quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Blogagem Coletiva Petit Lenormand: 25. Lilian Guedes e o Anel.



Uma das coisas que mais dou valor em uma Blogagem Coletiva é a oportunidade de conhecer novos trabalhos, novos olhares, novas perspectivas e refletir, sobretudo, como tenho levado minha própria prática à luz dos trabalhos de colegas. E o texto da Lilian Guedes vem exatamente nesse sentido. Uma das mais profícuas blogueiras de Cartomancia da atualidade, temos sempre algo novo em seu blog para lermos e apreciarmos. Me divirto muito com seus textos, e recomendo para quem deseja olhar as cartas de uma forma cotidiana. Lilian Guedes é jornalista, taróloga e estudante de Astrologia, e podemos conferir seu trabalho aqui.



Elo Sagrado

“Que não seja imortal, posto que é chama
Mas que seja infinito enquanto dure.” 
Soneto da Fidelidade - Vinícius de Moraes


Uma joia preciosa, pelo menos é como o anel deve ser visto. O significado vai muito além do objeto material. O anel representa as alianças que fazemos na vida, tanto as amorosas quanto as de negócios ou sociedades. É uma jóia que dignifica um trato e deve ser honrada como tal. 
No baralho Lenormand, o Anel é a carta de número 25 e corresponde ao Ás de Paus do baralho comum, que representa a legalização de proposta amorosa ou de negócios. Paus é o naipe da ação apaixonada, uma vez que é o símbolo do elemento fogo. No Tarot, o Ás de Paus é o impulso que nos lança em novos empreendimentos, é a vontade criativa e intensa que precede a conquista de um novo patamar na vida, é o querer que motiva o fazer. É, portanto, um passo dado com prazer. E, ao contrário do que pensa a maioria das pessoas, o mundo não é movido pelo dinheiro, mas pelo prazer, pelo desejo, pela vontade. Esse é o grande segredo e a magia que coloca encantamento em uma parceria e que a faz lograr êxito.  Na associação do Lenormand com a Astrologia, o anel rege o signo de Touro, governado por Vênus, o planeta do amor, da beleza, da riqueza e das posses. E uma das principais características do signo de Touro é a fidelidade.   
Diante dessas considerações, podemos refletir sobre a importância desse arcano. Ele é o instrumento que chancela acordos, unindo duas pessoas dispostas a seguir juntas em nome do amor que sentem uma pela outra ou em nome de uma sociedade que pressupõe trabalho e frutos compartilhados. O anel é então um símbolo de lealdade.  


Quando sai numa tiragem, temos que observar as cartas ao redor para entender seu significado dentro do contexto. Por exemplo, entre o cigano e a cigana, o anel nos mostra que há um compromisso ali, um relacionamento sério como casamento ou namoro, ou a intenção de estabelecê-lo. Junto à carta do coração, temos o amor devotado, compromissado. Com a carta da âncora, um vínculo de trabalho, uma carteira assinada. Com a carta do cão, um amigo em quem podemos confiar. Com a carta dos ratos porém, um alerta de que tem gente roendo o acordo,  roubando às escusas a harmonia da parceria com o consentimento de uma das partes, o que por si só já configura um motivo para desfazer o trato, uma vez que não podemos mais afirmar que ali há uma relação de respeito e confiança.   
Que saibamos lustrar muito bem o nosso anel interno, porque é dentro que mora a verdadeira joia, feita de metal nobre para ser eterna, mas que dura enquanto for sustentada pela nobreza que a criou. 

7 comentários:

  1. gratidão, querido Emanuel J Santos. Grande honra fazer parte desta sua bonita e agregadora iniciativa. _/\_

    ResponderExcluir
  2. Vou guardar esse trecho do texto da Lilian Guedes como parte de uma lição para ser eternamente atualizada! Amei
    "Que saibamos lustrar muito bem o nosso anel interno, porque é dentro que mora a verdadeira joia, feita de metal nobre para ser eterna, mas que dura enquanto for sustentada pela nobreza que a criou."

    ResponderExcluir
  3. Muito esclarecedor,perfeito!
    Obrigado por poder paraticipar desta Blogagem coletiva!
    Bjs ,paz e luz à todos![

    ResponderExcluir

Quando um monólogo se torna diálogo...