quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Blogagem Coletiva Petit Lenormand: 08. Tânia Durão e o Caixão.


Olá pessoal. Conheci a Tânia Durão em uma das minhas idas (sempre saudosas...) ao Rio de Janeiro, e desde então construí com ela uma das mais lindas amizades que tenho nessa vida. Responsável pelos eventos Cartas na Mesa e pela Mesa Redonda das Cartas Ciganas, a Tânia tem sido profícua no desenvolvimento do Lenormand no Rio de Janeiro, uma postura belíssima e admirável. Aprendo MUITO com ela, que tem cadeira cativa por aqui. É, definitivamente, uma pessoa a quem admiro muito e por quem tenho grande carinho.
Sua leitura das Cartas Ciganas, como carinhosamente ela chama o Petit Lenormand, é sempre balizada pela terapia. Ela busca o diamante no grafite, sempre. E sei que ela encontra.
Caminhemos com ela nessa estrada, ou melhor, deitemo-nos em nossos Caixões.

Contatos



Natureza morta... é vida.

A natureza se renova constantemente. Ciclos se encerram para que novos ciclos possam iniciar. É como a larva que se transforma em uma bela borboleta, sai do casulo e abre as asas para o voo inevitável de encontro com a sua vida. Assim é a natureza!


Vanitas Vanitatum

A carta 08-caixão nos fala exatamente das renovações que permeiam a vida. Quando uma criança nasce em uma família, ela recebe todos os conceitos (e/ou preconceitos), crenças, dogmas religiosos e toda uma gama de informações de como se comportar perante a sociedade, afinal o ambiente faz o homem. 
O ciclo da infância termina e esta criança se transforma em um adolescente, com toda explosão hormonal que este período exige. O adolescente começa, então, a ver o mundo com os seus próprios olhos, daí o choque entre gerações. Certo e errado é uma questão de visão interna. 



O ciclo da adolescência se encerra para iniciar a vida adulta, com todas as responsabilidades, cumprimento de horários e prazos, pagamentos de contas....enfim, crescer dói, mas é assim que se amadurece!!
Vivenciamos, constantemente, a carta 08-caixão e nem percebemos este processo de transformação interna. Isso é viver!!! Muitos a consideram perdas e sofrimentos. Mas me digam, qual o sentido da vida? o sofrimento? Não, sinceramente não acredito nisso. 
Estamos na vida para evoluir (sempre para melhor), para isso precisamos abandonar velhas crenças (limitantes) que não nos servem mais. As pessoas, muitas vezes, ficam focadas no sofrimento que certas experiências causaram nelas e esquecem de olhar o que, de fato, aprenderam com tais experiências...e no que melhoraram. 



Eu sempre aponto para o processo de aprendizado e de transformação. Sei que olhar para dentro não é fácil e facilitar o contato com as próprias emoções e a partir daí, fazer novas (e melhores) escolhas é o trabalho dos terapeutas, por isso gosto tanto desta carta. 
Todas as pessoas carregam uma bagagem repleta de experiências boas e ruins. Aliviar o peso dessas estórias e dar um novo olhar para os fatos que atingiram o nosso consulente também pode ser a tarefa de um cartomante. Não abro mão de que cada cliente saia melhor do que entrou na minha mesa de leitura. No mínimo ele tem que sair mais esclarecido sobre si mesmo. 
Renovar é preciso, ganhar um novo olhar sobre os acontecimentos vividos e sobre as suas feridas internas, principalmente o medo que impede uma ação positiva diante da vida e se tornar uma pessoa melhor. Abandonar velhos conceitos sobre si mesmo e ter um comportamento diferente nos relacionamentos é a chave desta carta. 
Aprendi com o meu professor que a função da carta 08-caixão é enterrar o passado, estar focado no presente e de olho no futuro. Concordo com ele, logo é um ganho, jamais um perda. Aliás, eu sinto esta carta como um processo de APRENDIZADO necessário que a vida traz para cada ser vivo.
Uma viagem (03), com cores, aromas, estilos de vida diferente, pode mudar completamente o interior (08) de uma pessoa. Eu sou a prova disso, há 2 anos atrás, eu estava mega deprimida, encolhida na minha toca (15) e a possibilidade de viajar (03) transformou todo o meu cansaço (23) em ânimo (09), inspiração (16) e garra (11) para seguir em frente (22) e mais confiante (01).
Os relacionamentos (25) afetivos (24) e de amizades (18) também ensinam muito e podemos, através destas relações (25) nos tornar (08) pessoas melhores - olha o caixão aí de novo. 
Muitos encaram esta carta como perda, mas quem fala de perdas é o rato (23). Prontofalei!!!
Eu sinto esta carta como as infinitas possibilidades de um novo (13) começo, com uma nova postura diante da vida e, de preferência com um novo entendimento sobre si mesmo, certo de que as experiências pelas quais passou só trouxeram aprendizado e não sofrimento apenas. Reflitam.



Quem fica apegado (35) ao passado tem dificuldade em se renovar, tem dificuldade em assumir a parcela de responsabilidade que lhe cabe, através das escolhas que fez ao longo da vida. Aliviar o peso da bagagem e caminhar com leveza (30) é a proposta da carta 08-caixão. 
Há outro detalhe, esta carta nada tem a ver com a morte física, ok? O símbolo do caixão retrata apenas as transformações internas e nada além disso. Então ficamos combinados assim. Ainda vou escrever sobre o desencarne de uma pessoa, mas será um outro post.
Como bem disse minha amiga Julia Tourinho (que estará conosco na carta 23), há um tesouro dentro de cada um. Renove-se e você descobrirá os seus tesouros internos para viver plenamente a sua vida! Reinvente-se, transforme-se em uma versão melhorada de si mesmo. É possível e eu acredito cegamente na renovação de cada ser humano. 



Tânia Martins Durão

Em tempo: caçando as imagens para essa postagem, achei uma música que fala sobre o Caixão, mas, mais que isso, fala sobre superação. Achei propícia, por isso posto aqui. 


9 comentários:

  1. Tânia Durão, estou absolutamente encantada!
    Gratidão imensa por texto tão belo... sobre o caixão. Transformou-me.
    _/\_

    Beijos,
    Lilian

    ResponderExcluir
  2. Renovei a minha forma de olhar para essa carta!

    Eu tinha uma 'impressão' negativa dela, confesso, por conta da figura do caixão, que pra mim é um pouco assustadora. Entretanto, como você mesma disse, essa carta é o reflexo genuíno de uma transformação completa. Aprendi isso, na mesa real, quando abri para uma amiga minha. A carta 8 foi a carta que abriu a mesa, na casa 1. Eu pensei: -Oxe, ela quer se matar é?

    Mas, analisando o contexto do tema principal apontado pelo jogo versus as informações que eu já sabia sobre a vida dela, me levaram a conclusão de que ela estava querendo fazer uma mudança radical na vida dela. E sem sombra de dúvidas, estava corretíssimo. Eu sei que está errado, mas toda vez que essa carta aparece, eu fico tenso. Então, está combinado: Quem fala de perdas é o rato kkkkk (Show).

    Enfim, muito obrigado pela generosidade!
    Super beijo.

    Cleiton.

    ResponderExcluir
  3. Perfeito!!!!! Me orgulho em dizer que além de aprender o nosso RESIGNIFICADO aprendo com a Tânia diariamente a força que existe dentro desta "caixa". Afinal, quantas a arcas de tesouros enterrados sob a terra radiavam sua energia, brilho, riqueza quando eram abertas?
    Beijão.....Dênis

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dênis,

      você está porque aqui tbm :) Que bom ..

      Eu vejo seus comentários super coerentes lá no blog Cartas Amigas! Tenho aprendido um pouco com você lá :)

      Obrigado.

      Cleiton.

      Excluir
  4. Transformar ciclos com Tânia Durão por perto é merecimento puro! Que Deus continue lhe inspirando para que todos nós nos beneficiemos com suas palavras ! bjs

    ResponderExcluir
  5. Então, o que dizer? Penso o mesmo, querida... Muitas vezes, a única negatividade que me salta ao olhos quando esta carta vem é de saber que o consulente não consegue perceber que tudo muda, a única coisa certa é a impermanência das coisas... Se um ciclo termina, outro está no início; insistir em ver as perdas não nos permite encarar os ganhos e as boas novas. Que possamos entender essas transformações necessárias e aproveitar delas o que há de melhor, para sermos pessoas melhores... Amei o texto, viu! Como em toda jornada, nosso breve momento de pausa para depois seguirmos em frente. Colocações estruturadas, texto de fácil assimilação e que dá gosto de ler.. Nunca tive problemas com esta carta e minha visão é bem próxima da sua, então foi bem bacana te ler, querida... Parabéns, arrasou muito! Sou sua fã!

    ResponderExcluir
  6. Olá Tânia,
    Que bom ver o Lenormand se renovando pelas suas mãos! Deixamos pedaços que não servem mais para trás e nos reinventamos a cada momento. Lindo Texto! Parabéns, bjus

    ResponderExcluir
  7. Tânia,
    Nossa! Para mim este texto foi um “Levanta-te e anda!” – em menção a frase de Nosso Mestre Jesus.
    Já digo que me levantei e vou seguindo os aprendizados, transformações e renovações da carta 08. :)
    Fim de etapa e início do novo e do melhor para todos nós.
    Parabéns pelo texto e agradecimentos infinitos a todos.

    ResponderExcluir
  8. Orgulhosa do texto da minha eterna mestra. Graças a sua visão cada vez que essa carta sai eu não levo susto ou travo. Apenas as consulentes ficam achando que não é algo bom, mas aí eu explico que é rever conceitos internos, transformações...
    Grata por todos os aprendizados!

    ResponderExcluir

Quando um monólogo se torna diálogo...