundo senso de espiritualidade.
Mais de quatro cartas de Espadas podem indicar um mau agouro. Espadas é o naipe da guerra e da luta, e um grande número delas em um único jogo pode indicar que uma disputa ou confronto maior se aproximam ou está sendo tramado.
Mais de quatro Moedas podem indicar que o materialismo é dominante na vida do consulente, embora possivelmente mostre uma pessoa que não está dando o devido valor a seu lado espiritual.


As Cartas


Três Ases indicam dinheiro e sucesso. Quatro Ases indicam que existem forças positivas atuando no momento do consulente e na consulta.
Três Dois indicam a necessidade de revisão, estruturação ou reorganização. Quatro Dois indicam diálogo, discussão ou consulta.
Três Três indicam mentiras e decepção. Quatro Três indicam que uma resolução ocorrerá brevemente, ou que uma decisão é fundamental para o progresso.
Três Quatros indicam trabalho árduo. Quatro Quatros indicam, todavia, repouso e relaxamento. Um tempo para paz, quietude, reflexão e solitude.
Três Cincos indicam disputa, confronto ou discórdia no ar. Quatro Cincos, contudo, indicam regularidade e rotina.
Três Seis indicam ganho material. Quatro Seis indicam prazer.
Três Setes indicam um acordo que será feito em breve, um contrato ou uma aliança formada. Quatro Setes indicam desapontamento pessoal.
Três Oitos indicam atividade e por vezes viagem. Quatro Oitos indicam que importantes novidades chegarão em breve, ou que toda a informação necessária será encontrada rapidamente.
Três Noves indicam que uma importante mensagem chegará brevemente. Quatro Noves indicam que uma importante responsabilidade será colocada sobre os ombros do consulente.
Três Dez indicam comércio, compra, venda… Será interessante num futuro próximo. Quatro Dez indicam preocupação e stress devido a fatores materiais. Uma responsabilidade poderá ser colocada sobre os ombros do consulente – como com quatro Noves – mas desta vez o consulente tem que pesar muito bem os prós e contras antes de aceitar.
Três Valetes indicam a companhia de pessoas jovens. Quatro Valetes indicam idéias novas e frescas, uma mudança de planos e metas.
Três Cavaleiros indicam inesperadas novidades ou a questão terá uma finalização inesperada. Quatro Cavaleiros indicam a necessidade de ação rápida por parte do consulente. Há uma energia de urgência sobre a questão.
Três Rainhas indicam decepção por conta de uma mulher ou por mulheres. Quatro Rainhas indicam um provável debate prolongado.
Três Reis indicam que uma grande honra ou prêmio se aproxima. Quatro Reis indicam encontro com alguém de grande importância ou status.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quando um monólogo se torna diálogo...