sábado, 15 de março de 2014

Como criar um blog de cartomancia. Ou: dicas para quem quer começar [PARTE 1]



Olá pessoal. Essa postagem, na verdade, é um auxílio para quem quiser criar seu próprio blog de cartomancia. Um blog para cartomancia é algo tão lugar comum que é complicado obter conteúdo de qualidade para nossas pesquisas. Mas não precisa ser assim. E, como o blog não deixa de ser o portfólio do cartomante, é melhor não ter um blog que ter um blog ruim. Nesses quatro anos de blog, reuni algumas dicas, oriundas da minha experiência - daquilo que deu certo e daquilo que deu definitivamente errado - assim como dos blogs que sigo, e daqueles que deixei de seguir, no primeiro caso pela inspiração que me oferecem, no segundo caso pela ausência de conteúdo ou, pior, pelo plágio.
Espero que apreciem, e que lhes seja útil.

Conheça (bem!) a cartomancia a que propõe escrever. 

Sem essa, nem adianta começar. Falo MUITO sério. De nada adianta copiar o que está em livros ou em outros blogs, por melhor que seja o conteúdo. É interessante você viver um tempo a cartomancia antes de se propor a escrever sobre. E também não é bacana criar uma “colcha de retalhos”, ainda que no começo todos façamos isso. Comecemos do básico: qual baralho você utiliza no seu trabalho? É um Marselha, um Waite, um Baralho Para Ver a Sorte, baralho comum? O que você pode dizer sobre os desenhos, a organização, as cores, as formas..? Já falaram sobre isso antes? Cite. Quem veio antes de você não descreveu o suficiente? Aprofunde. Você percebeu um detalhe e não encontrou ninguém falando sobre isso? Você viveu alguma experiência com o Arcano, seja em um jogo, seja em uma meditação, que o marcou?
Escreva. Muito. 
Nunca é demais lembrar: Cópia, além de tudo, é crime.
Estou preparando uma bibliografia para acompanhar o blog. Para breve. De qualquer forma, cito muitas das minhas referências, de forma comentada, no meu primeiro livro: Conversas Cartomânticas: da escolha do baralho ao encerramento da consulta


Adquira material de qualidade para o seu trabalho.


Essa aqui é imprescindível. Quando falo de qualidade, falo de boa impressão, durabilidade, funcionalidade e especificidade. Por mais que possamos começar nossa jornada através de um "baralho de revistinha" - e foi assim mesmo que eu e mais um monte de gente começamos -  no momento favorável em que estamos, em que podemos contar com baralhos importados e nacionais pronta entrega, não há justificativa para usar baralhos de qualidade inferior. Colecionar, ok, mas trabalhar com um baralho inferior não agrega valor ao seu estudo nem ao seu trabalho. E, convenhamos, nada como usar um mesmo baralho por anos, sem que as cartas rasguem ou abram.

Sites de venda de baralhos que eu recomendo:

Amor, o Próprio. O trabalho da Priscilla Lhacer é impecável. Achou para mim baralhos preciosos e tem sido a melhor fonte de obtenção de baralhos da marca Lo Scarabeo. Venda pela internet, e nos melhores eventos do país.
De Keizerin Boutique. Loja da Socorro Van Aerts, excelentes baralhos europeus em pronta entrega, também. Adquiri os Lenormands mais preciosos da minha coleção com ela.
Coelestium. Pronta entrega de baralhos da US Games, assim como de outros elementos de magia cerimonial.
COPAG. Tarôs da AG Müller e Lenormands. O Baralho Para Ver a Sorte, o mais tradicional baralho Lenormand do cenário nacional, pode ser adquirido aqui.

Baralhos específicos:

Esmeralda Lenormand. O baralho mais surpreendente do ano. Adquira aqui.
Baralho da Maria Padilha. Desenvolvido por Eliane Artman, já está na sua terceira edição. Dentre os baralhos específicos, um dos mais encantadores e misteriosos oráculos que já pus a mão.

Leia blogs de Tarô, Cartomancia e afins.

É uma dica pari passu com as anteriores, mas possui sua razão de ter sido separada da primeira. Nem sempre a melhor ideia para um texto provém de alguém que trabalha com o mesmo assunto que você. Por vezes, eu achei referências a cartas que estavam quebrando a minha cabeça em blogs que não falavam absolutamente de cartomancia - por exemplo, temos os textos sobre macarrão, sanduíches e cartomancia. Mas, para eu ter certeza que era algo precioso para ser escrito, eu lia meus colegas para entender o que eles pensavam a respeito no momento, e se valia a pena escrever sobre. E ficava atento aos feedbacks, também, na seção de comentários.
Por outro lado, a gente aprende a escrever, lendo e escrevendo, nessa ordem. Então, ler outras pessoas do meio auxilia a escrevermos melhor. Cria-se um gosto estético, uma proposta, uma assinatura. Há quem escreva de forma poética. Eu prefiro escrever crônicas. 
Há espaço para todos os gostos. Mas é importante que você desenvolva um gosto pra chamar de seu.
Blogs que recomendo - são minhas leituras mais afoitas:

Blog de Tarô, Arieron Salik.
Tarô Virtual, Kelma Mazziero.
Tarô: leitura e escrita, Pietra di Chiaro Luna.
Café Tarot, Leo Chioda.
Zoe Tarot, Zoe de Camaris.
Via Tarot, Claudia Mello.
Zephyrus, Marcelo Bueno

De Lenormand:
LENORMANDO, Alexsander Lepletier
As Cartas Ciganas, Tânia Durão
Tzara da Estrela, Sonia Boechat

E, como única exceção - não é um blog, mas é uma das minhas fontes de reflexão mais efetivas dos últimos tempos - indico também a página do Facebook do Giancarlo Schmid. Dado nosso assunto ser blogs, abro essa única exceção. Evidentemente, porque vale MUITO a pena seguir.

Percebam que os blogs que citei - e que não são nem de longe os únicos que leio, mas são os que de fato eu leio mais - são completamente diferentes entre si, com propostas diferentes. Temos aqui blogs didáticos, explicativos, poéticos, imagéticos, vivenciais, experimentais. Isso porque eu só citei blogs de cartomancia - eu leio muitos blogs de variedades, também. É no cotidiano que encontro minha maior inspiração.
Todas facetas abordadas pelos autores dos referidos espaços são deliciosas, e eu tento explorar criativamente por aqui algumas delas. O Conversas Cartomânticas é um blog de conversas - com as cartas, com os leitores, com os profissionais - e, dentro dessa premissa, pode abordar todas essas perspectivas. Entendeu o que eu quis dizer com escolher bem uma identidade para o blog? Facilita muito as coisas, sobretudo quando você se propor a escrever algo diferente.

Atualize seu blog com regularidade. 

Perceba: regularidade, não frequência. A frequência é importante quando o conteúdo é de qualidade. Decidiu criar um blog sobre a carta do dia? Ok, a regularidade é importante, senão vira carta da semana, carta do mês, carta do bimestre... quando a proposta inicial era a carta do dia. 
Para um blog de cartomancia, postagens semanais são o ideal. Nem tão pouco que o blog fique parado, nem muito para que falte assunto. 

[continua...]

quinta-feira, 13 de março de 2014

Blogagem Coletiva Conversas Cartomânticas: 32. Katharina Dupont e a Lua.



Katharina Dupont é artista plástica e taróloga, idealizadora e realizadora do projeto Entremundos Tarot.
Contatos em seu blog.
Sigamos com ela.


Se eu tivesse que usar apenas uma carta para definir o significado da carta da Lua quando ela aparece em uma leitura seria esta:
     Silêncio

Um silêncio necessário, respeitoso e sagrado para ouvir aquela vozinha que , quase sempre, é sufocada pelo turbilhão mental  e pelas emoções tumultuadas do dia-a-dia. A nossa tão querida e famosa intuição.


Silenciando a mente, essa faladeira inconstante, damos vazão a lampejos de intuição e permitimos essa consciência interna nos guie através das sombras e dos caminhos tortuosos de nossas vidas e desta forma encontramos as soluções criativas para nossas perguntas. Sendo ela também do naipe de Copas nos mostra toda a emoção e sentimentos positivos da leitura .Evocando os aspectos do Sagrado Feminino ela é ao mesmo tempo a nutriz e a geradora da vida durante a Cheia, a jovem destemida e sedutora na Crescente e a sabedoria da Anciã na Minguante.Nossa herança mágica ou não, tudo aquilo que é nosso por direito vem através dos alvos raios da Lua.


Mas cuidado com a Lua ao lado da Serpente, um inimigo oculto está bem próximo de você, desperte sua visão interior e não se deixe enganar por sorrisos falsos!!
Então da próxima vez em que ver a carta da Lua lembre-se: mantenha sua consciência sem pensamentos para que sua voz interior diga o que tem que saber.

quinta-feira, 6 de março de 2014

Blogagem Coletiva Petit Lenormand: 31. Deborah Miranda e o Sol.


Olá pessoal. Estamos no último arco de cartas do Lenormand. Quem diria que chegaríamos tão longe! A sabedoria de tantas pessoas juntas construiu esse manancial de conhecimento, e novas parcerias e leituras certamente emergirão daqui.
Hoje contamos com a participação da queridíssima Deborah Miranda, falando de uma carta tão aguardada no jogo. Lembremo-nos, porém, que o sol não só aquece, como esclarece.
Sigamos com ela.



O sol, fonte de luz e de vida, todos os dias acorda para nos saudar. Às vezes fica escondido por detrás de nuvens claras, outros dias de nuvens escuras e densas, mas continua lá bem em cima a zelar sobre nós.

O sol é uma das cartas mais positivas do baralho cigano ou Lenormand que nos faz sentir filhos do amor divino. A força de sua luz nos impulsiona a buscar a superação e descobrirmos a grandeza do ser que somos atraindo a prosperidade, os êxitos e o amor. Com relação aos sentimentos, o sol esquenta este plano trazendo boa sorte e sucesso; um amor abençoado, quente e iluminado. Seu brilho traz para a vida do consulente a possibilidade de crescimento, de planos materiais bem sucedidos, traz harmonia e entendimento para os relacionamentos, prosperidade no campo financeiro, indica boa saúde, bons negócios e prediz vitórias. É uma carta que anula o negativo.


É um arcano com imenso poder espiritual, pois é uma carta relacionada ao orixá Oxalá, que é o pai maior dentre os orixás, o primeiro raio sagrado da umbanda, que trabalha em nós o sentimento de fé e religiosidade, vibra na cor branca e no elemento ar. Representa o crescimento, o desenvolvimento e a luz como centelha divina, a alma do consulente. Podemos enxergar as coisas melhor e ter a clareza que encontraremos saída para qualquer questão.


Palavras-chave: sucesso, vitórias, êxitos, prosperidade, realizações, crescimento, expansão, desenvolvimento, proteção, força, vitalidade, clareza mental, entendimento, superação.


Mensagem: "Que o sol esquente nossos dias e ilumine nossa caminhada com as bençãos de Oxalá!"

segunda-feira, 3 de março de 2014

A Desgraça e o Soldado dos Sibillas Italianos. Ou: Uma homenagem ao Ramon.

Neste Sibilla, o Fogo se faz presente na Desgraça, incendiando
o navio, e o Soldado, ainda que armado, descansa. 
Abordaremos outros pontos, aqui.


Olá pessoal. Faz muito tempo que não falo sobre o Sibilla por aqui, mas não é por falta de estudo não. Contudo, uma conversa que tive com meu amigo Ramon iluminou esse tema, entremeando duas cartas. Não é da minha natureza buscar significados iluminados para cartas difíceis - é mais fácil encarar a dificuldade de maneira realista e meditar sobre depois do que durante - mas, por outro lado, quando consigo encontrar esses lampejos de luz na escuridão, acho justo agregá-los ao significado aplicável da carta.
As cartas escolhidas para o texto de hoje correspondem ao sete de Espadas (a Desgraça) e ao dez de Espadas (Militar). Naipe de Espadas, na Cartomancia, raramente apresenta situações palatáveis, e é disso que falaremos, a priori. O fato de não serem palatáveis não as torna menos importantes. Ainda que amemos encontrar no oráculo referências agradáveis e alívio para as nossas preocupações, a função principal do oracular transcende o nosso conforto pessoal. A ideia principal é orientar, direcionar, preparar, antever, precaver, antecipar e, por isso tudo, encarar de forma mais consciente o que nos pegaria de surpresa. Por isso um naipe tão importante, e por isso meu posicionamento em não suavizá-lo demais. Prefiro um bom aviso, bem dado, que um mau conselho. Alguém discorda?
A carta da Desgraça acompanha bem, dadas as devidas proporções, a carta da Torre, do Tarô. Sobretudo por uma perspectiva iconográfica, temos a representação de uma construção sendo incendiada. No primeiro caso, o incêndio já ocorreu, e os Bombeiros estão efetuando seu trabalho. No segundo, capta-se o exato momento da descida do raio. 
Em ambos os casos, uma surpresa.
Sugiro, para ilustrar melhor meu posicionamento a respeito desse evento, a leitura deste texto aqui, que escrevi para o Clube do Tarô. Como disse, dadas as devidas proporções, em termos simbólicos podemos aproveitar algo dele nessa conversa. Na verdade, isso já abre espaço até para outra reflexão, em que temos que colocar lado a lado o que é o símbolo e o que é a estrutura que norteia a leitura desse símbolo - um tema para uma outra conversa, em momento conveniente.

Mas comecemos do que motivou essa postagem.


Um amigo meu, o Ramon, passou no concurso para o Corpo de Bombeiros. Está, nesse momento, em treinamento. Desde que eu o conheço, ele é a própria definição do Soldado: compenetrado com seus planos, compromissado com seus deveres, disciplinado com seus objetivos. Um exemplo para mim [que sou tão bagunceiro, rs].
Esses dias, conversávamos pelo Facebook, e ele me contava da sua rotina no quartel. Uma rotina, como o esperado, rígida, mas previsível. Todo o processo de treinamento visa a obtenção dos predicados para o enfrentamento da realidade. O Ramon vai salvar vidas. Deve, portanto, estar pronto para isso, física e psicologicamente. É um processo árduo de lapidação do corpo e da mente, que visa, sobretudo, estar pronto para o inesperado, porque, convenhamos, salvar vidas inclui colocar a sua própria em risco.

Uma das edições do Arte da Guerra.
Só eu que me encantei pela ideia de
um livro de bambu?

Eu acredito que muito do interesse pelos samurais e pelo código samurai que tenho visto recentemente, assim como a reinterpretação para o mundo dos negócios d'A Arte da Guerra, de Sun Tzu, tem a ver com a nossa falta de preparo para a dificuldade, uma arte que demanda um certo tempo para ser apreendida. Porque não somos devidamente treinados na escola - por vezes, observando os rumos que os estudos da área de Educação estão tomando, vejo cada vez menos possibilidade de isso acontecer - já que a Escola deveria ser o primeiro espaço de respeito a uma figura de autoridade que, a priori, não precisaria desenvolver um vínculo de afeto com nenhum dos seus educandos. O professor. Olhando para trás, sim, eu desenvolvi um vínculo forte com MUITOS dos meus professores, e isso foi muito importante para mim, como pessoa. Mas houveram aqueles com os quais não houve vínculo. E eles executaram muito bem o seu trabalho, independentemente de eu gostar ou não deles. Minha única consideração em relação a eles, nesse caso, era o respeito à sua posição e hierarquia.
Não aprendendo a lidar com a hierarquia na escola, temos de lidar de forma um pouco mais dura com ela na vida, aonde a competição não permite justificativas. Uma das frases mais dolorosas que ouvi foi de um professor, que, ao justificar o número de evasões de um dos cursos que fiz, disse: "esse é um curso de excelência. É saudável que nem todos se vejam levando a cabo esse curso." Foi uma das maiores inspirações para que eu o terminasse - ou desistia, ou finalizava, e manter coisas pela metade não me soa agradável. Agradeço a esse professor, em especial, por ter me apresentado a realidade da situação ao invés de me oferecer conforto emocional.
Mas aqui, no meu caso, era uma questão intelectual, motivacional.
No caso do Soldado, falamos também de preparo físico. 
De pouco adianta toda a motivação do mundo diante de um corpo fraco. Não é de todo negável que seja possível obter resultados pela perseverança, mas não são resultados fáceis e nem imediatos. Enfrentando situações de risco, não se pode contar apenas com a boa vontade. O sofrimento, a dor, o cansaço, a desmotivação, o desespero, tudo isso vem antes. Tudo isso vem no treino. Porque no momento correto, nada disso terá importância. Apenas o objetivo, apenas o dever.


E o dever, no caso do Corpo de Bombeiros - que está ali representado, no canto inferior direito da carta - é ser a força quando a tragédia enfraquece todos ao seu redor. Não é oferecer alento emocional, a priori; é erradicar a situação que gera o desespero. É ser rápido no salvamento e na manutenção da vida com os primeiros socorros. É garantir salvaguarda no momento em que o ambiente não é seguro. 

Aprendi com o Ramon sobre Cartomancia. A primeira lição provém d'O Soldado: o preparo é imprescindível. Existem prerrogativas e hierarquias a serem seguidas. Isso lapida o caráter e o corpo para o combate. Em palavras do próprio Ramon:

O equipamento de trabalho primordial do bombeiro é seu preparo físico. Quando estamos nas alturas, no rapel, seja em cima ou embaixo, dependemos COMPLETAMENTE da força que temos nos braços. Quando uma vítima estiver se afogando, tivermos de pular e dar aquele tiro de alta performance, é BRAÇO forte.

A segunda lição fica implícita. Disciplina garante o preparo para que nada seja tão surpreendente a ponto de não haver uma reação. E, claro, de forma estrutural no jogo, quando a carta da Desgraça sair, ficarei bem atento aos seus derredores para entender se o preparo é suficiente para encará-la.

Parabéns, Ramon. Nós, teus amigos, nos orgulhamos de você. E, particularmente, valeu pela aula de Cartomancia que, sem querer, você me deu. E pelas dez flexões que eu paguei em solidariedade, também.

quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Blogagem Coletiva Petit Lenormand: 30. Socorro Van Aerts e os Lírios.


Olá pessoal. Para quem não a conhece (leia-se, está fora do mundo real, rs!), Socorro Van Aerts é a maior fornecedora de Lenormands importados aqui pro Conversas Cartomânticas, quiçá para o Brasil. Profunda entendedora de Cartomancia e uma habilidosa praticante do Kipper, sem falar no quanto nos é querida, a Socorro vem hoje nos trazer sua sabedoria sobre os Lírios. 
Não tem um Lenormand AINDA? Confira o catálogo da Socorro, no De Keizerin Boutique.
Vamos com ela. 


O Lírio,  é uma daquelas preciosidades do mundo vegetal que traz em si um significado  dos mais profundos  para uma  Tradição cuja a realidade e o  simbolismo formou uma trama de uma longa história, aquela do mundo das plantas sobre a vida dos Homens.
Por conta de sua alusão à virgindade, à castidade e à  pureza, o Lírio é consagrado à várias deusas: Vênus, Juno, Oxum, Kwan Yin, Néftis.  Mágica por excelência, não foi por caso que os Reis da  França escolheram esta flor  como símbolo de sua monarquia. Na Idade Média, o Lírio fazia parte do grupo das “ervas virginais” (em contraposição às ervas alucinógenas, consideradas maléficas e demoníacas). 

Os latinos o denominavam  “Rosa de Juno” ( Hera na mitologia  grega). Segundo a lenda, Hércules ao ser amamentado pela deusa Hera, sugou com tanta força seu seio que gotas de leite cairam no chão, se tranformando no Lírio. Afrodite ao perceber a brancura incomparável da flor, por ciúme e despeito, fez surgir no meio desta um enorme pistilo, que muitos o denominam o  “verge de l’âne” ( traduzindo literalmente, o pênis do asno!), um detalhe tão indecente que a deusa Pudicitia, e igualmente Juno, jamais se atreveram a carregar um Lírio novamente. E por esta razão ele é também consagrado à Vênus Libentina e aos Sátiros.
A partir desta importante informação, podemos perceber o quanto nos tempos antigos o Lírio era tanto um emblema de virgindade como libertinagem, ainda que  a Igreja católica fez desaparecer gradativamente este caráter, restando apenas o lado virginal, casto e inocente.
Assim, a carta dos Lírios possui várias facetas, ambíguas por sinal, ainda que muitos a considerem uma carta bastante positiva: pureza, inocência, paz, o êxito, o amor verdadeiro, a paixão, mas também à tentação, à embriaguez, a perda da noção de limites, perda de controle, desejos reprimidos, falta de realismo, eis suas palavras-chaves.


Esta carta indica também que em algumas circunstâncias da vida precisamos confiar em noss Destino, se abrir para o futuro. Todos os aspectos negativos da vida podem ser neutralizados quando passamos a confiar em nós mesmos.
Não é sem fundamento que a tradição esotérica considera o Lírio como uma flor maravilhosa que abre o coração daquele que a utiliza a novos valores e concede um outro sentido a sua vida; ela ajuda também a colocar um termo a uma situação ( não importa qual !) para se começar do zero. O simples fato de ter um Lírio perto si de significa uma enorme proteção; dizem os antigos que ele afasta os fantasmas, o mal-olhado. E ainda é  uma proteção muito grande tê-lo no recinto aonde se pratica qualquer tipo de vidênicia, pois o Lírio purifica os centros psíquicos ajudando a  se desembaraçar das impurezas psíquicas, permitindo assim uma leitura clara e satisfatória.

quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Blogagem Coletiva Petit Lenormand: 29. Deborah Jazzini e a Mulher.



Olá pessoal. Hoje vamos encontrar a segunda Testemunha, apresentada pela Deborah Jazzini. Essa mulher tão amada, que sempre me traz coisas boas, nos apresenta uma faceta desse caleidoscópio cartomântico de forma magistral. Vamos com ela.
Ah! E, para quem não sabia, a Deborah é autora d'O Pulo do Gato, um livreto de consulta ao Lenormand maravilhoso! Brevemente falaremos dele por aqui, por isso não me estenderei por ora. 
Sigamos com ela.


Quem é essa mulher? 
Conforme a entonação da pergunta, podemos interpretá-la de várias maneiras. 
E a mais simples resposta é: Admiração.
A carta da mulher no baralho Petit Lenormand é uma mulher etérea que tem os pés no chão. Uma de suas principais características é pensar com o seu lado masculino e atuar com o seu lado feminino. 
Descrevê-la é uma tarefa árdua, pois a cada leitura, os significados são ampliados e ela fica cada vez mais rica e porque não dizer complexa. Interpretá-la é uma tarefa que requer observação. Seus significados podem ser transformadores, conforme o consultor assim conseguir passar para o seu consulente. Há o lado prático e ao mesmo tempo o lado ponto de interrogação, pois decifrar aonde os seus pensamentos alcançam, nossa mente as vezes não processa tanta informação.
Convido você a conhecer essa mulher, que é uma carta de infinitas possibilidades, agregando conhecimentos vivenciais e de pesquisa.
As cartas do Petit Lenormand, segundo a minha metodologia de estudos, classifico uma carta, com o Arcano Maior e menor, e ela é a representação de um Arcano Maior.

 Petit Lenormand - Carta Mundi

Essa mulher é de forte presença, inteligente, interessante, determinada e obstinada. É uma pessoa que não manda recado, ela simplesmente faz. Impaciente e muitas vezes até irritante, pois sabem quem são, e as  qualidades, que possuem. Da mesma forma que conhece seus potenciais, também tem consciência de seus defeitos, sendo o orgulho o maior deles. Um exemplo é a estilista Coco Chanel.


Em relação ao Arcano Menor, é o Ás de Ar (Naipe de Espadas), que tem o significado do  despertar para uma nova atividade intelectual e ou um novo projeto. Aqui trabalhamos as nossas crenças e os nossos padrões mentais, de uma maneira saudável e consequentemente resolvemos muitas questões. Representa o lado masculino de uma mulher o animus, que todas possuem, mas nem sempre sabem como lidar, chegar ao equilíbrio é uma arte, um trabalho árduo interno. Mesmo esta carta saindo para um homem, potencializa o lado mental do mesmo. 

Como podemos entrelaçar essas informações?  Da mesma forma que o masculino completa o feminino, aqui o feminino complementa o masculino, trazendo o equilíbrio de uma maneira harmônica. 
A personalidade que ela mostra externamente é  responsável e acredita no seu potencial,  não desanima mediante a obstáculos. O seu lado frágil aparece às vezes (geralmente num momento de tensão pré menstrual),  do contrário, mostrará sempre muito decidida.
No seu processo interno, ela não gosta de mostrar a sua fragilidade. Quanto ao seu lado inconsciente, sabe o quanto é difícil às vezes manter-se em cima do salto e de como fica deprimida quando não consegue efetivamente concretizar o que intuiu. 


Ela lida com as finanças de uma forma bem peculiar. Uma empreendedora nata. Cuida de sua qualidade de  vida, aprecia o  conforto e seus olhos correm nas vitrines para o que há do bom e do melhor.  Geralmente o mais caro também. Porém se adapta ao que tem para o dia, mas essa é uma situação temporária. Geralmente não se coloca em riscos financeiros, calcula-os.
Em relação à saúde, para ambos os sexos, podemos fazer um diagnóstico bem light, pois geralmente são pessoas que se cuidam, em todos os aspectos. São vaidosos e gostam de atividades físicas em geral. Levam uma vida mais diurna e não fazem extravagâncias, comete pequenos pecados, mas muito pouco.  Pode significar o nascimento de um menino.
A sua saúde emocional é um desafio. São pessoas mais racionais, pois assim acham que a possibilidade de se machucarem é muito menor. Puro engano. Em um relacionamento afetivo são cordatas e principalmente práticas. Poucas são as pessoas que somatizam através desta carta, portanto, uma característica muito comum é serem impaciente e irritadiça, mas essa agitação geralmente pode ser eliminada com exercícios físicos.
 Em relação a sexualidade é uma mulher que tem sua libido controlada, quando está no seu período mulher das cavernas, dependendo da fome que tem, sai a caça. Seduz e também é seduzida no seu momento de carência. 
Na parte profissional é uma pessoa que trabalha na área da Criação, Comunicação, Administração. A sua capacidade intelectual é um ponto fora da curva. Costuma desenvolver novos conceitos e tem uma forte capacidade de se dar bem em tudo o que faz na área escolhida. Uma combinação perfeita de ousadia e intuição. Uma pessoa que gosta de desenvolver sua criação sozinha, mas que tem consciência de que a equipe é importante no contexto profissional. Antenada com as redes profissionais, mas tem preguiça para o  mi mi mi. É o tipo de pessoa que planeja sua carreira e inclui um ano sabático de tempos em tempos.


Agora no quesito relacionamento... ela é prática. Ela acredita na linha tênue que existe entre fidelidade e lealdade. Quando está num relacionamento, está por inteiro e é comprometida. Porém se a contrapartida não for verdadeira, ela tem o fel em palavras e não as economiza, no caso de uma traição. 
Na parte da maternidade é a mãe que dá a sua cria a oportunidade do conhecimento, mas nem sempre será carinhosa ou superprotetora. 
Seu lado sombra é um grande desafio, pois tem requinte de crueldade, quase um ferrão. É necessário um policiamento constante em relação a ele, pois o principal foco é a parte da inveja, o padrão mental negativo, a competitividade e o lado perfeccionista insistente e controlador, podemos dizer que é um modelito trabalhoso.  Ainda bem que temos as terapias alternativas , homeopatia, alopatia, coaching, personal...

Mlle Lenormand 

Em relação ao caminho espiritual, geralmente esta é uma pessoa que lidera um grupo ou pelo menos é uma grande divulgadora dos ensinamentos dos quais estudou ou mesmo vivenciou.
Socialmente é uma pessoa que não apenas propaga ideias é aquela que vai atrás de patrocínios quando a causa tem haver consigo. 
Que essa mulher de tantas facetas, possa ser inspiração para o seu processo de transformação, pois sabemos que ser multitarefa diariamente não é fácil e para cada um tem uma ressonância. Essa mulher existe, é um pouco de cada uma de nós. Dá trabalho crescer, cuidar dos nossos sabotadores internos e curar nossas imperfeições, mas faz parte da nossa evolução. 

quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Blogagem Coletiva Petit Lenormand: 28. Sávia Morais Lima e o Homem.


Olá pessoal! Hoje contamos com a colaboração da minha querida Sávia Morais, com quem tive a deliciosa oportunidade de dividir a II Mesa no Fórum Nacional de Tarô, em Belo Horizonte. 
Estamos diante da primeira das Testemunhas. Com muita precisão, ela nos esclarece os principais pontos da carta. Vamos com ela. 

O HOMEM


Na minha opinião, Hugh Jackman (foto) reúne os 
principais atributos da carta 28:
Ser desejado pelas mulheres...
E ser um exemplo para os homens. 
Poxa, o cara é o Wolverine! :)


Refere-se ao consulente, se for do sexo masculino, ou ao homem mais importante da vida da consulente (se for do sexo feminino).
A lâmina vem revelar também que é o momento do consulente ou da consulente assumir a energia masculina na vida dele ou dela.


Se você é uma mulher e tirou a carta d'O Homem é o momento de observar que você está sendo rodeada por vários tipos de homens em sua vida. É um período em que o seu poder pessoal está em alta através da sua energia masculina. Essa representa o sol, o dia, a lógica, a análise, os pensamentos objetivos. Você pode estar vivendo um momento de clareza na sua vida. E seu comportamento mais ativo, com atitudes de maior racionalidade, visando alcançar seus projetos e metas, está chamando atenção do sexo oposto.
É importante destacar que um homem se forma como verdadeiro homem perante uma mulher, e vice-versa. Eles se completam e são produtos do meio em que vivem. Portanto, ao interpretar a carta número 28, deve ser contextualizada o momento e sociedade em que está sendo inserido o consulente, além é claro das outras cartas que complementam o jogo.

quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

Blogagem Coletiva Petit Lenormand: 27. Rachel Pollack e a Carta.


Olá pessoal. Se tem uma coisa que me faz ser grato ao Facebook, é ter o contato com pessoas que admiro e respeito pelo trabalho e postura sinceras, quando de outra forma, se não muito difícil, seria praticamente impossível. Num desses casos de feliz encontro, contamos hoje com a ilustre contribuição de Rachel Pollack, profícua pesquisadora e escritora sobre Cartomancia - Tarô e, recentemente, Lenormand, muito conhecida no Brasil por seu livro 78 Degraus de Sabedoria, livro indispensável na biblioteca de qualquer estudante de Tarô.
Em parceria com o artista plástico Robert M Place (o 18º autor na nossa Blogagem Coletiva), Rachel Pollack escreveu o Burning Serpent Oracle, um dos baralhos mais ansiados desde o Gilded Reverie Lenormand.
Aguardemos (ansiosos)!
Gentilmente, ela nos cedeu à guisa de contribuição o capítulo correspondente do livro que acompanhará o Burning Serpent Oracle. Ou seja: estamos, em primeira mão, acessando o conteúdo do livro. 
Uma honra sem precedentes.

Minha gratidão à Ms. Pollack e a Mr. Place. 

Para saber mais sobre o trabalho de Rachel Pollack, visite o site da autora.
Para saber mais sobre o Burning Serpent Oracle, clique aqui.




O .pdf pode ser baixado aquiTodos os direitos reservados aos autores. Cópia autorizada apenas para uso pessoal.

quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Blogagem Coletiva Petit Lenormand: 26. Os Livros de Maria Cristina de Souza.



Olá pessoal. Hoje contamos com a colaboração da Maria Cristina de Souza, uma querida, que tive oportunidade de conhecer na Mystic Fair (falando nisso, a Mystic Rio está chegando!). Com um batepapo gostoso e tranquilo, ela nos apresenta esta que é uma das mais caleidoscópicas cartas do Lenormand.
Não se enganem: Nas páginas em branco, tudo é possível.


Meu Deus  !!!   OS LIVROS  !!!!            

Que Responsabilidade!!! Num primeiro momento pensei: Que Bico!!! Muito fácil!!! Moleza!!! , mas passada a “euforia” inicial, quase tenho uma crise de asma, tamanha minha falta de ar.... Meu Deus!!!Como falar de algo tão precioso ?  Como expressar corretamente a importância  de uma jóia tão valiosa?  Tantos Temas, Tantos gêneros literários....

Ah! Já sei, vou olhar o dicionário para ao menos começar  bonito.

Vejamos, a definição de LIVROS:


A palavra Livro provém do latim liber, um termo relacionado com a cortiça da árvore. Um livro é um conjunto de folhas de papel ou de qualquer outro material semelhante que, uma vez encadernadas, formam um volume.

No Dicionário Houaiss,  livro é uma “coleção de folhas de papel, impressas ou não, cortadas, dobradas e reunidas em cadernos cujos dorsos são unidos por meio de cola, costura, etc., formando um volume que se recobre com capa resistente”.

No  Wikipédia,  livro é “um volume transportável, composto por páginas encadernadas, contendo texto manuscrito ou impresso e/ou imagens e que forma uma publicação unitária (ou foi concebido como tal) ou a parte principal de um trabalho literário, científico ou outro”. 

O livro é um produto intelectual e, como tal, encerra conhecimento,  e expressões individuais ou coletivas. Mas também é nos dias de hoje um produto de consumo, um bem e sendo assim a parte final de sua produção é realizada por meios industriais (impressão e distribuição). 

A grande maioria diz: conjunto de folhas impressas..... e,  blá, blá blá. 


Estas definições não me agradaram em nada embora estejam corretas, mas devo admitir gostei muito do: Encerra Conhecimento!!!  E, é por ai que vou começar a falar  do mais fiel dos amigos,  colocando seu significado dentro do  Baralho Lenormand, onde é a Carta Número  26  com o nome  "OS LIVROS" ,  EM NEGRITO,  da  forma como o vejo e tentando ser o mais clara,  simples e objetiva possível .  


Quando somos crianças, os Livros didáticos são os primeiros livros  com quem temos contato, e foi num deles que me alfabetizei,  a boa e velha  Cartilha “Caminho Suave”,  e desde então,   Livros são uma constante em minha  vida e estão por toda parte por onde eu circule, estão no meu consultório, na bolsa, no quarto, na sala, na mala, no guarda-roupa, enfim acordo e vou dormir com eles. 

Todo e qualquer Livro  sempre irá contar alguma coisa, mas para que isso ocorra você vai ter que dispor de algum tempo para abrir e ler, pois sem este pequeno gesto,  ficará sendo apenas o tal “ amontoado de folhas  impressas”....

Então, você abriu e leu??? 

Ótimo!!! Isso mostra  que você, investiu um tempo pessoal para adquirir conhecimento e cultura , estudando seu conteúdo e isso pode ser feito em qualquer lugar, não apenas em   ambientes de  ensino.


E, falando em ambientes de ensino   lembrei –me dos tempos de ESCOLA, e da dificuldade para entender algumas  matérias (matemática, física, química, ),  que parecem terem  sido inventadas para nos testar, para  estimular nosso cérebro, colocando à prova nossa capacidade  de raciocinar, exaurindo nossa mente  ao máximo, nos fazendo prestar atenção nos detalhes , exigindo o máximo de concentração para entender e compreender as fórmula e equações. E, tudo só “clareava” um pouco , depois de estudarmos muuuuuuuuuuuuuito! 

Caso esteja estudando com afinco, a mensagem da Carta Livros  é a de que você  será bem sucedido em qualquer tipo  prova ou teste a que se submeter.

Depois de alguns anos escolares,  ingressamos no mercado de TRABALHO,  e somos cercados pelos   Livros Técnicos, cujo tema são sempre relacionados à atividade profissional que executamos ou pretendemos executar. São eles que vão  nos ajudar a cumprir nossa atividade com eficiência. 

Então,  A Carta “Livros”  em questões referentes ao trabalho vão sugerir  que  teremos crescimento pessoal e profissional através de estudos e investimentos,  ou seja: Algo positivo conquistado através do conhecimento.  

A capacitação profissional é pessoal, dependendo da motivação e esforço pessoal, enquanto a formação pode ser adquirida em sala de aula.  Para sermos promovidos é importante além do conteúdo, o comportamento adequado para atingirmos o objetivo desejado. 

Bem, acho que merecemos um tempinho de Relax  e, que tal ler um bom Livro de Suspense ou  Mistério ?

A Carta Livro muitas vezes pode se parecer com esses tipos de Livros, onde nada é o que parece ser. Como por exemplo aquele livro enorme onde após a leitura de 914 páginas de uma história envolvente, cheia de suspeitos , chegamos no final e, Tchan..Tchan. O final é indefinido e é  Você, quem decide quem era o  verdadeiro assassino ou culpado ( como assim???), ou ainda o Livro que que tem uma leitura tão complicada, tão estranha, que você termina e pensa: “Que droga”, não entendi nada... O livro parece falar em grego....

Preste mais atenção ainda, pois neste caso a mensagem da Carta Livros  no Lenormand é que a Mensagem é Secreta ou Oculta.  Há algo que ainda não percebemos.  Eu hein!!! Não suporto este tipo de Livro.... Vou ler outro...

AH!   AMOR E ROMANCE   

Todo mundo quer saber do Amor, dos Relacionamentos, do Ficante, do Namorado, etc... mas a carta do Livro, no quesito Amor, não vai nos dar aquele final feliz  ou vai terminar com o famoso : “...E foram felizes para sempre”.... Calma! Nem tudo está perdido, pois a carta vai apenas nos aconselhar sobre a  necessidade de se conhecer e, investigar  mais e melhor  o parceiro, para que o relacionamento evolua .  

Falando na” necessidade de se conhecer melhor o parceiro”,  quem nunca leu ou ouviu  algo do tipo: Só depois que me separei, fui realmente conhecer a verdadeira “face” da pessoa,  ou leu algo onde se descobre que o homem amado e a família inteira na verdade são  “vampiros”  hehehe...



Existem muito mais tipos de Livros, mas a cada um que você se dedicar, tenha a certeza que você estará aumentando sua Riqueza Interior e Exterior. 

Então, vamos ler, pois  já dizia Confúcio:  “Não há como abrir um livro sem aprender alguma coisa”. 




Maria Cristina de Souza/ Amariacris

Julho/2013 [Nota do editor: Quem diria que estamos desde julho escrevendo e conversando sobre Lenormand!!!]

quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Blogagem Coletiva Petit Lenormand: 25. Lilian Guedes e o Anel.



Uma das coisas que mais dou valor em uma Blogagem Coletiva é a oportunidade de conhecer novos trabalhos, novos olhares, novas perspectivas e refletir, sobretudo, como tenho levado minha própria prática à luz dos trabalhos de colegas. E o texto da Lilian Guedes vem exatamente nesse sentido. Uma das mais profícuas blogueiras de Cartomancia da atualidade, temos sempre algo novo em seu blog para lermos e apreciarmos. Me divirto muito com seus textos, e recomendo para quem deseja olhar as cartas de uma forma cotidiana. Lilian Guedes é jornalista, taróloga e estudante de Astrologia, e podemos conferir seu trabalho aqui.



Elo Sagrado

“Que não seja imortal, posto que é chama
Mas que seja infinito enquanto dure.” 
Soneto da Fidelidade - Vinícius de Moraes


Uma joia preciosa, pelo menos é como o anel deve ser visto. O significado vai muito além do objeto material. O anel representa as alianças que fazemos na vida, tanto as amorosas quanto as de negócios ou sociedades. É uma jóia que dignifica um trato e deve ser honrada como tal. 
No baralho Lenormand, o Anel é a carta de número 25 e corresponde ao Ás de Paus do baralho comum, que representa a legalização de proposta amorosa ou de negócios. Paus é o naipe da ação apaixonada, uma vez que é o símbolo do elemento fogo. No Tarot, o Ás de Paus é o impulso que nos lança em novos empreendimentos, é a vontade criativa e intensa que precede a conquista de um novo patamar na vida, é o querer que motiva o fazer. É, portanto, um passo dado com prazer. E, ao contrário do que pensa a maioria das pessoas, o mundo não é movido pelo dinheiro, mas pelo prazer, pelo desejo, pela vontade. Esse é o grande segredo e a magia que coloca encantamento em uma parceria e que a faz lograr êxito.  Na associação do Lenormand com a Astrologia, o anel rege o signo de Touro, governado por Vênus, o planeta do amor, da beleza, da riqueza e das posses. E uma das principais características do signo de Touro é a fidelidade.   
Diante dessas considerações, podemos refletir sobre a importância desse arcano. Ele é o instrumento que chancela acordos, unindo duas pessoas dispostas a seguir juntas em nome do amor que sentem uma pela outra ou em nome de uma sociedade que pressupõe trabalho e frutos compartilhados. O anel é então um símbolo de lealdade.  


Quando sai numa tiragem, temos que observar as cartas ao redor para entender seu significado dentro do contexto. Por exemplo, entre o cigano e a cigana, o anel nos mostra que há um compromisso ali, um relacionamento sério como casamento ou namoro, ou a intenção de estabelecê-lo. Junto à carta do coração, temos o amor devotado, compromissado. Com a carta da âncora, um vínculo de trabalho, uma carteira assinada. Com a carta do cão, um amigo em quem podemos confiar. Com a carta dos ratos porém, um alerta de que tem gente roendo o acordo,  roubando às escusas a harmonia da parceria com o consentimento de uma das partes, o que por si só já configura um motivo para desfazer o trato, uma vez que não podemos mais afirmar que ali há uma relação de respeito e confiança.   
Que saibamos lustrar muito bem o nosso anel interno, porque é dentro que mora a verdadeira joia, feita de metal nobre para ser eterna, mas que dura enquanto for sustentada pela nobreza que a criou. 

quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

Blogagem Coletiva Petit Lenormand: 24. O Coração, por Prem Mangla.



Dois terços da nossa Blogagem ora completos! Estou muito feliz, e espero que vocês também estejam! E falando em estar feliz, o que te faz feliz, de verdade? É com esse questionamento que Prem Mangla nos guia no estudo da carta 24, o Coração.
Afinal de contas, aonde está o seu tesouro...
Contatos com a autora por email ou em seu blog.

O QUE QUE TE FAZ FELIZ?


Da TV ouço uma musica que me pergunta O QUE TE FAZ FELIZ? E foi então que encontrei o ponto de partida para atender ao pedido do Emanuel J Santos para escrever sobre uma carta do Baralho Cigano, a carta do Coração, numero 24. 
A carta 24 inicialmente fala de amor, de romantismo, de estar apaixonado e principalmente de um coração feliz em todos os aspectos. 


Os poetas e cantadores do mundo inteiro escrevem e cantam sobre o amor, mas de verdade, da pra resumir o amor? O amor que falo não é apenas uma atração sexual, o nome disso e tesão ou apenas alguém que você pode conversar horas e não perceber o tempo passar, o nome disso é amizade (que é uma das formas de amor, mas não o amor romântico); O amor desta carta fala de um sentimento mágico, que mistura tesão , amizade e a alquimia de dois seres que despertam o melhor do outro. É um sentimento que por mais que se tente racionalizar, não se consegue. Apenas os que foram flechados pelo cupido podem descrever o mais puro dos sentimentos. O amor entre dois seres quando despertado não tem razões e nem endereço, às vezes numa troca de olhar entre dois desconhecidos, ele acontece , às vezes entre dois amigos de longa data ele acontece , é como um vento sudoeste que muda a maré de nossas vidas. E neste estado de amor quando estamos com a outra pessoa, o coração borbulha como a melhor e mais cara dos champagne, é um sabor desfrutado por poucos, pelos tantos pré-requisitos exigidos, ele é muito raro, tão raro que não tem receita, porque quem o prescreve nos prepara para ele com as experiências da vida, mas nem sempre estamos prontos para viver essa emoção. Porque com certeza quando o efeito inicial e borbulhante do champagne passa, nossas rotinas passam a ter mais uma missão, dadas por nos mesmos que é: manter, preservar e cultivar nosso objeto de amor, no caso a outra pessoa. E absolutamente não e tarefa fácil, pois alem das duas pessoas envolvidas em lidar com as questões do dia a dia individual e da relação que escolheram preservar e proteger sua intimidade dos intrusos para que não entrem e nem interfiram em sua relação , mas este e um assunto para outro texto. 


Se você já sentiu a champagne borbulhar no seu coração, agradeça aos céus por ter sido um dos escolhidos, e caso não tenha experienciado o lado mais romântico do amor , não se preocupe , continue na busca, mas esteja presente e consciente a cada movimento de sua vida , se observe , perceba o fluxo, ajude o universo a te ajudar, busque o autoconhecimento, embarque no seu interior que quando menos se espera, o amor acontece; Cuide de você, física, mental e espiritualmente , não se apegue as magoas do passado e deixe que as antigas dores se vão, limpe seu coração daquilo que te impeça de ser feliz porque quando estiver pronto e distraído , o tão esperado amor surge refletido nos olhos de outra pessoa  , prepara-se para encontra-lo , para vive-lo e se realizar na plenitude deste amor. 
Enfim, cuide de seu Jardim que as borboletas virão.