sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Gnocchi... E a Cartomancia

Quase que passei batido! 29 de janeiro, ou melhor, dia 29, dia de comer nhoque... ou melhor: Gnocchi!



Conhecido por todos que apreciam a gastronomia italiana, o nhoque é famoso não só por seu sabor e versatilidade. Presença garantida em almoços de domingo, o prato ficou ainda mais popular no Brasil em função das superstições que o cercam.
De acordo com a lenda,num certo 29 de dezembro, na Itália, São Pantaleão bateu a porta de uma casa e pediu comida. A família era bem pobre, mas apesar disso, não se importou em dividir o seu nhoque com o andarilho. Ao recolherem os pratos, descobriram que embaixo de cada um havia bastante dinheiro.  
Há uma tradição, cuja origem é incerta, de se colocar uma nota de R$ 1 ou US$ 1 (ou 1 unidade da moeda do país) sob o prato de gnocchi todo dia 29 do mês, visando dar sorte. No Brasil tal tradição tem seu início bem definido. Foi em 1989 no Restaurante Quattrino de São Paulo, que a proprietária, Mary Nigri, colocou essa dita tradição italiana em prática. Esse costume existe na Argentina, Uruguai, Estados Unidos e em outros locais. Mary tomou conhecimento dessa tradição por uma amiga, cujo genro era ítalo-americano e trouxe o costume, que era comum nas colônias italianas dos EUA. Mary, em viagem à Itália, por todo o país, não localizou nada dessa tradição, talvez já extinta. (Fonte: Wikipédia)
De qualquer forma, manda o ritual que, antes de se deliciar com o prato, colocar uma nota de dinheiro embaixo dele e fazer um pedido. Para garantir o bolso cheio o ano inteiro, a nota deve ser guardada até o próximo dia 29 do mês seguinte. 
Uma das vezes em que fiz esse ritual, que permanecerá para sempre em minha memória, foi junto com minha avó e minha tia-avó. 29 de fevereiro... Só se repetiria em quatro anos!!! Eu não guardei a moeda; dei para um andarilho. Os resultados foram MUITO positivos - neste ano, 2004, passei no Vestibular para História.
Apesar do ritual ser para dinheiro, sempre pensei no mesmo como "recursos" - um conceito muito mais amplo e muito mais abrangente. Quem possui recursos possui muito mais que dinheiro, muito mais que uma moeda de troca; possui a possibilidade de obter o que deseja. Essa diferença fica bem contextualizada quando nos deparamos com a carta 34 do Petit Lenormand - A Matéria, ou os Peixes. De qualquer forma, a própria nomenclatura do prato lembra um certo Arcano Maior...


Bem, fica minha sugestão para uma conversa cartomântica... Uma terrina de Gnocchi della Fortuna, um Marseille (ou um Visconti-Sforza, muito mais contextualizado; fica também a possibilidade de usar o Da Vinci ou o Botticelli, modernos e mais acessíveis...) à postos para uma Cruz Celta ou Mandala Astrológica... Aproveitemos a Lua Cheia desse mês (a grande segunda-feira de todo um ano...) para vermos as próximas 12 luas, ou quantas forem... E comermos bem, enquanto isso.
Abraços a todos.... e bom apetite!



1 caldo de galinha
1 ovo pequeno
Sal
1 colher de sopa de manteiga
400g a 600g de farinha de trigo
1kg de batata

 Cozinhe a batata com o caldo deixando ela firme, passe no espremedor ainda quente, coloque a manteiga, deixe amornar e junte o ovo e o sal. Acrescente a farinha aos poucos até a massa começar a desgrudar da mão. Faça cordões com 2cm de espessura, corte os retângulos a cada 3cm, coloque em água fervendo por 2 minutos.

3 comentários:

  1. Muito bom, eu chamo o prato de "nhoque" mesmo, adoro e gosto da tradição; já fiz mas faz algum tempo. Na verdade eu não conhecia a história dessa tradição, bem interessante.
    Posso dizer que o meu sábado foi repleto de conhecimentos. Sempre bom!

    ResponderExcluir
  2. Olá Emanuel
    Por acaso já jantei, caso contrário ficava com água na boca...rsrsrs
    Bom Domingo
    Abç
    G.J.

    ResponderExcluir
  3. Puxa, vc me fez lembrar de um almoço delicioso com minha mãe, num restaurante carioca do qual não me lembro mais o nome, em que nós pedimos o nhoque da fortuna!

    Obrigada por me despertar lembrança tão gostosa com seu post!

    ResponderExcluir

Quando um monólogo se torna diálogo...